Como sua empresa pode lucrar mais adotando práticas sustentáveis?

Como sua empresa pode lucrar mais adotando práticas sustentáveis?
Avalie este post

Lucrar mais adotando práticas sustentáveis

Lucrar mais adotando práticas sustentáveis é uma tendência cada vez maior entre as empresas. Fomentar essas práticas é importante para sua própria existência e influencia no lucro e longevidade do negócio.

Sustentabilidade empresarial é uma ideia que se baseia em adotar ações que permitam o crescimento econômico da empresa sem agredir o meio ambiente. Um empreendedor pode tornar a sua empresa sustentável com a adoção de algumas práticas simples, como: reduzir o consumo, inovar e compartilhar ideias.

A principio o conceito de sustentabilidade pode parecer bastante complexo, porém tornar a empresa sustentável é muito menos complicado. Essas práticas sustentáveis é que consegue garantir a manutenção das empresas e da própria natureza. Confira como a sua empresa pode lucrar mais adotando práticas sustentáveis!

Resíduos da Construção Civil: construindo valores de sustentabilidade.

Crescimento da empresa sustentável

Lucrar mais adotando práticas sustentáveis

Para lucrar mais adotando praticas sustentáveis a organização precisa incorporar internamente ações sociais e ambientais. Essas ações visam atender as necessidades da sociedade, a valorização da imagem e da marca.

Práticas sustentáveis como pequenos esforços nos escritórios ou linhas de produção, incentivando os funcionários a terem suas próprias canecas ou fazer uma ampla campanha de gestão de resíduos deixou de ser um diferencial e passou a serem prerrogativas básicas para uma empresa. É preciso fazer muito mais para que a organização se torne sustentável.

O conceito de empresa sustentável está baseado em três pilares: econômico, ambiental e social. Esse termo é definido como sendo um conjunto de ações adotadas pelas empresas com o objetivo de atuar de maneira consciente e com atitudes éticas. O que ela mais visa é o respeito ao ambiente e à sociedade em que está inserida. Além, do lucro que essas práticas podem trazer para a organização.

A Natura é um exemplo de como uma empresa pode lucrar mais adotando práticas sustentáveis. Em 2017 a empresa de produtos de beleza e cuidados com a pele foi apontada como A Empresa Sustentável do Ano pelo Guia EXAME de Sustentabilidade 2017. Só na região Amazônica a empresa movimentou 1,1 bilhão de reais. E teve um lucro de 166,7 milhões de reais.

Saiba como descartar resíduos de cosméticos para não degradar o meio ambiente.

Como lucrar mais adotando práticas sustentáveis?

Lucrar mais adotando práticas sustentáveis

Uma conduta que não preocupa com os impactos sociais e ambientais negativos dentro de uma empresa gera má publicidade. Isso afeta significativamente os rendimentos das empresas. Haja vista que muitos clientes buscam empresas que possuem uma marca ecológica.

Existem diferentes maneiras de uma empresa lucrar mais adotando práticas sustentáveis. As ações vão desde a utilização de coleta seletiva até a instalação de máquinas e equipamentos mais econômicos e com menor nível de emissões.

A organização, também, pode optar pela implantação da ISO 14001, que define os padrões para o sistema de gestão ambiental das organizações. A ISO 14001 ajudará a tornar a empresa sustentável ao redesenhar seus processos com base nos principais padrões de sustentabilidade.

Outro ponto de atenção é utilizar tecnologias modernas que permitam o reaproveitamento e destinação correta dos resíduos. A gestão eficiente dos resíduos é fundamental para se tornar uma empresa sustentável.

Neste aspecto, o VG Resíduos pode ajudar muito a empresa. Com o software de gestão de resíduos a empresa mapeia 100% dos resíduos gerados, realiza gestão integrada das unidades, aplica metas de redução, monitora e destina adequadamente os resíduos.

Saiba como aplicar o conceito Resíduo Zero na minha empresa.

Como tornar a empresa sustentável?

Lucrar mais adotando práticas sustentáveis

Conheça algumas práticas sustentáveis que contribuir para aumentar o lucro da empresa.

 

1. Seja transparente

Quando as pessoas sabem o que acontece dentro da organização elas passam a ter mais empatia, confiança e entendimento sobre os valores e a missão da empresa.

Adotar essa prática acaba aumentando consideravelmente as taxas de fidelização de clientes em longo prazo.

Umas das preocupações da empresa sustentável é o impacto social que suas atividades causam. Por isso, é fundamental que essa empresa mantenha seus processos transparentes para o publico. O que isso significa? Que a empresa mostrara aos envolvidos os resultados de seus processos e como são realizados e monitorados.

Os relatórios de sustentabilidade são bons exemplos adotados por muitas organizações e que informa ao publico pontos importantes de proteção ao meio ambiente, como a gestão de resíduos da empresa.

logística reversa de resíduos de vidros

2. Informatize seus documentos

Na gestão de resíduos são exigidos pelos órgãos ambientais várias licenças e documentos que comprovam a destinação correta dos resíduos. Consequentemente, são gerados vários papéis com as informações pertinentes.

O grande empecilho é o que fazer com esses papéis após o fim de sua legalidade. Se a organização quer se tornar uma empresa sustentável o primeiro passo é eliminar essa papelada.

Ao adotar um sistema online de controle de documentos, é possível, reduzir o consumo de papel, economizar espaço de arquivamento, aumentar a segurança de documentos importantes e confidenciais, agilizar a busca economizando tempo.

O software da VG Resíduos permite o controle necessário para uma gestão eficiente.

É possível ganhar dinheiro com venda de papel usado?

3. Elimine desperdícios

Verifique os desperdícios da empresa. Se a existência de vazamentos de água, instalações elétricas mal feitas e sistemas de ar-condicionado.

Além disso, podem ser empregadas atitudes simples, tais como: pintar as paredes de branco para refletir melhor a luz; trocar as lâmpadas fluorescentes por modelos de LED; instalar sensores de presença em locais com pouca circulação de pessoas; e fazer a manutenção ou a substituição de equipamentos. Essas atitudes podem significar uma economia de energia elétrica.

4. Gerencie os resíduos

Lucrar mais adotando práticas sustentáveis

Para se tornar uma empresa sustentável é essencial criar um gerenciamento de resíduos eficiente e efetivo.

A organização deve se preocupar em separar os resíduos, buscar parcerias com cooperativas de reciclagem locais e criar campanhas de redução do uso de descartáveis.

Saiba como implantar um projeto de coleta seletiva eficiente nas empresas.

5. Envolva a equipe

Para implantar ações sustentáveis dentro da empresa a equipe deve se sentir parte atuante na implementação.

Essa é uma oportunidade única de melhorar o relacionamento entre todos e promover educação e engajamento dos colaboradores.

Saiba a importância da educação ambiental e da coleta seletiva nas empresas.

Assim sendo, ao tornar uma empresa sustentável, os benéficos para a organização, para o meio ambiente e para a sociedade são imensuráveis. A empresa pode lucrar mais adotando práticas sustentáveis. As práticas sustentáveis viabiliza a manutenção dos recursos naturais e assegura uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Quais as melhores práticas para sua gestão de resíduos industriais?

logística reversa de resíduos de vidros

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© VG Residuos Ltda, 2019