compostagem                    
       
15 Agosto
5 min de leitura

Conheça métodos eficientes de reaproveitamento de resíduos orgânicos

cover image
Pensar em maneiras eficientes para o reaproveitamento de resíduos orgânicos acabou se tornando uma necessidade para o bem comum da sociedade e das empresas

Cerca de 95 mil toneladas de resíduos orgânicos são produzidos no Brasil

reaproveitamento de resíduos orgânicos

Mais de 50% da quantidade total de resíduos produzidos no Brasil correspondem a matéria orgânica, segundo dados do plano nacional de resíduos sólidos. O balanço corresponde à analise realizada no ano de 2008.

A quantidade de resíduos orgânicos produzida pelos brasileiros chega a atingir aproximadamente 95 mil toneladas por ano. Com tanto resíduo sendo produzido, pensar em maneiras eficientes para o reaproveitamento de resíduos orgânicos acabou se tornando uma necessidade para o bem comum tanto da sociedade e quanto das empresas.

O problema para a grande produção de resíduos orgânicos não está relacionado apenas a questão de espaço de destinação do lixo, mas também a outros fatores como a ameaça ao meu ambiente. Haja vista que os resíduos orgânicos produzem chorume e gases do efeito estufa. Há outros males também relacionados a proliferação de animais transmissores de doenças e ao mau cheiro do local.

O reaproveitamento de resíduos é totalmente relevante também devido ao ganho que as empresas podem conquistar a partir de métodos adotados de gestão de resíduos correta que podem transformar o que seria prejuízo em solução.

Uma boa estratégia utilizada por algumas empresas é o Mercado de Resíduos, ferramenta da VG Resíduos que promove o encontro entre organizações produtoras e tratadoras de resíduos. Nesse método eficiente, empreas encontram soluções lucrativas para resolver a questão do lixo produzido pelo negócio.

Retomando a questão da necessidade de reaproveitamento dos resíduos outra razão que traz essa necessidade urgente é a a sanção da Lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A lei aprovada traz uma série de diretrizes, objetivos e responsabilidades para toda a sociedade brasileira no que diz respeito a destinação dos resíduos sólidos.

Por todas as razões citadas acima é necessário pensar em formas inteligentes de reaproveitamento de resíduos orgânicos. Para isso citaremos abaixo algumas soluções válidas.

Método de reaproveitamento de Resíduos: Compostagem

reaproveitamento de Resíduos

O que é compostagem?

A compostagem é o processo de transformação de resíduos orgânicos em adubo ou o chamado composto orgânico. A compostagem acontece com a atuação dos próprios microrganismos presentes nos resíduos, todavia sob temperatura e condições favoráveis para a aceleração do processo normal de decomposição.

O método de compostagem acelera a degradação de resíduos produzindo como resultado final o húmus, conhecido também como adubo. Os resíduos utilizados na compostagem podem ter origem animal, residencial ou industrial.

Vantagens da compostagem para o reaproveitamento de resíduos orgânicos

Tanto grandes empresas podem utilizar a técnica para transformar resíduos orgânicos em adubo, quanto moradores podem reduzir as sobras de alimentos fazendo uso da mesma estratégia.  O material gerado com a compostagem pode ser utilizado em jardins, horas, substratos para plantas e na adubação de solo para a produção agrícola em geral.

Com a compostagem, além de evitar a poluição e gerar renda, o processo permite que a matéria orgânica volte a ser usada de forma útil. A compostagem pode ser entendida também como uma forma de  economia circular em que a matéria retorna ao ciclo, sendo 100% aproveitada.

Outra importante vantagem da compostagem é que ela incentiva o uso de adubação orgânica evitando portanto a utilização de fertilizantes sintéticos e também devolve ao solo os nutrientes de que necessita, aumentando sua capacidade de retenção de água, permitindo o controle de erosão.

Método de reaproveitamento de Resíduos orgânicos: vermicompostagem

reaproveitamento de Resíduos

Outra maneira de reaproveitar os resíduos orgânicos é pela criação adequada de minhocas, ou tratamento realizado em minhocários. A minhoca alimenta-se de resíduos orgânicos, portanto o processo digestivo delas é uma outra forma de decomposição e reaproveitamento dos resíduos.

O procedimento pode ser executado por empresas para a produção de adubo como resultado do minhocário ou a própria criação das minhocas para revenda. É comum também a técnica ser usada em apartamentos por não exigir muito espaço, todavia é importante que sejam observadas as condições e instrumentos necessários para a criação adequada.

A técnica da vermicompostagem é outro meio de reaproveitar os resíduos orgânicos sem trazer prejuízos ao meio ambiente, e um meio de aumentar a lucratividade de empresas que produzem resíduos orgânicos.

Método de reaproveitamento de Resíduos orgânicos: Enterramento

reaproveitamento de Resíduos

Esse processo é indicado para situações em que a produção de resíduos orgânicos é pequena ou para situações em que há grandes espaços de terra. Isso porque para realizar o enterramento de forma correta sem produzir mal cheio ou danificar o solo é necessário um espaço isolado e adequado.

Em linhas gerais o aterramento é o método em que o lixo é prensado ou depositado em camadas em um local escavado e coberto por terra. O método pode ser feito em residências em que há espaço em áreas abertas ou como método de solução para o lixo produzido por empresas ou cidades.

O enterramento é muito utilizado por ser de baixo custo, evitar a produção de gases poluentes e requer trabalhadores pouco especializados

Método de reaproveitamento de Resíduos orgânicos: Biodigestão anaeróbia

reaproveitamento de Resíduos

A técnica da biodigestão anaeróbica promove o processo de reaproveitamento de resíduos orgânicos a partir de uma técnica realizada na ausência de oxigênio.

Como resultado dos processos anaeróbicos dos biodigestores gera-se fertilizantes (geralmente líquidos) e gases (o biogás), em especial o gás metano (CH4), que é classificado um combustível.

Diferentemente das outras soluções apresentadas nesse artigo, para o reaproveitamento de resíduos orgânicos a biodigestão anaeróbia é mais complexa e exige equipamento adequado para a degradação da matéria orgânica, além de profissionais habilitados. Todavia a biodigestão anaeróbica pode ser bastante lucrativa e apresentar resultados relevantes.

Há ainda outras técnicas importantes como a incineração, entre outras formas. Para entender melhor o assunto e encontrar formas legais e plausíveis de contar com uma empresa sustentável e com alta lucratividade, há também a certificação na ISO 14001, norma focada na gestão ambiental.

Utilizada no mundo inteiro, a ISO 14001 traz soluções e requisitos para manter a empresa alinhada com as leis referentes ao campo de atuação da empresa e conta com um sistema de gestão ambiental eficiente e reconhecido internacionalmente.

Caso sua empresa precise gerenciar os resíduos orgânicos que ela produz, mas você ainda não sabe a maneira correta de iniciar o processo, entre em contato com a VG Resíduos pelo telefone (31) 3656-5538.

Gerenciamento de resíduos
seta para cima