logistica resersa                    
       
23 Janeiro
4 min de leitura

Como sua empresa pode lucrar com logística reversa de resíduos de vidros?

cover image
Lucrar com logística reversa de resíduos de vidros é possível, uma vez que o vidro possui maior potencial de retorno à cadeia produtiva. Leia!
logística reversa de resíduos de vidros

Lucrar com logística reversa de resíduos de vidros é possível, uma vez que, dentre os resíduos recicláveis, o vidro possui maior potencial de retorno à cadeia produtiva e, portanto, seria uma boa oportunidade de negócios. Nesse caso, a  logística reversa  envolve a reintrodução do resíduo de vidro ao ciclo de produção como matéria-prima, o que prolonga o ciclo de vida do produto,  permitindo descarte só em último caso.

A logística reversa de resíduos de vidro implementa sistemas de fluxo reverso. Através do sistema o manejo e a destinação final dos resíduos de vidro são operacionalizados e administrados.  Confira!

Como a coleta seletiva contribui para a logística reversa?

O que é a logística reversa dos resíduos de vidro?

logística reversa de resíduos de vidros

O conceito de logística reversa tem sido muito difundido e recomendado desde a instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS. Esse é um tema ambientalmente correto e usado como ferramenta para desenvolver uma economia sustentável dentro de uma organização.

Além disso, o processo de logística reversa dos resíduos de vidro abrange desde a etapa de recolhimento do consumidor final até sua reutilização. Logo, o sistema tem a função de coletar e processar os resíduos a fim de assegurar uma recuperação sustentável dos seus componentes.

A logística reversa de resíduos vidros é utilizada há muito tempo nas indústrias de bebidas, principalmente nas que utilizam as garrafas de vidro retornáveis, como a Coca-Cola.

Atualmente, as empresas que investem em logística reversa de resíduos de vidros podem ter um faturamento bruto mensal do negócio de R$ 1,5 milhão. Essas empresas lucram revendendo o material reciclado para outras indústrias que utilizam o resíduo como matéria prima.

Saiba quais os tipos de logística reversa existente no Brasil.

Quais tipos de vidros recicláveis?

logística reversa de resíduos de vidros

O vidro é um material que permite que seja reciclado inúmeras vezes sem perder a qualidade. Portanto, ele pode ser usado para fabricar diversas embalagens e produtos. Dessa maneira, ele é mais empregado na fabricação de embalagens. Veja os tipos de vidros mais reciclados no Brasil:

  • garrafas de sucos, refrigerantes, cervejas e outros tipos de bebidas;
  • potes de alimentos;
  • cacos de vidros;
  • frascos de remédios;
  • frascos de perfumes;
  • vidros planos e lisos;
  • para-brisas;
  • vidros de janelas;
  • Pratos, tigelas e copos.

Conheça sete dicas para vender resíduos e lucrar no Mercado de Resíduos.

O que é a reciclagem de resíduos de vidros?

logística reversa de resíduos de vidros

O processo de logística reversa pode envolver a reciclagem, que consiste no derretimento de resíduos de vidro. Nesse caso, os reciclados são utilizados para a fabricação de novos produtos, na maior parte das vezes, embalagens.

logística reversa de resíduos de vidros

Mais adiante, o reciclado é misturado com a matéria-prima nova. A exemplo, a porcentagem de reciclado de vidro em garrafas é em média 60%. Porém, dependendo da cor, esse percentual ainda pode chegar a 90%.

A reciclagem de embalagens de vidro ganhou grande destaque com a logística reversa de embalagens. Principalmente depois que algumas empresas começaram a utilizar as garrafas retornáveis. Mas, há um fator de empecilho: conscientização da população para realizar a coleta seletiva ou o encaminhamento das embalagens para os pontos de coleta.

Ainda assim, as vantagens de utilizar o reciclado de vidro ao invés de fabricar as embalagens sem a incorporação do reciclado são inúmeras. Como poupar uma boa parte dos recursos naturais. Também consome menor quantidade de energia e emite menos material particulado.

Outra vantagem é que a reciclagem dos resíduos de vidros diminui a geração e descarte de resíduos sólidos urbanos, reduz os custos de coleta urbana e o aumenta da vida útil dos aterros sanitários.

Cabe enfatizar que, para lucrar com a reciclagem do vidro, é preciso tomar alguns cuidados. Dessa forma, o tratador deve separar o material para garantir a pureza do reciclado. Nesse processo, impurezas devem ser eliminadas, como restos de outros materiais que não seja vidro.

Saiba quais técnicas de tratamento do lixo mais lucrativas no Brasil.

Como lucrar com os resíduos de vidros?

Para lucrar com os resíduos de vidros, algumas plataformas podem auxiliar negociar os resíduos recuperados através da logística reversa. Assim, podemos citar como exemplo plataforma Mercado de Resíduos da VG Resíduos. Nela é possível encontrar um lugar seguro para negociação de compra e venda de resíduos de vidros.

logística reversa de resíduos de vidros

Além disso, outros pontos a serem considerados que garantiram a eficiência do sistema de logística reversa são a necessidade de rastreamento e inventário de todos os materiais recolhidos. É possível realizar o diagnóstico completo dos resíduos através do software de gestão da VG Resíduos.

Portanto, por esse software a gestão se torna mais fácil e ágil. Assim, a empresa consegue identificar a quantidade, possibilitando a tomada de decisões correta sobre o quer fazer com o resíduo coletado através da logística reversa.

Sendo assim, a logística reversa dos resíduos de vidros pode ser lucrativa, uma vez que esses resíduos podem ser totalmente reaproveitadas no ciclo produtivo, sem nenhuma perda material. Dessa forma, permite às empresas ampliarem seu negócio ao invés de enviar para aterros sanitários. Ainda assim, além do lucro gerado, a empresa contribui para a redução dos custos de produção e minimiza os impactos ambientais com descartes inadequados. E ainda pode melhorar a sua imagem.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Como a reciclagem de embalagens de vidro pode ampliar seu negócio?

logística reversa de resíduos de vidros
seta para cima