reciclagem                    
       
19 Dezembro
5 min de leitura

Como sua empresa pode lucrar ao transformar o biogás em energia elétrica?

cover image
Investir na transformação do biogás em energia elétrica, além de ser uma prática ecologicamente correta e lucrativa, pode ser uma ótima ideia. Leia!
transformação do biogás em energia elétrica

Investir na transformação do biogás em energia elétrica, além de ser uma prática ecologicamente correta e lucrativa, pode ser uma ótima ideia. As tratadoras de resíduos são empresas fundamentais para o bom funcionamento da gestão de lixo, especialmente quando investem em técnicas de reciclagem. No campo da reciclagem elétrica, porém, ainda há muito o que avançar.

O biogás é produzido a partir da decomposição da matéria orgânica (resíduos orgânicos) por bactérias. Em seguida, pode gerar energia elétrica local, por meio de combustão em um motogerador ou em uma microturbina.  No Brasil, ainda são tímidas as iniciativas de reciclagem do biogás, mas Caieiras, no município de São Paulo, se destaca.

A cidade possui a maior fábrica de biogás do país, a partir do tratamento de oito mil toneladas de resíduos tratados por dia.  Possui uma capacidade instalada de 29,5MW, suficiente para fornecer eletricidade a uma cidade de 300 mil habitantes.

A seguir, você entende como transformar o biogás em energia elétrica. Compreende a reciclagem elétrica e como as tratadoras podem lucrar com ela. Acompanhe!

Veja o que o Brasil perde ao desperdiçar o biogás

transformação do biogás em energia elétrica

Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Biogás e de Biometano (Abiogás) aponta que o Brasil perde muito não transformando o biogás. O estudo afirma que o país desperdiça por ano por ano mais de uma Itaipu e meia em energia que poderia ser obtida com o biogás. Deixa de gerar 115 mil gigawatts-hora de energia com o não aproveitamento dos rejeitos urbanos, da pecuária e da agroindústria. Esse volume poderia abastecer quase 25% de toda energia elétrica consumida em no Brasil durante um ano.

Diferentemente do Brasil, a reciclagem energética é bem desenvolvida em países  como Japão, Estados Unidos e Alemanha. Nesse último país, a reciclagem energética foi capaz, inclusive, de eliminar os aterros sanitários.  Os Estados Unidos fornecem energia elétrica a 2,3 milhões de residências, ao aproveitar resíduos em suas 98 usinas. A União Europeia conta com 420 usinas de reciclagem energética, no Japão são 249 e na Suíça são 27.

transformação do biogás em energia elétrica

Conheça as vantagens de transformar o biogás

transformação do biogás em energia elétrica

A possibilidade de transformar o biogás em energia elétrica seria altamente benéfica para o Brasil, já que o país sofre com o excesso de lixo gerado. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, o Brasil gera 800 milhões de toneladas de resíduos orgânicos. E a grande preocupação atual é como destinar as sobras corretamente, já que os aterros sanitários estão saturados e não dão conta de absorver o volume.

Além de uma solução para o excesso de resíduos, existem outros benefícios na transformação do biogás, entre eles estão:

  • a captura e utilização do biogás são relativamente simples;
  • trata-se de um recurso energético que, se não aproveitado, seria desperdiçado;
  • contribui na redução das emissões de poluentes para a atmosfera;
  • a reciclagem energética tem total amparo da ONU, sendo a organização uma das principais incentivadoras desse tipo de processo;
  • o terreno exigido para a instalação de uma usina de reciclagem energética é bem menor do que os espaços ocupados pelos aterros.

Poupe o meio ambiente transformando o biogás

Segundo este estudo, a energia gerada no aproveitamento do biogás é uma prática altamente sustentável. Cada megawatt de energia gerada ou a utilização direta média de 615 m³/h é equivalente:

  • um plantio anual de 4.900 hectares de árvores;
  • redução anual das emissões de gás carbônico de nove mil automóveis;
  • prevenção anual do uso de 99 mil barris de petróleo;
  • prevenção anual do uso de 200 vagões de carvão;
  • fornecimento de eletricidade a 650 casas por ano.

Saiba como o biogás vira energia elétrica

O biogás  surge da decomposição da matéria orgânica (resíduos orgânicos) por bactérias. Para a produção de energia, ocorre a conversão da energia química do gás em energia mecânica por meio de um processo controlado de combustão. Essa energia mecânica ativa um gerador que produz energia elétrica. O biogás também pode ser usado em caldeiras por meio de sua queima direta para a cogeração de energia.

Na combustão, é essencial que os gases nocivos não se propaguem pela atmosfera. A queima pode causar emissão de dioxina e de outros poluentes comprovadamente perigosos para a saúde pública. Essas descargas são potencialmente cancerígenas e de alto nível de toxicidade.

Por isso, é imprescindível que a tratadora cumpra todas as leis ambientais. Antes de implantar a reciclagem do biogás, é preciso que o método seja comprovado e tenha sua viabilidade técnica e ambiental aprovadas por órgãos especializados. Tudo isso com um programa que monitore os riscos de emissão dos gases tóxicos.

Para não haver equívocos na transformação do biogás, é viável contar com uma consultoria. O Grupo Verde Ghaia possui uma equipe especializada em gerenciamento de resíduos. Seus profissionais podem assessorar a tratadora tanto em relação à legislação quanto à melhor forma de implantar a reciclagem energética.

transformação do biogás em energia elétrica

Mercado de Resíduos dá visibilidade às sobras

transformação do biogás em energia elétrica

Outra maneira de ser bem sucedido na transformação do biogás é fazer parte do Mercado de Resíduos. Para encontrar clientes, que queiram transformar suas sobras em energia, as tratadoras podem contar com uma plataforma que facilita as negociações.

Criada pela startup VG Resíduos, o Mercado de Resíduos é um site que aproxima compradores e geradores de resíduos. A plataforma reúne milhares de empresas do Brasil e pode ser acessada 24 horas por dia, de qualquer lugar do mundo. Os geradores cadastrados na plataforma informam qual resíduo produzem, já os tratadores podem fazer ofertas para manejo ou compra dessas sobras. De forma totalmente automatizada, a plataforma seleciona qual a oferta ganhadora do leilão, colocando gerador e tratador em contato.

As tratadoras de resíduos são empresas fundamentais para o gerenciamento adequado das sobras, especialmente quando apostam na reciclagem. Há um grande potencial a ser explorado na reciclagem elétrica. As tratadoras podem adotar métodos capazes de transformar biogás em energia elétrica, mostrando-se sustentáveis e obtendo lucros.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: 7 dicas para ampliar seu negócio reciclando o lixo orgânico

transformação do biogás em energia elétrica
seta para cima