economia circular                    
       
5 Julho
5 min de leitura

Como usar a economia circular para sua empresa gerar renda?

cover image
Economia Circular é um conceito adotado por muitas empresas que busca a redução, reutilização, reciclagem e recuperação de materiais e energia. Leia!
economia circular e gestão de resíduos

Economia Circular é um conceito estratégico adotado por muitas empresas que busca a redução, reutilização, reciclagem e recuperação de materiais e energia. É a ideia de que tudo o que produzimos pode voltar para a produção em vez de virar “lixo”.

Esse modelo econômico vem para substituir o conceito antigo de fim de vida. Neste conceito as empresas extraiam do meio ambiente os recursos necessários para produzir seus produtos e, os restos e o resíduo gerado eram simplesmente descartados.

A economia circular é uma alternativa que busca redefinir a noção de crescimento, com foco em benefícios para toda a sociedade. Para isso é necessário dissociar a atividade econômica do consumo de recursos finitos, e eliminar resíduos do sistema. Vamos saber mais sobre esse assunto neste artigo.

Leia mais: Como implementar a produção mais limpa na minha empresa?

Mas afinal, o que é economia circular?

Tornar um negócio mais sustentável é o principal desafio de muitas empresas. Principalmente para as que desejam ser líder de mercado. Muitas que desejam alcançar a sustentabilidade vinculam suas atividades ao conceito de economia circular.

A economia circular é um modelo similar à técnica “cradle to cradle”, ou “do berço ao berço”. O objetivo é ter o máximo de reaproveitamento de produtos, materiais e outros componentes, que muitas vezes são considerados apenas resíduos.

Essa é a estratégia mais simples e direta para reduzir o desperdício dos recursos e gerar novas oportunidades de negócios.

Esse tipo de economia permite o atendimento das diretrizes da Política Nacional de Sólidos, do Ministério do Meio Ambiente, pois se baseia em:

  • eliminar resíduos e poluição;
  • manter produtos e materiais em ciclos de uso;
  • regenerar sistemas naturais.
Gerenciamento de resíduos

Princípios da economia circular

economia circular

A economia circular fundamenta-se em três princípios, são eles:

Preservar e aumentar o capital

A empresa deve utilizar recursos renováveis ou recursos que apresentam o melhor desempenho possível. Consequentemente, diminui os custos com extração de recursos. Seguindo esse principio os recursos são aproveitados da melhor forma possível e ao máximo.

Otimizar a produção de recursos

Este princípio permite dar nova vida àquilo que não serviria a mais ninguém. Ou seja, aquele resíduo que seria descartado nos aterros pode ser reutilizado em outros processos.

Neste princípio da economia circular os produtos e recursos são reaproveitados ao máximo e de forma que jamais deixem de ter utilidade.

Saiba mais: Seis dicas para sua empresa lucrar reciclando canudos plásticos

Fomentar a eficácia dos processos

Este princípio da economia circular consiste em focar nos bons resultados, porém preservando os recursos como solo, ar e água.

Dessa forma, não há grandes prejuízos ao meio ambiente, e a lucratividade se mantém alta.

Como transformar “lixo” em ouro?

 

economia circular

Na economia circular, nada é desperdiçado. Tudo aquilo que seria descartado deve passar por reaproveitamento, transformação e reciclagem.

É possível lucrar muito com a economia circular e transformar o resíduo em ouro. A chave para que isso ocorra está no design inicial do produto, ou seja, na concepção já se deve pensar no que acontecerá com o produto quando perder seu valor de uso.

É preciso considerar o produto, o processo, o uso e o seu sistema de reutilização desde a concepção.

A economia circular incentiva às empresas a pensar não só em sua etapa de produção individual, mas em toda a cadeia de valor para o seu desenvolvimento.

As empresas de eletrônicos são um grande exemplo de aplicabilidade da economia circular. A maioria dos itens dos produtos são passíveis de serem reciclados, voltando completamente para a indústria. Consequentemente, a necessidade de poluir e explorar ainda mais os recursos da Terra diminui.

Confira: Saiba a diferença entre reciclagem primária, secundária e terciária

Benefícios e impactos da Economia Circular

O modelo de economia circular fornece benefícios e oportunidades estratégicas, tais como:

  • volatilidade no preço das matérias-primas e limitação dos riscos de fornecimento;
  • novas relações com o cliente e novos modelos de negócio;
  • melhora a competitividade;
  • contribui para a conservação da natureza, redução da emissões e resíduos e combate às alterações climáticas.

Aplicabilidade da economia circular

economia circular

A economia circular é muito comum nos setores de transporte, agricultura e construção. Também encontramos no setor de embalagens que desenvolveram plásticos biodegradáveis para o acondicionamento de resíduos. Esses plásticos possibilitam, por exemplo, a compostagem dos resíduos orgânicos e um reaproveitamento dos seus nutrientes.

Na construção civil a economia circular permitiu o desenvolvimento dos materiais que na sua fabricação economiza recursos como água e energia.

Varias empresas conceituadas no mercado aplicaram o conceito de economia circular. Vamos conhecer algumas delas:

Coca-Cola

A Coca – Cola aplica a economia circular no reaproveitamento das embalagens de vidro dos seus produtos.

A empresa, uma das marcas mais famosas e bem-sucedidas do mundo, estabeleceu uma parceria com outra empresa (Verallia) para derreter os vidros de suas garrafas. O material resultante foi usado para a criação de novas embalagens, demonstrando um reaproveitamento de 100%.

Neste sentido, vemos que a Coca Cola utiliza a reciclagem do vidro para eliminar o descarte desses resíduos no meio ambiente. O resultado é menos impacto ambiental e economia de recursos.

Unilever

economia circular

Assim como a Coca-Cola, a Unilever aplica o conceito de economia circular ao estimular a infraestrutura de reciclagem e recuperação, particularmente para materiais cuja reciclagem é mais complexa.

Eles utilizam a pirólise para converter resíduos de sachê em um combustível industrial. Também desenvolveram uma nova tecnologia usando um processo químico chamado CreaSolv™. Utilizando esse processo é possível reciclar polímeros de alta qualidade dos sachês usados, para que possam ser usados de novo para criar embalagens de plástico reciclável.

Apple

A Apple é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. E tem como principal objetivo usar apenas recursos renováveis ou materiais reciclados. Todas as lojas da Apple aceitam produtos próprios para reciclagem gratuita. Além disso, eles implementaram um programa que oferece créditos aos clientes que trouxerem aparelhos de celular antigos, para que eles consigam os aparelhos novos mais baratos - o programa chama Apple Renew.

Concluímos que o conceito de economia circular afeta as empresas, produtos e serviços. Ao escolher um modelo circular ao invés do linear a empresa estará escolhendo um novo modo de negócio. Esse modelo altera significativamente as atividades da organização, permitindo um melhor desenvolvimento.

Gostou desse assunto ou acha relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Porque aplicar a política dos 5R´s para reduzir a geração de resíduos?

Gerenciamento de resíduos
seta para cima