mercado de residuos                    
       
23 Novembro
4 min de leitura

Como lucrar com a comercialização de resíduos de borracha?

cover image
Empresas especializadas em tratamento de resíduos consegue obter lucro considerável com a comercialização de resíduos de borracha. Saiba mais!
comercialização de resíduos de borracha

Empresas especializadas em tratamento de resíduos consegue obter lucro considerável com a comercialização de resíduos de borracha. O resíduo de borracha pode ser vendido para serem usados na composição do asfalto de rodovias e ferrovias, quadras esportivas, nos setores da construção civil, composição de biomassa, indústria calçadista, autopeças, entre outros.

Os resíduos de borracha são principalmente os pneus usados.  Esses resíduos tem uma elevada gama de aplicações nos mais variados tipos de indústrias, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente.

Borracha é um resíduo de reciclagem complexa, mas já é possível destiná-lo corretamente evitando uma série de problemas sociais e ambientais. Confira como a comercialização de resíduos de borracha gera lucra para a empresa?

comercialização de resíduos de borracha

Resíduos de borracha

comercialização de resíduos de borracha

Existem dois tipos de borrachas: a natural e a sintética. A borracha natural é um polímero obtido da seiva da seringueira. A borracha sintética é fabricada a partir do petróleo.

Essas borrachas são muito semelhantes. A diferença entre elas está relacionada à resistente ao calor. A borracha sintética racha com a mudança de temperatura muito rápida. Para equilibrar, os artefatos de borracha sintética são sempre constituídos de uma parcela da borracha natural.

No Brasil, 70% da produção de borracha produzida industrialmente são direcionadas para a fabricação de pneus. Ou seja, grande parte dos resíduos de borracha são principalmente formados por pneus irreversíveis.

O pneu irreversível é o mais lucrativo para as empresas especializadas na comercialização de resíduos de borracha. Principalmente depois da promulgação da Resolução Conama nº 416/2009. Esta resolução estabelece que para cada pneu novo comercializado, as empresas fabricantes ou importadoras devem dar destinação adequada a um pneu inservível.

Em 2016 aproximadamente 493.399,13 toneladas de resíduos de borracha de pneus foram destinados pelos fabricantes e importadores em todo o território nacional.

comercialização de resíduos de borracha

Mercado de comercialização de resíduos de borracha

comercialização de resíduos de borracha

A comercialização de resíduos de borracha, principalmente pneus é muito lucrativa. Em 2016, foram comercializados no mercado nacional 53.411.924 unidades de pneus.

Entre os produtos que reutilizam o resíduo de borracha estão solados de sapato, materiais de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais e tapetes para automóveis. Também, é reutilizada em asfalto para uso em pavimentação, gerando o asfalto borracha. Ou se transforma em combustível alternativo nas indústrias de cimento.

Antes de comercializado os resíduos de borracha passam por um processo industrial. Neste processo é retirada toda a impureza que vem da própria coleta, como arame, nylon e outros. Assim a borracha esta pronta para a segunda etapa. Na segunda etapa o resíduo é moído e triturado.  O objetivo é deixar esse resíduo numa granulometria entre 2 mm à 3 mm.

Saiba 6 dicas para o tratador de resíduos mostrar seus diferenciais no mercado.

Como obter lucro com a comercialização dos resíduos?

Para lucrar com a comercialização de resíduos de borracha é importantíssimo contar com vários pontos de coleta. No Brasil estão cadastrada 1.723 pontos de coleta. Só assim a empresa conseguirá a quantidade de resíduo para atender seu cliente.

Outra maneira é fazer parceria com os fabricantes e importadores de artefatos de borracha. Ou buscar por empresas que desejam destinar os resíduos em sites de comercio de resíduos.

A VG Resíduos é uma empresa que atua no gerenciamento dos resíduos, destinados de forma ambientalmente correta.  Além disso, possui uma plataforma onde os resíduos de borracha podem ser comercializados.

Contando com a tecnologia o Mercado de Resíduos oferece soluções para empresas lucrarem com a venda de resíduos de borracha.

Para utilizar o Mercado de Resíduos e lucrar o processo é bem simples. Primeiro a empresa inseri a quantidade de resíduo que deseja vender ou comprar. Seleciona a categoria destes resíduos. E pronto, os clientes interessados entraram em contato. É um ambiente completamente seguro, que permite mais agilidade na negociação e comodidade.

Saiba como montar uma empresa de reciclagem em 7 passos.

Potenciais compradores

comercialização de resíduos de borracha

O mercado de comercialização de resíduos de borracha é amplo. Durante muitos anos foram estudados onde reutilizar esses resíduos.

O setor de construção tem aplicado bastante os resíduos em obras de engenharia no lugar de materiais de construção convencionais.

As aplicações mais comuns na construção incluem: material de enchimento de peso leve; drenagem em campo séptico; aterro em estradas; suporte de base de estrada; sistema de drenagem de gases em aterros sanitários; material para compostagem; estabilizadores de encostas; controle de erosão, diques, barragens; isolante térmico e acústico; drenagem em aterro sanitário; aditivos para pavimentos asfálticos e pistas esportivas; cobertura de parques infantis, concretos leves, etc.

O uso de resíduos de borracha apresentam os seguintes benefícios: densidade reduzida, melhor propriedades de drenagem, melhor isolação térmica e acústica, maior elasticidade e durabilidade.

A aplicação de resíduos de borracha na pavimentação pode se dá através da selagem de trincas, do tratamento superficial e das camadas intermediárias entre o pavimento existente e a camada de reforço e em concreto asfáltico usinado a quente.

Além dessas aplicações, os resíduos de borracha de pneus pode ser reutilizado no controla de erosão, Neste controle os pneus inteiros são utilizados na construção de barreiras de contenção.

Também, podem ser utilizados em tapetes, rodas maciças, pisos e outros derivados.

Uma curiosidade é que os resíduos de borracha de pneus podem ser utilizados na compostagem, ajudando no processo de aeração do composto orgânico. Porém devem ser retirados assim que o adubo estiver pronto para ser comercializado.

Sendo assim, o mercado de comercialização de resíduos de borracha é amplo. As plataformas para negociar resíduos online são uma excelente ferramenta que auxilia na valorização e comercialização dos resíduos. Para localizar bons geradores ou compradores é vantajoso aderir uma plataforma que reúna as empresas dispostas a negociar seus resíduos.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Como realizar e lucrar com a reciclagem de pneu velho?

comercialização de resíduos de borracha
seta para cima