sustentabilidade                    
       
2 Abril
5 min de leitura

Conheça sete ações simples para sua empresa ser mais sustentável

cover image
Para sua empresa ser mais sustentável, deve-se adotar ações como a coleta seletiva, reciclagem, ou até a comercialização dos resíduos. Confira!
empresa ser mais sustentável

Ações simples em seus processos fazem a sua empresa ser mais sustentável. Adotar, no seu dia a dia, ações como a coleta seletiva, uso da inovação na gestão de resíduos, reaproveitamento, reciclagem, ou até a comercialização dos resíduos para terceiros reaproveitarem, são bons exemplos.

A gestão adequada de resíduos por si só já pode ser considerada como uma ação sustentável, haja vista que viabiliza as ações de triagem dos resíduos recicláveis e reutilizáveis, contribui para a redução dos níveis de poluição ambiental, reduz a utilização dos recursos naturais através da economia de energia e matérias-primas, etc.

Confira neste post sete ações simples para sua empresa ser mais sustentável!

Ações simples para sua empresa ser mais sustentável

empresa ser mais sustentável

Para sua empresa ser mais sustentável é necessário que ela adote um processo de transformação e incorporação de ações sustentáveis em suas atividades. Essas ações permitem manter uma relação de equilíbrio com o meio ambiente e ao mesmo tempo gera riquezas econômicas e benéficas para a organização, bem como para a sociedade.

As ações sustentáveis são capazes de identificar deficiências do processo produtivo, reduzir desperdícios e custos, aumentar a lucratividade dos negócios e melhorar a imagem da empresa.

Confira abaixo sete ações sustentáveis para você incorporar na sua empresa:

1. Gerencie os resíduos gerados

Estabelecer um gerenciamento de resíduos é sem duvida umas das ações mais importantes para tornar uma empresa mais sustentável.

Toda organização gera resíduos. O que a diferencia de uma empresa poluidora para uma empresa sustentável é como ela estabelece instrumentos para reduzir, reaproveitar e destinar seus resíduos.

Para facilitar essa gestão a VG Resíduos desenvolveu uma plataforma que incentiva destinações limpas e melhora a eficiência das empresas na gestão dos seus resíduos.

Com o software são controlados as etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação final e disposição final ambientalmente adequada. Objetivando a minimização da produção de resíduos, visando à preservação da saúde pública e a qualidade do meio ambiente.

Uma organização que não realiza a gestão dos seus resíduos perde muitas oportunidades, principalmente de realizar negócio com novos clientes. Além disso, pode ser sofrer punições legais, como multa e sanções.

2. Implemente a coleta seletiva

geração de resíduos: destinação adequada

A coleta seletiva tem o intuito de coletar e separar os resíduos de acordo com suas características. Ou seja, se os resíduos possuem características similares são segregados e coletados juntos (papel, plástico, vidro, metal e resíduo orgânico).

A coleta seletiva facilita a reciclagem tornando-a mais fácil e viável economicamente, pois cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem. Além disso, reduz a quantidade de resíduos que serão enviados a aterros, já que com a coleta esses resíduos sofrem uma destinação mais limpa.

Para implantar a coleta seletiva dentro da empresa a equipe deve se sentir parte atuante na implementação. Essa é uma oportunidade única de melhorar o relacionamento entre todos e promover educação e engajamento dos colaboradores.

Outra vantagem da coleta seletiva para a sustentabilidade é que ela incentiva a inclusão social e a redução da pobreza. Já que os resíduos vão parar em coorporativas de reciclagem, muitas dessas de catadores que precisam do resíduo para seu sustento.

3. Implemente GAP  para economia de matéria prima e energia

coleta seletiva e gestão de resíduos

Os Grupos de Apoio ao Processo – GAP ajuda a verificar os desperdícios de matéria prima na empresa. Identificado a existência de perdas em algum processo produtivo, são desenvolvidos métodos e processos para eliminar esses desperdícios.

Um exemplo são sobras na produção de embalagens plásticas. Essas sobras voltam para o processo em forma de moídos. Além disso, é possível controlar o tamanho das rebarbas para evitar a perda de matéria prima.

Em fabricas de papel os refiles que sobram no acabamento das bobinas voltam para o processo. A quantidade pode ser controlada diminuindo o formato da folha na formação.

Para reduzir o consumo de energia podem ser empregadas atitudes simples, tais como: pintar as paredes de branco para refletir melhor a luz; trocar as lâmpadas fluorescentes por modelos de LED; instalar sensores de presença em locais com pouca circulação de pessoas; e fazer a manutenção ou a substituição de equipamentos por outros ais econômicos.

4. Elimine descartáveis

coleta seletiva e gestão de resíduos

Substitua os descartáveis por copos, talheres reutilizáveis. Dessa forma a quantidade de resíduos gerados será menor. Além disso, a empresa economiza com a aquisição de embalagens.

5. Substitua os arquivos físicos pelos eletrônicos

Para o funcionamento de uma organização é exigido várias licenças e documentos. Consequentemente, são gerados vários papéis com as informações pertinentes.

O grande empecilho é o que fazer com esses papéis após o fim de sua legalidade. Se a organização quer se tornar uma empresa mais sustentável o primeiro passo é eliminar essa papelada.

Ao adotar um sistema online de controle de documentos, é possível, reduzir o consumo de papel, economizar espaço de arquivamento, aumentar a segurança de documentos importantes e confidenciais, agilizar a busca economizando tempo.

O software da VG Resíduos permite o controle necessário para uma gestão eficiente.

6. Contrate fornecedores mais próximos

fornecedores e gestão de resíduos

Contratar um fornecedor mais próximo reduz custos com transporte e a poluição causada. Também, favorece as empresas locais, cooperativas e microempreendedores.

7. Recicle resíduos

A reciclagem é definida como um processo de transformação dos resíduos em insumos ou novos produtos. No gerenciamento e gestão de resíduos é a quarta prioridade, conforme Lei 12.305/2010.

A reciclagem de resíduos contribui muito para a diminuição da quantidade de resíduo e dos impactos causados por eles no meio ambiente, como a poluição do solo, água e ar. Além disso, reduz a retirada de matérias primas da natureza que seriam usadas para a produção de novos produtos, colabora com a limpeza e saúde pública e gera empregos.

Sendo assim, ações simples para sua empresa ser mais sustentável melhoram a imagem da sua empresa, demonstra uma preocupação para preservação ambiental e o desenvolvimento da sociedade. Com essas sete ações sustentáveis a organização alcançará resultados positivos e desenvolverá uma imagem positiva perante seus clientes.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

seta para cima