reciclagem                    
       
14 Janeiro
4 min de leitura

Créditos de reciclagem: o que são e como lucrar com seus resíduos?

cover image
Os créditos de reciclagem são documentos que comprovam que certa massa de resíduo teve destinação final ambientalmente adequada. Saiba mais!
Créditos de reciclagem: o que são e como lucrar com seus resíduos

Os créditos de reciclagem são documentos que comprovam que certa massa de resíduo teve destinação final ambientalmente adequada. Se tornaram uma ferramenta para aplicar e comprovar a logística reversa.

O seu objetivo é diminuir o impacto ambiental provocado pelos resíduos, e também é uma estratégia de competição. Além disso, aumenta o lucro do negócio, uma vez que o mercado exige mais uma gestão baseada no desenvolvimento sustentável.

Saiba mais sobre créditos de reciclagem e como utilizá-los para obter mais sustentabilidade e economia!

O que são créditos de reciclagem?

Créditos de reciclagem: o que são e como lucrar com seus resíduos

Os créditos de reciclagem são documentos que comprovam que certa quantidade de resíduos teve destinação final ambientalmente adequada. Esses créditos são adquiridos pelas empresas após as mesmas fazerem a compensação ambiental de suas atividades através da reciclagem dos produtos pós-consumo, diminuindo o impacto ambiental dos mesmos.

Basicamente, créditos de reciclagem é um documento que comprova que a empresa realizou a reciclagem de resíduos recicláveis e implantou um sistema de logística reversa.

O sistema de logística reversa de resíduos é uma forma das empresas conseguirem o retorno de produtos para que possam ser destinados de forma segura ou reinseridos em novos ciclos produtivos, afastando assim os danos ambientais que esses resíduos possam causar.

Foi somente com a promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina o manejo de resíduos, que as empresas foram obrigadas a serem responsáveis pela logística reversa. Ou seja, terem a responsabilidade compartilhada sobre o manejo e retorno de resíduos.

O objetivo é neutralizar o impacto ambiental. Geralmente este processo é feito a partir da coleta dos produtos inutilizáveis por parte da empresa que os produziu.

No Brasil, a prática da logística reversa ainda não e obrigatória para todas as empresas. Contudo, algumas organizações possuem a obrigatoriedade de implementar o sistema para seus produtos, principalmente os que causam significativo impacto ambiental.

A logística reversa deve ser cumprida para fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes. Para cumprir a lei, são feitos acordos setoriais entre eles e o poder público para implantar um sistema de logística reversa.

Os créditos de reciclagem foram criados para viabilizar a realização da logística reversa pelas empresas fabricantes de produtos embalados.

Como obter de créditos através da logística reversa?

logistica reversa na gestão de resíduos

A obtenção de créditos de reciclagem através da logística reversa funciona da seguinte forma:

1º A indústria produz e comercializa um bem de consumo. Assim ela contrai um débito de reciclagem.

2º O consumidor descarta esse bem, embalagem, etc. após o consumo. Esse descarte deve ser feito de forma consciente. Por isso a importância da empresa criar canais de distribuição, no qual o consumidor pode destinar os resíduos recicláveis adequadamente. Esses canais podem ser através de pontos de coleta voluntária, ou de incentivos financeiros, como por exemplo, um custo menor no produto adquirido se for devolvido o resíduo.

3º A organização coleta e destina os resíduos recicláveis a tratadoras, que realizam a triagem e reciclagem dos resíduos.

4º O resíduo é reciclado e retorna ao processo produtivo da própria organização ou de outros como insumo.

5º Comprovando essa reciclagem, através de notas fiscais e outros documentos que comprovem a destinação do resíduo as recicladoras, a empresa recebe os creditos de reciclagem das certificadoras quitando, assim, seu débito.

Créditos de reciclagem em busca do desenvolvimento sustentável

Os créditos de reciclagem auxiliam na gestão de resíduos já que ela é uma ferramenta de destinação ambientalmente correta dos recicláveis. Evitando assim, que esses materiais vão parar em aterros.

Esses créditos vêm junto com outro instrumento utilizado atualmente para a aplicação da sustentabilidade nas empresas, que é a logística reversa.

O crédito de reciclagem busca a sustentabilidade, pois incentiva financeiramente a formalização da cadeia de reciclagem, ou seja, de recicladoras. Aumentando assim, a geração de empregos e o desenvolvimento econômico das tratadoras. Além disso, protege o meio ambiente evitando o descarte incorreto dos resíduos e diminui a extração de matéria prima da natureza.

Como lucrar com os créditos de reciclagem?

credito de reciclagem

O lucro com os creditos de reciclagem é obtido através da venda dos materiais dos materiais recicláveis. É umas das formas mais rentáveis de lucro.

Essa venda pode ser feita a empresas tratadoras ou cooperativas de reciclagem.

Para encontrar parceiros para obtenção dos creditos de reciclagem a sua empresa pode associar ao Mercado de Resíduos.

O Mercado de Resíduos é uma plataforma eletrônica da VG Resíduos de oferta e busca de resíduos. Utilizando-a você terá como vender seus resíduos, mas também poderá contratar fornecedores para transporte e tratamento.

A plataforma gera valor transformando o resíduo em matéria-prima que possa ser aproveitada no processo produtivo de outras empresas e, ainda, estimula a destinação correta dos resíduos, minimizando impactos ambientais.

Com o Mercado de Resíduos, o processo de negociação de resíduos é facilitado e estruturado, viabilizando as negociações de forma prática, rápida e eficiente.

Além dessa, dessa plataforma a VG Resíduos possui um software de gestão onde é possível operacionalizar a logística reversa.

No software de gestão de resíduos da VG Resíduos a empresa pode implementar o sistema de forma individual. A plataforma traz funcionalidades específicas para o controle das áreas geradoras, dos processos, dos prestadores de serviços e dos documentos, tudo com metodologia baseada na Política Nacional de Resíduos e demais legislações pertinentes ao assunto.

Assim, conclui-se que os créditos de reciclagem são uma importante ferramenta de busca ao desenvolvimento sustentável e destinação ambientalmente correta de resíduos. Haja vista, que esses créditos são documentos que comprovam que os resíduos recicláveis foram enviados as recicladoras, contribuindo assim para a manutenção e preservação ambiental. Os créditos de reciclagem são importantíssimos para o sistema de logística reversa.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Novas diretrizes para emisssão do MTR online baseado na portaria 280 do MMA / Sinir
seta para cima