reciclagem                    
       
25 Junho
4 min de leitura

Como sua empresa pode gerar renda reciclando lâmpadas?

cover image
Muitas empresas tratadoras de resíduos estão descobrindo como gerar renda reciclando lâmpadas, ampliando assim o seu negócio. Saiba agora!
gerar renda reciclando lâmpadas

As tratadoras de resíduos estão descobrindo como gerar renda reciclando lâmpadas, ampliando assim o seu negócio. Muito se deve pela reciclagem de lâmpadas ser o meio mais seguro para tratar e eliminar os elementos químicos perigosos. Por meio desse processo é possível separar os materiais que podem ser reutilizados como matéria prima para outros produtos.

Reciclagem de lâmpadas fluorescentes — as maios consumidas — se comparada com as lâmpadas incandescentes pode ser uma opção eficiente e econômica. Contudo, pela presença de mercúrio e chumbo em sua composição, metais extremamente prejudiciais ao meio ambiente e a saúde, elas precisam ser descartadas corretamente.

Anualmente, mais de 40 milhões de lâmpadas são descartas no Brasil e desse total menos da metade tiveram o destino adequado. Diante disso, empregar tecnologia no adequado tratamento das lâmpadas é mais que necessário para eliminar os seus riscos. Vamos saber como gerar renda reciclando lâmpadas, bem também das vantagens desse processo para o meio ambiente.

Leia também: Como demonstrar seus diferenciais como tratador de resíduos perigosos?

Logística Reversa aliada à reciclagem das lâmpadas

 

gerar renda reciclando lâmpadas

A Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS, obriga os fabricantes a implantarem um sistema de logística reversa para as lâmpadas. Além disso, determina que após recolhida às lâmpadas inutilizáveis deve-se dá a destinação final ambientalmente adequada.

Com essa determinação surgiu uma problemática a serem solucionadas pelas fabricantes: o que fazer com as lâmpadas recolhidas? A solução seria destinar esses resíduos para as tratadoras realizarem a reciclagem.

A logística reversar trouxe as empresas especializadas em tratamento de resíduos à alternativa de gerar renda reciclando resíduos. Contudo, considerando o âmbito ambiental, elimina o risco do descarte incorreto desses resíduos.

Saiba mais: 6 dicas para o tratador de resíduos mostrar seus diferenciais no mercado

Como gerar renda reciclando lâmpadas?

Existem diversos tipos de tecnologias de reciclagem de lâmpadas. A escolha da melhor opção deve ser baseada na preservação ambiental e na mais econômica. A maioria das tecnologias hoje funciona em um sistema de pressão negativa para garantir que não ocorram emissões de gases tóxicos durante o processo.

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar

Vejamos alguns das principais tecnologias

O processo de separação centrífuga

gerar renda reciclando lâmpadas

Este método pode ser usado para a reciclagem de lâmpadas que não possuem forma de bastonete.

Em uma centrifuga, as lâmpadas são inicialmente separadas em vidro ou metal ou plástico.

A recuperação do mercúrio presente acontece através do aquecimento do vidro e do soquete.

O vidro é submetido a um tratamento térmico para eliminar poluente e em seguida, é devolvido ao ciclo de produção. Os componentes de metal e plástico são triturados em um triturador Shredder. Já as partes que contenham metais são retiradas por um separador magnético.

Confira: Como obter lucro utilizando restos de alimentos para fazer adubo?

O processo de separação Kapp

Este método pode ser usado para a reciclagem de lâmpadas que possuem forma de bastonete.

O processo se inicia separando primeiramente as lâmpadas a mão.

Depois as lâmpadas vão para um equipamento que faz um reconhecimento das substâncias utilizadas para a iluminação. Essas substâncias são selecionadas para tratamento e posterior reutilização na fabricação de novas lâmpadas.

Já as extremidades das lâmpadas são removidas, e os componentes de metal e de vidro que contenham chumbo são recuperados.

O material contendo mercúrio é succionado restando somente o metal e o vidro que são triturados e separados através do uso de um selecionador de metais.

O processo de lavagem de vidros quebrados

gerar renda reciclando lâmpadas

Esse processo permite reciclar qualquer tipo de lâmpada e tamanho.

Os metais ferrosos são extraídos com o uso de um separador magnético. O material restante cai em uma esteira vibratória onde os materiais contendo fósforo e mercúrio são separados dos cacos de vidro.

O mercúrio é separado do fósforo após um processo de sedimentação e destilação O mercúrio recuperado possui um grau de pureza de até 99,9% e pode ser utilizado, por exemplo, na indústria química.

Já o restante dos materiais podem ser utilizados como matéria prima para a fabricação de novas lâmpadas.

O processo Shredder

Este método também é pode ser empregado para todos os tipos de lâmpadas. E acontece em três etapas.

Na primeira etapa as lâmpadas são trituradas e separadas em função do tamanho das frações. A fração maior contem as extremidades ou bases das lâmpadas, a média contem vidros e plásticos com frações de cerca de 5 mm. Na fração menor encontra-se o pó de fósforo e vidro.

Extração do mercúrio

O mercúrio é um dos componentes mais perigosos que as lâmpadas contem. A sua separação pode ser através de processos de sedimentação seguidos de destilação ou mesmo através do processo de aquecimento.

O vaporizado a partir desse processo é condensado e coletado em decantadores. O mercúrio obtido passa por nova destilação para se removerem impurezas.

Leia também: Que compromissos determinam a obtenção da licença ambiental?

Como gerar renda reciclando lâmpadas

gerar renda reciclando lâmpadas

Uma empresa pode gerar renda reciclando lâmpadas. Há empresas especializadas neste tipo de serviço que lucra até R$60 mil por mês processando em média 80 mil lâmpadas por mês.

Além disso, a empresa pode lucrar com a venda dos materiais que sobra, como vidro e metais.

A reciclagem é uma excelente oportunidade das micro e pequenas empresas gerar renda reciclando lâmpadas.

A reciclagem de lâmpadas ainda é um processo pouco explorado e gera renda para as empresas especializadas neste tipo de serviço.  É importante para a preservação ambiental dá uma nova finalidade para cada um dos seus componentes, evitando assim o descarte em aterros. As inovações na reciclagem e gestão ambiental dão vantagem às pequenas empresas, que são mais flexíveis para esses tipos de processos. A cadeia geradora é ampla, o que tem permitido as tratadoras gerar renda reciclando lâmpadas.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Qual a influência da ISO 14001 no tratamento de resíduos?

Gerenciamento de resíduos
seta para cima