lucro com entulhos                    
       
22 Fevereiro
5 min de leitura

Como o entulho pode gerar novas oportunidades?

cover image
A grande questão é o que fazer com o entulho produzido na construção civil ou demolição? Como reduzir a geração de entulho?
entulho e gestão de resíduos

Segundo o dicionário Aurélio entulho é comumente conhecido como caliça, metralha. Ele é formado por um conjunto de fragmentos ou restos de tijolos, concreto, pedregulhos, areia, argamassa, e materiais inúteis resultantes da reforma e/ou demolição de estruturas, como prédios, residências e pontes. O entulho serve para aterrar, nivelar depressão de terreno, vala e etc.

Tecnicamente, ele é resíduo de construção civil, demolição ou todo resíduo gerado no processo construtivo, de reforma, escavação ou demolição.

O entulho de construção compõe-se, portanto, de restos e fragmentos de materiais, enquanto o de demolição é formado apenas por fragmentos, tendo por isso maior potencial qualitativo, comparativamente ao entulho de construção.

A grande questão é o que fazer com o entulho produzido na construção civil ou demolição? Como reduzir a geração de entulho? Ou qual a destinação final com menor custo-benefício para a construtora e para o meio ambiente?

Entulho: uma oportunidade pouco explorada

entulho e gestão de resíduos

Muito se fala em sustentabilidade e como devemos agir para alcançá-la no âmbito empresarial. No entanto, não é só proteger a biodiversidade, mas também oferecer soluções práticas que atendam necessidades.

Reciclar o entulho e reaproveitá-lo é uma solução prática para reduzir a quantidade de lixo descartada nos aterros. O Brasil ainda caminha a passos lentos apesar de o entulho representar 40% dos resíduos produzidos.

O conceito de reciclar entulho chegou ao país no inicio dos anos 90, com forte incentivo do Ministério do Meio Ambiente. E, hoje, a Política Nacional de Resíduos Sólidos exige que as empresas reciclem ou crie soluções para reduzir ou não gerar entulho.

Um exemplo e modelo de soluções para o entulho está no programa de reciclagem de Belo Horizonte.

Na cidade foram criadas usinas de reciclagem de entulho na qual saem agregados que substituem a areia e a brita em obras públicas. A reciclagem gera uma economia na ordem de R$ 7 milhões ao município.

Como funciona o processo de reciclagem do entulho?

entulho e gestão de resíduos

Nos centros de usinagem de reciclagem de entulho o primeiro processo começa quando todo entulho é despejado e espalhado pelo pátio da usina para realizar o processo de seleção do que pode e o que não pode ser reciclado.

Em seguida é realizada a coleta das impurezas com a ajuda de jatos d’água que fazem baixar a poeira.

O que não pode ser reciclado é impureza e é enviado a um aterro ou selecionado e encaminhado para outros usos. Os materiais considerados impuros são solo, gesso, etc.. Os que podem ser comercializados para outros fins são metal, madeira, papel, plástico, matéria orgânica, vidro e isopor.

O material que sobra após a seleção é classificado em duas classes:

-Classe A (materiais compostos de cimento, cal, areia e brita: concretos, argamassa, blocos de concreto) ou

- Classe B (Materiais cerâmicos: telhas, manilhas, tijolos, azulejos, etc.).

Esse material depois é enviado por uma pá-carregadeira até o britador de impacto, que com a vibração que gera, acaba triturando o entulho em grãos de cinco tamanhos diferentes.

O que antes era considerado material descartável e virava passivo ambiental, hoje vira matéria-prima para blocos de alvenaria para construção de edifícios ou pavimentação de vias públicas (no caso da capital mineira), além de meio fio para calçadas.

Descarte Certo: entenda como empresas podem lucrar com os entulhos gerados

O fato do Ministério do Meio Ambiente não conseguir lidar com tantas demandas do setor privado já se tornou uma grande oportunidade de lucrar com a venda e compra de entulho.

Outros viram que instalarem usinas móveis no próprio canteiro de obra são interessantes financeiramente, pois não precisaram pagar pela disposição do entulho.

A VG Resíduos possui uma plataforma, o Mercado de Resíduos que conecta as geradoras, transportadoras e compradoras de entulho.

Através do Mercado de Resíduos as empresas terão a chance de negociar os entulhos obtendo vantagens financeiras com a compra/venda de resíduo.

Esta plataforma trata-se de um ambiente virtual idealizado para oferecer comodidade, praticidade e segurança às empresas que buscam lucratividade, sem perder de vista o cumprimento das legislações ambientais.

Além do Mercado de Resíduos, a VG Resíduos possui um software para gestão de resíduos. Ferramenta ideal para empresas, pois todo o processo passa a ser automatizado e online, viabilizando a gestão completa, dinâmica e eficiente dos materiais.

Organizações que desejam obter a certificação ISO 14001:2015 devem realizar o gerenciamento do seu resíduo, então utilizar o software é um grande passo para atender todos os requisitos da norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

As vantagens de reciclar Entulhos

entulho e gestão de resíduos

 

Os empresários devem ter a consciência que buscar por uma disposição final que não seja o descarte não é uma despesa extra, mas uma forma de investimento.

Isso pode ser comprovado com algumas vantagens que a reciclagem de entulho proporciona às empresas.

  • Simpatia dos clientes: muitos clientes escolhem comprar de empresas que adotam medidas ambientalmente corretas. Em outras palavras, empresas que abraçam a temática ambiental como pontos importantes de sua estratégia de negócio estão ganhando mais credibilidade com uma parcela considerável de clientes, que tem preferência por esse tipo de empresa.
  • Melhor reputação no mercado: do mesmo modo que o empreendimento ganha pontos com seus clientes, as práticas ambientais, como a reciclagem do entulho também proporcionam uma melhoria significativa de sua reputação diante do mercado, tendo maior facilidade em se fazer negócios mais estratégicos.
  • Geração de receitas: a reciclagem de entulho, além de gerar receita com a venda desses, implica na diminuição dos custos com a disposição final do mesmo, reduzindo suas despesas e aumentando sua lucratividade.
  • Diminuição da poluição: o reaproveitamento dos entulhos também contribui para a diminuição da poluição nas áreas urbanas, minimizando os riscos de enchentes e o assoreamento de rios e córregos, tudo isso provocado pelos “bota fora”. A emissão de gás carbônico, as extrações de minérios e de madeira também diminuem. Além disso, o entulho acumulado é vetor de doenças como dengue, febre amarela e chamariz de insetos e roedores.

Além dessas vantagens que o reaproveitamento de entulhos permite aos empreendimentos existem inúmeros outros benefícios.

Entre em contato com a VG Resíduos através do telefone (31) 3656-5538 e converse com um dos consultores e entenda como aplicar essas vantagens no seu negócio.

Gerenciamento de resíduos
seta para cima