compostagem                    
       
9 Agosto
5 min de leitura

Como gerar renda com compostagem de resíduos de jardinagem?

cover image
A compostagem de resíduos de jardinagem é um processo natural de decomposição que transformar as sobras em adubo. Saiba mais!
compostagem

A compostagem de resíduos de jardinagem é um processo natural de decomposição que transformar as sobras em adubo. O seu objetivo principal é o reaproveitamento de matéria orgânica, originando um produto denominado “composto”. Este composto pode ser aplicado no solo e apresenta várias vantagens em relação aos fertilizantes químicos de síntese utilizados por muitos.

Para evitar os problemas que os resíduos de jardinagem provocam quando depositados em lixões e aterros sanitários é preciso buscar uma destinação sustentável. A compostagem se mostrou como uma excelente opção para eliminar os efeitos nocivos que esse resíduo causa, como gás metano que afeta a qualidade do ar e o lixiviado que prejudica a qualidade da água e solo.

A compostagem de resíduos de jardinagem possibilita a utilização do poder calorífico e do teor de matéria orgânica que pode retornar ao solo na forma de composto. Confira mais sobre o assunto neste artigo!

Leia também: qual a importância da auditoria de fornecedor para tratadores de resíduos?

Compostagem de resíduo de jardinagem

compostagem

Conforme classificação da NBR 10.004 os resíduos de jardinagem são pertencentes à classe II - A.

Mesmo não sendo considerado perigoso, a disposição deste tipo de resíduo em locais abertos como lixões ou aterros podem provocar uma série de problemas.

Os impactos nocivos causados são a degradação da qualidade do ar, do solo e da água, provocados pela interação química e biológica destes resíduos com outros (como por exemplo, substâncias perigosas e materiais biológicos biodegradáveis), Além disso, a disposição dos resíduos de jardinagem no aterro pode gerar o aparecimento de animais como insetos, ratos, entre outros que são vetores de doenças.

Para eliminar todos esses problemas nocivos e para cumprir as determinações da lei 12.305/2010, que obriga a gestão ambientalmente correta dos resíduos de jardinagem, a promoção da compostagem tem se tornado o meio de tratamento mais adequado.

A adoção deste tipo de tratamento resulta na produção de fertilizantes orgânicos e condicionadores de solo. Promove a reciclagem de nutrientes, a proteção do solo contra erosão e perda de nutrientes. Diminui a necessidade de fertilizantes minerais e consequentemente todos os impactos ambientais e sociais inerentes a atividade de mineração.

A compostagem de resíduo de jardinagem apresenta várias vantagens tanto para o gerador do resíduo, que pode ser indústrias, condomínios, residências, repartições públicas, entre outras.  Quanto para as empresas especializadas no tratamento deste resíduo. Como o composto resultante do processo é possível gerar lucro ao vendê-lo.

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar

Como gerar renda com a compostagem?

compostagem

Existem várias possibilidades de reaproveitamento dos resíduos orgânicos, e a forma mais comum é através da compostagem.

Muitas organizações perceberam que destinar seus resíduos orgânicos para ser tratado ao invés de destina-los aos aterros sanitários é uma alternativa de realizar o gerenciamento dos seus resíduos.

Já as empresas que realizam o tratamento, empregando a compostagem, devem entender o funcionamento para lucrar.

Compostagem é descrito como um processo de decomposição biológica da matéria orgânica contida em resíduos orgânicos. Os microorganismos e animais invertebrados que em presença de umidade e oxigênio, se alimentam dessa matéria e propiciam que seus elementos químicos e nutrientes voltem a terra.

A decomposição do resíduo envolve processos físicos e químicos. Os processos físicos são realizados por invertebrados como ácaros, centopéias, besouros, minhocas, lesmas e caracóis.  Esses animais transformam os resíduos em pequenas partículas. O processo químico é realizado por bactérias, fungos e alguns protozoários que degradam os resíduos orgânicos em partículas menores, dióxido de carbono e água.

Confira: Como a Gestão de Resíduos Auxilia Sua Empresa a Afastar Passivos Ambientais?

Saiba o passo a passo

compostagem

Para que o produto resultante da compostagem tenha qualidade é necessário seguir o passo a passo corretamente. A qualidade do produto é o que garante o retorno financeiro.

O primeiro passo é a escolha de um lugar sombreado, de fácil acesso e preferencialmente sobre a terra. Seguindo essas dicas é possível economizar com o transporte do resíduo, por exemplo.

Depois é necessário preparar os resíduos de jardinagem para o processo: reduza o seu tamanho. Depois de preparado coloque primeiro o material graúdo (exemplos são poda de árvores e cercas vivas) até uma altura de 20 cm. Acrescente sobre eles o restante do resíduo.

Para conservar a umidade e o calor recubra o material com uma camada de grama, palha, folhas de bananeira, de palmeira ou folhagem.

Tome sempre o cuidado de molhar sempre que necessário para manter a umidade, mas nunca em excesso.

Sempre avalie a temperatura: se estiver muito quente é preciso resfriar o material.

gestao de compra e venda de residuos

Quando o composto esta pronto para lucrar?

O composto  formado na compostagem estará pronto para ser comercializado quando apresentar as seguintes características:

  • coloração preta ou marrom café;
  • consistência granulada, homogênea e sem distinção de restos;
  • cheiro agradável de terra;
  • temperatura ambiente;
  • volume de orgânicos reduzido à metade ou a um terço do original.
ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar

Onde gerar renda com a compostagem?

compostagem

Atualmente, a popularização da internet para compra e venda de qualquer produto se tornou a melhor opção para a empresa negociar tanto os resíduos de jardinagem com o composto resultante da sua compostagem.

As vantagens em utilizar a internet são o ganho de tempo e poder maior de negociação, pois é possível realizar uma pesquisa rápida e identificar vários compradores e empresas necessitando de tratamento dos resíduos gerados. A internet trouxe um processo de compra e venda rápido acabando com a perda de tempo.

Hoje é possível gerar renda com a compostagem de resíduos de jardinagem a partir de paginas da internet que reúnem várias outras organizações que precisam de alguma forma do serviço de um tratador.

Mercado de Resíduos é um desses ambientes onde empresas compradoras encontram geradores de resíduos ou tratadores encontram potenciais clientes. Além de ser um local onde é possível negociar o composto. Tudo isso através de um portal unificado de fornecedores e compradores.

A plataforma de compra e venda aumenta a chances de qualquer empresa especializada no tratamento de resíduos aumentarem seu lucro.  É uma excelente alternativa que beneficia a todos, gerador e comprador.

Em um cenário cada vez mais competitivo, é ideal que a empresa especializada em tratamento de resíduos saiba se posicionar. A compostagem é uma solução de tratamento mais indicada e mais adequada para este tipo de resíduo. Além de ser uma forma ambientalmente mais correta e que gera mais lucro.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Mercado de Resíduos: obtenha mais clientes e amplie o seu negócio agora!

mercado de resíduos
seta para cima