Cinco vantagens do controle online das destinações de resíduos

22/06/2020

controle online das destinações

O controle online das destinações de resíduos é feito em um ambiente único e confiável e traz consigo uma série de vantagens como o controle na gestão de informações, de documentos e licenças, a padronização da comunicação com fornecedores, otimização na elaboração de relatórios e inventários, entre outros. Neste artigo vamos entender melhor quais as vantagens do controle online na gestão de resíduos e como aplicar na sua empresa!

O controle online na gestão de resíduos é uma ferramenta que permite ao gerador o acompanhamento e controle do gerenciamento dos resíduos. Através do controle é garantindo que os ciclos da gestão sejam finalizados dentro dos prazos e metas estabelecidas. Além disso, garante o cumprimento das leis ambientais, evitando assim, os riscos de sofrerem penalidades.

A gestão de resíduos ganhou um grande auxilio com a transformação digital e os avanços tecnológicos. Por isso, o uso de ferramentas inovadoras tornou-se uma questão estratégica para a empresa. Portanto, para ter mais aproveitamento desses avanços você precisa entender sobre as vantagens do controle online das destinações de resíduos.

Então vamos lá! Confira tudo sobre controle online das destinações de resíduos.

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar

O que é controle das destinações?

controle online das destinações

O controle das destinações permite ao gerador o acompanhamento e controle sobre a gestão dos resíduos. Através do controle são garantidos que todas as etapas necessárias para uma gestão eficiente sejam realizadas. Além disso, garante o cumprimento de todas as leis ambientais, a segurança e a sustentabilidade.

As destinações de resíduos é essência dentro do processo de gerenciamento de resíduos, por isso, é preciso total controle sobre o caminho dos resíduos, desde a geração do material até seu destino final. Somente através do controle a empresa terá certeza do “caminho que seu resíduo tomou”.

O controle das destinações deve conter as informações do gerador, o tipo do resíduo gerado, volume e as informações do transportador e da unidade de destinação final do resíduo.

Para garantir o controle das destinações de resíduos é preciso utilizar software ou sistema eficaz de gerenciamento, como a VG Resíduos.

O software da VG Resíduos faz todo o controle online das destinações de resíduos, permitindo rastreá-los, controlar certificados emitidos pelo destinatário final além de elaborar os relatórios necessários para os órgãos ambientais.

O controle online realizado pelo sistema garante a manutenção do histórico dos resíduos gerados e o acompanhamento de todas as movimentações, desde a origem do resíduo até sua destinação final

Como a destinação de resíduos é facilitada por um sistema online?

Sistemas online de gestão de resíduos podem facilitar o controle online das destinações de resíduos, afastar multas ambientais, simplificar o trabalho da equipe ambiental, reduzir custos e economizar tempo. Além disso, posso manter todos os documentos exigidos legalmente atualizados e sincronizados com os órgãos ambientais.

A automatização de processos na gestão de resíduos é realizada a partir de dispositivos eletrônicos ou software de gestão. O objetivo é otimizar e agilizar os processos que antes eram realizados de forma manual e passaram a ser automáticos, principalmente o controle das destinações.

O VG Resíduos é uma solução prática e funcional que permite à sua empresa realizar a gestão completa do processo, monitorar históricos e tomar decisões estratégicas baseadas em gráficos e relatórios.

As principais vantagens dos softwares são:

  • facilidade no uso;
  • agilidade;
  • facilidade para analisar dos dados;
  • manutenção de informações importantes.

Conheça as vantagens do controle online das destinações de resíduos

controle online das destinações

1. Controle total de todos os processos de gestão de resíduos

A vantagem em ter controle das destinações de resíduos em um ambiente único e confiável é o fim das planilhas da gestão de resíduos. Com um único ambiente é possível o controle total de todos os processos de gerenciamento de resíduos, eliminando as antigas planilhas de Excel, licenças em PDF, documentos em Word. O ideal é optar pelo software de gestão.

Todos os envolvidos no gerenciamento podem trabalhar de forma sistematizada e organizada, aumentando eficácia da gestão. Os acompanhamentos podem ser feitos em um ambiente totalmente virtual. Possibilitando assim, a agilidade dos processos e a segurança das informações.

2. Agilidade na emissão dos documentos

Com o controle online das destinações de resíduos ficam mais fácil e ágil a emissão e elaboração de documentos e relatórios exigidos pela legislação ambiental.

Os relatórios e inventários de gestão de resíduos são ferramentas importantes para as empresas estarem em concordância com as legalidades exigidas, já que a legislação ambiental determina que elas informem e comprove a destinação correta de seus resíduos. Além disso, estabelece um posicionamento sustentável da empresa, uma boa imagem perante o cliente e evita multas, sanções e punições.

Em um sistema online os dados necessários para gerar esses documentos não são perdidos e o preenchimento é feito automaticamente. Dessa forma as informações não precisam ser checadas em planilhas avulsas.

3. Redução de custos

A vantagem do controle online das destinações de resíduos reduz significativamente o custo com a gestão de resíduos. Haja vista que o sistema gera aumento de produtividade, reduz o tempo de tramitação de informações e agiliza o trabalho como um todo, principalmente a emissão de documentos e elaboração de relatórios.

4. Segurança dos dados

controle online das destinações

Através do controle online das destinações de resíduos a segurança dos dados referente à destinação de resíduos aumenta. Haja vista, que o risco de perda ou extravio de um documento é eliminado. Na prática, os arquivos ficam salvos em um ambiente seguro e acessível, com o devido nível de controle.

Por meio de um sistema de gestão de resíduos, é possível controlar e monitorar o acesso às informações. Além disso, realizar o controle sobre os fornecedores.

5. Controle de documentos

Um dos grandes desafios no controle de destinação de resíduos é o cumprimento de prazos, controle de licenças e dos documentos obrigatórios que comprovem a destinação ambientalmente correta dos resíduos.

O uso de um sistema de gestão, como o VG Resíduos, facilita esse controle, já que esses sistemas emitem alerta e lembretes sobre os prazos das licenças e entrega de relatórios. Além disso, geram automaticamente todos os documentos e relatórios necessários.

A emissão dos documentos só é possível graça a tramitação eletrônica de informações alimentadas pelo usuário sobre a geração de resíduos

Gerenciamento de resíduos

Os impactos da destinação irregular de resíduos

controle online das destinações

Os impactos da destinação irregular de resíduos na maioria dos casos são agressões ambientais ou uma questão sanitária que coloca em risco à saúde pública. A destinação irregular pode comprometer a qualidade do solo, água e ar, expor a população a substâncias tóxicas e patogênicas.

Os principais riscos ambientais são:

  • poluição hídrica;
  • poluição visual;
  • contaminação do solo;
  • alagamentos e inundações em períodos de chuva;
  • diminuição da vida útil do aterro sanitário;
  • proliferação de endemias.

Sendo assim, as vantagens em ter controle online das destinações de resíduos são o controle total de todos os processos de gestão de resíduos; a agilidade na emissão dos documentos; redução de custos; segurança dos dados; e o controle de documentos.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

gerenciamento de resíduos

Compartilhe!