legislacao ambiental                    
       
30 Outubro
5 min de leitura

Como o controle online das destinações afasta penalidades?

cover image
O controle online das destinações de resíduos é uma ferramenta que permite ao gerador o acompanhamento e controle de todas as etapas da gestão adequada dos resíduos. Leia!
controle online das destinações

O controle online das destinações de resíduos é uma ferramenta que permite ao gerador o acompanhamento e controle de todas as etapas da gestão adequada dos resíduos (desde a geração até a destinação e disposição final ambientalmente correta).

Por meio desse controle controle é garantindo que os ciclos da gestão sejam finalizados dentro dos prazos e metas estabelecidas, o cumprimento das leis ambientais, evitando assim, os riscos de sofrerem penalidades.

Neste artigo abordaremos como o controle afasta penalidades. Confira!

Gestão ambiental

Como fazer controle online das destinações de resíduos?

controle online das destinações

A gestão de resíduos ganhou um grande auxilio com a transformação digital e os avanços tecnológicos. Por isso, o controle online das destinações tornou-se uma questão estratégica para a empresa.

O controle online das destinações de resíduos é feito em um ambiente único e confiável e traz consigo uma série de vantagens como o controle na gestão de informações, de documentos e licenças, a padronização da comunicação com fornecedores, otimização na elaboração de relatórios e inventários, entre outros.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos define a destinação de resíduos como sendo o processo que “inclui a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético ou outras destinações admitidas pelos órgãos competentes do Sisnama, do SNVS e do Suasa, entre elas a disposição final, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos.”.

A destinação de resíduos é essência dentro do processo de gerenciamento de resíduos, por isso, é preciso total controle sobre o caminho dos resíduos, desde a geração do material até seu destino final. Somente através do controle a empresa terá certeza do “caminho que seu resíduo tomou”.

O controle das destinações permite ao gerador o acompanhamento e controle sobre os resíduos. A garantia que todas as etapas necessárias para uma gestão eficiente sejam realizadas. Além disso, garante o cumprimento de todas as leis ambientais, a segurança e a sustentabilidade.

Vantagens do controle online das destinações de resíduos

controle online das destinações

Abaixo listamos as principais vantagens de fazer controle online das destinações de resíduos. Confira?

Controle total de todos os processos de gestão de resíduos

A vantagem em ter controle online das destinações de resíduos em um ambiente único e confiável é o fim das planilhas da gestão de resíduos. Com o controle online é possível o controle total de todos os processos de gerenciamento de resíduos, eliminando as antigas planilhas de Excel, licenças em PDF, documentos em Word. O ideal é optar pelo software de gestão.

Todos os envolvidos no gerenciamento podem trabalhar de forma sistematizada e organizada (geradores, transportadores e destinadores), aumentando eficácia da gestão. Os acompanhamentos podem ser feitos em um ambiente totalmente virtual. Possibilitando assim, a agilidade dos processos e a segurança das informações.

Agilidade na emissão dos documentos

Com o controle online das destinações de resíduos ficam mais fácil e ágil a emissão e elaboração de documentos e relatórios exigidos pela legislação ambiental.

Os relatórios e inventários de gestão de resíduos são ferramentas importantes para as empresas estarem em concordância com as legalidades exigidas, já que a legislação ambiental determina que elas informem e comprove a destinação correta de seus resíduos. Além disso, estabelece um posicionamento sustentável da empresa, uma boa imagem perante o cliente e evita multas, sanções e punições.

Em um sistema online os dados necessários para gerar esses documentos não são perdidos e o preenchimento é feito automaticamente. Dessa forma as informações não precisam ser checadas em planilhas avulsas.

Redução de custos controle online das destinações

O controle online das destinações de resíduos reduz significativamente o custo com a gestão de resíduos. Haja vista que o sistema gera aumento de produtividade, reduz o tempo de tramitação de informações e agiliza o trabalho como um todo, principalmente a emissão de documentos e elaboração de relatórios.

Segurança dos dados

Através do controle online das destinações de resíduos a segurança dos dados referente à destinação de resíduos aumenta. Haja vista, que o risco de perda ou extravio de um documento é eliminado. Na prática, os arquivos ficam salvos em um ambiente seguro e acessível, com o devido nível de controle.

Por meio de um sistema de gestão de resíduos, é possível controlar e monitorar o acesso às informações. Além disso, realizar o controle sobre os fornecedores.

Controle de documentos Um dos grandes desafios na gestão de resíduos é o cumprimento de prazos, controle de licenças e dos documentos obrigatórios que comprovem a destinação ambientalmente correta dos resíduos.

O uso de um sistema de gestão, como o VG Resíduos, facilita esse controle, já que esses sistemas emitem alerta e lembretes sobre os prazos das licenças e entrega de relatórios. Além disso, geram automaticamente todos os documentos e relatórios necessários.

A emissão dos documentos só é possível graça a tramitação eletrônica de informações alimentadas pelo usuário sobre a geração de resíduos

Penalidades por não fazer controle das destinações de resíduos

controle online das destinações

A falta de controle das destinações de resíduos pode levar ao gerador a ser responsabilizado pela disposição inadequada dos resíduos, uma vez que ele não terá controle sobre cada etapa da gestão de resíduos, controle sobre os fornecedores que executam o serviço de destinação e comprovação que os serviços foram executados corretamente.

Os impactos da destinação irregular de resíduos na maioria dos casos são agressões ambientais ou uma questão sanitária que coloca em risco à saúde pública.

A destinação irregular pode comprometer a qualidade do solo, água e ar, expor a população a substâncias tóxicas e patogênicas. Os principais riscos ambientais são:

  • poluição hídrica;
  • poluição visual;
  • contaminação do solo;
  • alagamentos e inundações em períodos de chuva;
  • diminuição da vida útil do aterro sanitário;
  • proliferação de endemias.

As penalidades pelos crimes ambientais dependerá da gravidade dos impactos ambientais. Podem ser multas, embargos, paralisações das atividades e reclusão.

Para evitar essas penalidades:

  • tenha controle sobre o licenciamento ambiental dos seus fornecedores - de serviços de destinação de resíduos;
  • faça gestão de fornecedores;
  • emita o MTR online;
  • exija o Certificado de Destinação Final de seus fornecedores;
  • realize o descarte dos resíduos em aterros licenciados;
  • controle o seu sistema de logística reversa de forma online.

Sendo assim, o controle online das destinações de resíduos afasta penalidades ambientais, pois as ferramentas de controle permite a rastreabilidade da destinação. Para garantir o controle das destinações de resíduos é preciso utilizar software ou sistema eficaz de gerenciamento, como a VG Resíduos.

O software da VG Resíduos faz todo o controle online das destinações de resíduos, permitindo rastreá-los, controlar certificados emitidos pelo destinatário final além de elaborar os relatórios necessários para os órgãos ambientais, além de manter todas as informações e documentos gerados automaticamente em um ambiente único e confiável, de acordo com a legislação ambiental, para eliminar multas e perda de licença ambiental.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Gerenciamento de resíduos
seta para cima