informacoes inventario de residuos                    
       
22 Janeiro
4 min de leitura

Como um software online facilita preencher e emitir o inventário de resíduos?

cover image
Para preencher e emitir o inventário de resíduos sólidos corretamente o software da VG Resíduos é a ferramenta ideal. Saiba mais!
software online gestão de resíduos

Para preencher e emitir o inventário de resíduos sólidos corretamente o software da VG Resíduos é a ferramenta ideal. Uma vez que a plataforma coleta automaticamente todas as informações e registros de destinação do resíduo, bem como os dados dos transportadores e tratadores dos resíduos gerando o documento já nos moldes exigidos pela legislação.

Ao elaborar o inventário de resíduos é necessário dispor informações corretas e concretas sobre a geração, características, armazenamento, transporte, tratamento, reutilização, reciclagem, recuperação e disposição final dos resíduos gerados no ano pela empresa. É somente através de um software é possível conseguir essas informações de forma segura.

Confira neste post como coletar as informações referentes à geração de resíduos de sua empresa e, como o software auxilia a preencher e emitir o inventário de resíduos corretamente!

Por que preencher e emitir o inventário de resíduos sólidos?

preencher e emitir o inventário de resíduos sólidos

O inventário de resíduos é uma obrigação definida na resolução CONAMA 313.  Nele encontramos a identificação da empresa seguida de informações sobre a geração, características, armazenamento, transporte, tratamento, reutilização, reciclagem, recuperação e disposição final dos resíduos gerados no ano.

O seu preenchimento e emissão é de fundamental importância, não só para a organização, mas também para o setor publico, uma vez que através dele o poder público terá conhecimento da real situação dos resíduos gerados em cada estado. Através dessas informações são elaboradas as diretrizes corretas para o controle e gerenciamento dos mesmos.

O inventário de resíduos auxilia as empresas no cumprimento da legislação e ainda na realização da gestão interna de seus resíduos, controle das entradas e saídas de material em um processo.

Com o inventário, as empresas conhecem as potencialidades e pontos fracos do processo produtivo, reduzem custos desnecessários de produção e aumentam a produtividade.

Traz a possibilidade de conhecer a quantidade e natureza dos resíduos gerados, bem como as tecnologias disponíveis. Permite o planejamento de estratégias, que possam efetivamente intervir nos processos de geração, transporte, tratamento e disposição final.

Como o software permite o envio de informações corretas?

As informações que devem estar contidas no inventário de resíduos são as solicitadas pela resolução CONAMA 313. São elas:

  • Informações gerais da empresa;
  • Razão social;
  • Endereço da unidade industrial;
  • Endereço para correspondência;
  • Característica da atividade industrial;
  • Responsável pela empresa;
  • Informações sobre o processo de produção desenvolvido pela empresa;
  • Lista de matérias primas e insumos utilizados;
  • Identificação da produção anual da empresa;
  • Apresentação da relação das etapas do processo industrial;
  • Descrição de todas as etapas do processo de produção;
  • Informações sobre resíduos sólidos gerados nos últimos doze meses;
  • Formas de armazenamento;
  • Formas de tratamento na empresa e fora dela;
  • Formas de armazenamento (fora ou dentro da empresa);
  • Forma de disposição final;
  • Informações sobre resíduos sólidos gerados nos anos anteriores.

Pelo software de gestão de resíduos essas informações são inseridas uma única vez, facilitando a empresa gerar automaticamente o inventário. As informações não se perdem e são incluídas por um único usuário, evitando assim que erros cometidos quando mais de uma pessoa preenche os dados.

O arquivamento digital é uma ótima solução para evitar que as informações pertinentes sobre a gestão de resíduos seja perdido devido aos percalços, como extravio do documento, manuseio ou mesmo acondicionamento inadequados.

Existe um modelo de inventário de resíduos?

preencher e emitir o inventário de resíduos sólidos

Em alguns estados existe um modelo adequado e também uma forma correta de se preencher. Em geral, o relatório possui todos os registros de saída de resíduos, a forma como cada lote foi tratada, qual empresa fez o tratamento, bem como os números de registro e licença ambiental do tratador.

O preenchimento e emissão do inventário requer a compilação de um grande número de dados com dito no tópico anterior.

O software da VG Resíduos  permite a geração do inventário já nos moldes exigidos pela legislação e com toda a informação atualizada.

O gerador de relatórios do sistema é sincronizado ao banco de dados que possui todos os dados de geração de resíduos ao longo do ano, quem tratou, para onde foi, quanto custou e etc. O sistema possui capacidade para gerar relatórios até mais completos do que os que são exigidos pela legislação.

Vantagens de automatizar o inventário de resíduos

preencher e emitir o inventário de resíduos sólidos

Para automatizar o preenchimento e a emissão do inventário de resíduos, reduzir custo, manter os dados de destinação e evitar sanções pelo não cumprimento das legislações ambientais, as empresas devem  eliminar as planilhas na gestão de resíduos.

Os dados para emissão do inventário de resíduos podem ser mantidos em softwares de gestão. Desenvolvidos especialmente para simplificar todo o processo.

As principais vantagens dos softwares são:

  • facilidade no uso : nem todas as pessoas que estão envolvidas no processo de gestão de resíduos tem facilidade em manusear as planilhas em excel, pois possuem fórmulas complexas. Contudo os softwares são mais simplificados e tem vários tutoriais de uso;
  • agilidade: alimentar as informações referente aos resíduos gerados e destinados levam muito menos tempo. São mantidos históricos referentes aos resíduos gerados, facilitando a atualização de dados;
  • facilidade para analisar dos dados: a quantidade de informações que são alimentadas referente a destinação de resíduos são elevadas. Porém, o software da VG Resíduos permite uma coleta de dados simplificada evitando assim, o risco de interpretação equivocada;
  • manutenção de informações importantes: com os software de gestão de resíduos a o risco de se perder informações sobre os resíduos são eliminados;
  • manutenção de dados claros: caso a empresa receba alguma fiscalização, é necessário apresentar as informações solicitadas de forma ágil e clara. O software de gestão trazem os dados de forma clara e objetiva para a interpretação de um fiscal.

Plataforma VG Resíduos

Assim sendo, conclui-se que os softwares de gestão são ferramentas ideias para que a empresa preencher e emitir o inventário de resíduos. Através dos softwares a informações necessárias para elaborar o inventário são coletados automaticamente.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

seta para cima