Como integrar sua equipe de meio ambiente na gestão de resíduos da sua empresa?

Como integrar sua equipe de meio ambiente na gestão de resíduos da sua empresa?
Avalie este post

Integrar sua equipe de meio ambiente na gestão de resíduos

Há várias soluções que podem ser usadas para integrar sua equipe de meio ambiente na gestão de resíduos da sua empresa. Além de sincronizar os setores que desenvolvem trabalhos de forma conjunta, pode-se utilizar da tecnologia como recurso facilitador, o que é uma alternativa excelente.

O gerenciamento de resíduos eficiente em uma empresa inicia com o desenvolvimento de uma equipe integrada e engajada. A utilização de softwares de gestão de resíduos, facilita o acesso e compartilhamento das informações, a comunicação entre departamentos e, ainda, proporciona agilidade na execução de todos os processos referente ao gerenciamento de resíduos. Confira!

Confira sete dicas para engajar os colaboradores na coleta seletiva.

Integrar sua equipe de meio ambiente: desafios e soluções

Integrar sua equipe de meio ambiente na gestão de resíduos

A gestão de resíduos eficaz deve basear-se em ações preventivas, uma vez que sua premissa é a proteção ambiental e da saúde humana, ganhos econômicos para a empresa e do cumprimento das leis ambientais. Mas antes é necessário planejar, padronizar os processos e integrar a equipe de meio ambiente.

Para integrar a equipe devem ser desenvolvidas certas ações na organização. Como garantir as condições de trabalho adequadas. É muito importante que haja um investimento em ferramentas de trabalho que torne o processo mais ágil, prático e eficiente.

Integrar sua equipe de meio ambiente na gestão de resíduos

Atualmente, o uso de software tem se mostrado como um bom investimento. Além disso, é cada vez mais determinante na gestão de resíduos. Bem como no gerenciamento das informações e na padronização da qualidade dos serviços oferecidos no tratamento, transporte e destinação final ambientalmente correta dos resíduos.

Eliminar as planilhas da gestão de resíduos, substituindo-as por software de gestão, simplifica e otimiza o processo. Além disso, é uma oportunidade de reduzir custos, ter maior eficiência na coleta, gerenciamento, interpretação de dados e no atendimento as legislações ambientais reduzindo o risco de multas.

O uso dos softwares integra a equipe, já que elimina problemas como a limitação da gestão a um só responsável. Através da tecnologia é possível delegar responsabilidades a toda equipe e diminuir o tempo necessário para os processos.

Saiba qual importância da Compliance ambiental para a gestão de resíduos.

Acesso a informações e arquivos facilitados

Integrar sua equipe de meio ambiente na gestão de resíduos

Quando a equipe compartilha dados tendem a se integrar melhor. Portanto, a sua empresa precisa garantir que todos tenham o mesmo acesso a informações e arquivos da gestão de resíduos.

A melhor maneira de facilitar o acesso a informações e arquivos é através da tecnologia. Através dos softwares de gestão todas as informações e arquivos da gestão de resíduos ficaram armazenados e a equipe terá mais facilidade para acessar a qualquer hora e lugar.

Todos os envolvidos no gerenciamento podem trabalhar de forma sistematizada e organizada, aumentando eficácia da gestão. Os acompanhamentos podem ser feitos em um ambiente totalmente virtual. Possibilitando assim, a agilidade dos processos e a segurança das informações.

Não há dúvidas no quanto uma solução tecnológica pode ajudar a empresa a melhorar a integração da equipe. No entanto, ao escolher por um sistema especializado em gestão de resíduos, é preciso estar atento a alguns fatores importantes, como o controle de documentos.

Para evitar sanções ambientais é importante que a empresa esteja sempre em dia com a documentação referente a licenças e autorizações de transporte e descarte adequado de resíduos.

controle da informação documentada é um ponto crucial para manter a gestão ativa e funcionando corretamente. É por meio desse controle que informações sobre a gestão de resíduos das empresas são registradas e mantidas seguras.

Para qualquer empresa, ter arquivos organizados é fundamental para garantir a segurança das operações e conseguir bons resultados nos negócios.

Na gestão de resíduos, o controle de documentos é muito importante por causa da imensa gama de obrigações ambientais e das normas estabelecidas pela legislação ambiental.

Manter tudo atualizado e acessível é importante uma vez que a organização deve comprovar o transporte e destinação final dos resíduos.

Leia também: Software online de gestão de resíduos, eficácia aplicada ao seu negócio

Vantagens dos softwares da VG Resíduos

Integrar sua equipe de meio ambiente na gestão de resíduos

As empresas têm aderido ao VG RESÍDUOS como uma ferramenta capaz de centralizar as informações e possibilitar uma gestão mais estratégica do processo e ainda integrar a equipe de meio ambiente.

Os benefícios em ter o software da VG Resíduos são inúmeros, entre eles:

  • auxilia no cumprimento da Política Nacional de Resíduos;
  • facilita a gestão de informações e evita perdas e falhas no processo;
  • padroniza a comunicação com clientes e fornecedores;
  • minimiza a possibilidade de passivos ambientaise prejuízos para a empresa;
  • permite o controle completo de documentação e licenças;
  • otimiza a elaboração de relatórios e inventários;
  • auxilia no cumprimento de prazo, com lembretes e alertas de vencimento;
  • sistematiza as informações em gráficos para orientar a tomada de decisões estratégicas.

Leia mais: Guia completo da gestão de resíduos sólidos

Com o software é possível:

Integrar sua equipe de meio ambiente na gestão de resíduos

  • realizar a gestão de resíduos;
  • monitorar a quantidade de resíduos armazenados;
  • controlar licenças e demais documentos necessários, gerando automaticamente documentos como: manifesto de transporte do resíduo; ficha de emergência; ficha de segurança do resíduo químico de acordo com a legislação vigente; relatórios com gráficos; inventários; e indicadores gerenciais.

Sendo assim, integrar sua equipe de meio ambiente na gestão de resíduos por meio de softwares de gestão é essencial para a produtividade. Se as pessoas da equipe trabalham de maneira distante e não se coordenam adequadamente, é perdido muito tempo na execução das tarefas. Em um mercado competitivo como o atual, você não pode deixar que isso aconteça.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Sistema MTR online: o que é exigências legais e como emitir?

Integrar sua equipe de meio ambiente na gestão de resíduos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© VG Residuos Ltda, 2019