sustentabilidade                    
       
4 Março
5 min de leitura

Como usar a inovação para ampliar práticas sustentáveis na sua empresa?

cover image
A inovação para ampliar práticas sustentáveis nas empresas tem o intuito de alcançar um modelo que alie sustentabilidade e desenvolvimento econômico. Leia!
praticas sustentáveis na gestão de resíduos

A inovação para ampliar práticas sustentáveis nas empresas tem o intuito de alcançar um modelo que alie sustentabilidade e desenvolvimento econômico. Na gestão de resíduos a inovação é usada para reduzir a geração de resíduos, ter maior eficiência no processo para reduzir desperdícios, investir em pesquisa e desenvolvimento para aumentar o ciclo de vida dos produtos e ter controle de poluentes.

A adoção da inovação na gestão de resíduos é convertida em ganhos de competitividade, aumento do lucro e redução dos impactos causados ao meio ambiente. Saiba como usar a inovação para alcançar o desenvolvimento sustentável!

A importância das práticas sustentáveis para a empresa

praticas sustentáveis na gestão de resíduos

A adoção de praticas sustentáveis na gestão de resíduos é uma necessidade real das empresas. As práticas são um meio para a redução dos custos de produção, geração de resíduos e do valor final dos produtos. Além disso, fortalecem a marca, pois essa demonstra ser uma empresa que se preocupa com a proteção ambiental e desenvolvimento social.

As práticas sustentáveis prover o equilíbrio no resultado da empresa, buscando o fortalecimento nas dimensões econômica, ambiental e social. Na dimensão social a empresa promove a qualidade de vida, dentro e além dos muros da organização.

Na ambiental as ações adotadas eliminam ou amenizam o impacto negativo causado por suas atividades. Na dimensão econômica a empresa pensa em lucrar ao mesmo tempo em que sustenta os recursos naturais e promove qualidade de vida.

Quando a inovação é usada para ampliar práticas sustentáveis os empreendimentos se reposicionam como uma marca ambientalmente correta, melhorando sua relação com consumidores, clientes, fornecedores, colaboradores e com a sociedade. O negócio é visto como uma marca de confiança e credibilidade.

O estimulo das práticas sustentáveis para a gestão de resíduos

inovação para ampliar práticas sustentáveis

O uso da inovação afeta consideravelmente a gestão de resíduos, pois essa deve buscar meios de reduzir a geração e alternativas de destinação ambientalmente correta. Além de cumprir com diversas obrigações legais, como envio de documentos e relatórios aos órgãos públicos.

A adoção de práticas sustentáveis é estimulada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, haja vista que seus objetivos (capítulo II artigo 7º) buscam:

  • a proteção da saúde pública e da qualidade ambiental – é necessário investir em métodos de proteção que impeçam que os resíduos contaminem o meio ambiente causando sérios danos ambientais e a saúde publica;
  • a não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final;
  • o estímulo à adoção de padrões sustentáveis de produção e consumo de bens e serviços;
  • a adoção, desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias limpas como forma de minimizar impactos ambientais – por exemplos, equipamentos que eliminam ou reduzem o desperdício;
  • a redução do volume e da periculosidade dos resíduos perigosos;
  • o estímulo à implementação da avaliação do ciclo de vida do produto;
  • o incentivo ao desenvolvimento de sistemas de gestão ambiental e empresarial voltados para a melhoria dos processos produtivos e ao reaproveitamento dos resíduos sólidos, incluídos a recuperação e o aproveitamento energético.

Instituindo a inovação para ampliar práticas sustentáveis

inovação para ampliar práticas sustentáveis

Para alcançar o desenvolvimento sustentável no meio organizacional é necessário a adoção de um gerenciamento de resíduos ecoeficiente, práticas sustentáveis com a eficiência ecológica e sistemas produtivos voltados para a inovação. Para isso, o uso da inovação estimula as organizações a adotarem métodos mais sustentáveis.

Para obter sucesso na gestão de resíduos é preciso inovar. A inovação reduz os impactos ambientais através da introdução de processos, matéria prima e métodos melhorados que trazem significados resultados econômicos, sociais e ambientais para a empresa.

Adotar práticas sustentáveis consiste no estabelecimento de ações que proteja o meio ambiente e que promova o lucro. Além disso, essas práticas devem proporcionar, de forma ética, o desenvolvimento de toda a comunidade.

Logo, as práticas apresentam resultados positivos tanto para a empresa quanto para a sociedade. E o mais importante, essas ações positivas cooperam para melhorar a imagem da sua empresa.

Uma das ações inovadoras mais importantes para se tornar uma empresa sustentável é estabelecer um gerenciamento de resíduos eficiente e efetivo. Para isso a VG Resíduos pode auxiliar, uma vez que a plataforma incentiva destinações limpas e melhora a eficiência das empresas na gestão dos seus resíduos, o que também contribui para melhorar a imagem de uma empresa.

Através da gestão de resíduos o uso de recursos naturais é reduzido. Além disso, identifica deficiências do processo produtivo, reduzindo desperdícios e custos, aumentando a lucratividade dos negócios e contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Uma organização que não realiza a gestão dos seus resíduos perde muitas oportunidades, principalmente de realizar negócio com novos clientes.

Plataforma inovadora

A plataforma inovadora de gestão de resíduos da VG Resíduos abrange desde a geração até a destinação. Controlando qual o resíduo e quantidade que foi gerada, os períodos e as formas como foi destinado. Além disso, gera automaticamente alguns documentos que são necessários no processo e exigidos pela legislação ambiental.

Com a plataforma a empresa possuirá um sistema online com módulos diferenciados conforme a necessidade do seu segmento: gerador, gerenciador, transportador ou tratador.

Além de ser uma ferramenta 100% on-line e com atendimento à PNRS, ela mantém seus registros, auxilia no controle da validade e input de documentos como: Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR), Certificado de Destinação Final (CDF) e ficha de emergência, é possível também visualizar e monitorar as principais ações e pendências da empresa e permite uma visão estratégica por meio de emissão de gráficos e relatórios para tomada de decisões.

Assim sendo, usar a inovação para ampliar práticas sustentáveis nas empresas permite o alcance de um modelo que alia sustentabilidade e desenvolvimento econômico. A inovação é aplicada para reduzir a geração de resíduos, ter maior eficiência no processo para reduzir desperdícios, investir em pesquisa e desenvolvimento para aumentar o ciclo de vida dos produtos e ter controle de poluentes. A VG Resíduos é uma plataforma inovadora que auxilia na gestão de resíduos, gerenciamento, destinação, logística reversa e na coleta e transporte de resíduos de forma sustentável.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

seta para cima