sustentabilidade                    
       
23 Junho
5 min de leitura

Consumo consciente: o que é e porque é importante na sua empresa?

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O consumo consciente é feito pensando no impacto que terá no meio ambiente, na sociedade e nas suas finanças. Confira!
Consumo consciente

O consumo consciente é aquele em que cada escolha de compra da empresa, de quem comprar, de como usar e como descartar os resíduos e é feito pensando no impacto que terá no meio ambiente, na sociedade e nas suas finanças.

O consumo desenfreado dos recursos que a ameaça à vida em todo planeta se tornou o motivador para mudanças nos hábitos de consumo, principalmente dentro das empresas.

A sua implementação é positiva para o meio ambiente e para a organização.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

Neste post, vamos mostrar o que é consumo consciente, alguns benefícios de fazer melhores escolhas ao consumir e como é importante para as empresas. Confira!

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O que é Consumo Consciente?

Consumo consciente

O consumo consciente é aquele na qual a empresa leva em conta os impactos de cada compra realizada (seja de insumos, EPI’s, material de escritório, etc.), uso e descarte de produtos inutilizáveis, sobre o meio ambiente, a sociedade e, principalmente, sobre as suas finanças.

Outra questão importante considerada por empresas que praticam o consumo consciente é a busca por parceiros com compromisso com o desenvolvimento socioambiental. Ou seja, essas organizações só compram ou buscam serviços de empresas que possuem políticas ambientais e sociais bem definidas.

O consumo consciente, também, vai além das questões ambientais. Sabe quando você faz aquela lista de compras antes de ir ao mercado e deixa de comprar alguma mercadoria porque prefere consumir antes o que já têm em casa? Isso é consumo consciente. Você deixa de comprar algo que não precisa evitando desperdício tanto material quanto financeiro.

Isso não é muito diferente dentro das organizações. O consumo consciente contribui para manter seus custos de aquisição baixo quando são avaliados os estoques e fluxo de produção.

Qual é a sua importância?

Consumo consciente

O consumo consciente contribui para o uso racional dos recursos naturais e minimização do desperdício, da poluição e dos impactos negativos para o meio ambiente. Também contribui para evitar o trabalho escravo e infantil.

Um estudo realizado pela Shopper Experience, juntamente com a revista Consumidor Moderno, revelou quais são as empresas que mais representam o consumo consciente no Brasil.

  • alimentos: Nestlé (26,36%);
  • refrigerantes: Coca-cola (21,28%);
  • limpeza para casa: Ypê (23,74%)
  • higiene pessoal e perfumaria: Natura (60,83%);
  • eletrodomésticos: Electrolux (22,29%);
  • eletrônicos: Samsung (19,43%);
  • carros nacionais: Fiat (10,36%);
  • varejo eletro: Walmart (14,99%);
  • varejo moda: Hering (29,19%);
  • supermercados: Walmart (15,63%);
  • farmácia: Ultrafarma (15,02%);
  • fastf: McDonald’s (10,67%);
  • varejo materiais de construção: Leroy Merlin (27,77%);
  • loja virtual: Mercado Livre (8,88%);
  • companhias aéreas: TAM (18,24%).

Essas empresas fazem a utilização de materiais recicláveis, realizam programas de educação financeira voltado ao consumidor, patrocinam e apoiam projetos e causas sociais.

Consumo consciente x responsabilidade socioambiental

Consumo consciente

A responsabilidade socioambiental é quando a empresa adota uma postura, comportamento e ações que promovam o bem-estar da sociedade associado às práticas de proteção ambiental.

A responsabilidade socioambiental é uma prática voluntária, ou seja, a empresa opta por políticas sociais em seu planejamento estratégico e busca sempre processos produtivos mais limpos.

Assim, a empresa implementa ações sociais que trás benefícios para a sociedade e o meio ambiente sem comprometer a lucratividade do negócio.

A Responsabilidade Socioambiental busca:

  • verificar questões sociais, o respeito à legislação trabalhista, se possui CIPA, liberdade sindical, reconhecimento do direito da negociação coletiva, eliminação de trabalhos forçados e discriminatórios;

  • obter a licença ambiental, estabelecer a gestão de resíduos, investir em tecnologia para conservação de energia e recursos naturais; analisar o ciclo de vida de seus produtos;

  • estabelecer política sobre medidas reparadoras em resposta à reclamações e manifestações da comunidade;

  • estabelecer uma política socioambiental e uma de compra e seleção de fornecedores que sejam licenciados e que não possuam passivos ambientais;

  • expor publicamente seus compromissos éticos por meio de material institucional, pela internet ou por outros meios de comunicação;

  • atuar de acordo com a legislação em vigor, evitar pirataria, sonegação fiscal, contrabando, adulteração de marcas e falsificação de produtos.

Como aplicar e quais as vantagens?

Consumo consciente

Para aplicar o conceito de consumo consciente e obter as vantagens a empresa precisa ter atenção a algumas práticas. Como:

  • monitorar todos os seus processos para garantir que tudo esteja dentro da lei e que as práticas adotadas sejam éticas e sustentáveis. Assim ela evita problemas com a justiça e ficará em conformidade legal. Isso é uma vantagem na hora de conquistar novos clientes, já que transmite que é uma empresa legalmente responsável;

  • conheça os seus fornecedores e seus revendedores: manter parcerias com outras organizações que tenham responsabilidade socioambiente impede danos a imagem da sua empresa;

  • controle seu estoque: para consumir de forma consciente, é importante saber realmente quais as suas necessidades. Antes de comprar qualquer coisa, se pergunte se realmente precisa daquele produto ou serviço para, assim, evitar comprar algo que não precisa;

  • evite desperdício: reutilize sempre que possível, assim evitará os impactos ambientais com o descarte de resíduos. A reutilização também contribui para o aumento do lucro da empresa, já que é possível comercializar os produtos descartados para serem reutilizados por outros. Além disso, essa prática contribui para a responsabilidade social, através da geração de emprego.

Como VGR, como um software de gestão ambiental, pode contribuir e facilitar o consumo consciente?

Consumo consciente

Com a VGR Gestão de resíduos online é possível automatizar a gestão ambiental, o que auxilia na manutenção de registros, relatórios e faturamento, facilitando o caminho para que a organização atinja suas metas de sustentabilidade, e cumpra todas as normas e dispositivos legais.

Com a ênfase crescente no consumo consciente, é essencial que sua empresa use uma gestão eficiente para promover o gerenciamento dos resíduos.

A gestão de resíduos na empresa tem a finalidade de diminuir a quantidade de materiais e incentivar o seu reaproveitamento. Além de melhorar a sua imagem junto a clientes, acionistas, governo e população.

Também, minimizam acidentes ambientais, riscos de contaminação e proliferação de doenças. E o mais importante, a gestão aumenta os ganhos econômicos, pois são reduzidos custos com matéria prima ao reaproveitar os resíduos e custo com o seu descarte final.

Para reduzir custos da gestão de resíduos da sua empresa, a forma mais rápida e fácil é ter um software de gestão. São vários benefícios que lhe darão a chance de deixar tarefas burocráticas e focar no que é mais importante para no gerenciamento.

O VGR Resíduos é uma solução prática e funcional que permite à sua empresa realizar a gestão completa do processo, monitorar históricos e tomar decisões estratégicas baseadas em gráficos e relatórios.

Portanto, o consumo consciente leva em conta que os hábitos de consumo da empresa trazem impacto para o meio ambiente. Sendo assim, podemos entender que é necessário o uso de produtos e serviços que trazem nenhum ou pouco impacto sobre o meio ambiente, sociedade e suas finanças.

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