mercado de residuos                    
       
14 Setembro
7 min de leitura

Crie Oportunidades com o Mercado de Resíduos e saia da crise

cover image
Para transformar a palavra CRISE em CRIE, o mercado de vendas de resíduos industriais é uma solução inteligente que pode revolucionar a sua visão diante do seu negócio. Saiba mais
venda residuos industriais

Desde a indústria alimentícia até a siderurgia, a geração de resíduos industriais ocorre na maioria das empresas e nos mais diversos segmentos, sendo que há quantidade de resíduos gerados em seus processos. O que antes era sinônimo de custo, hoje, a geração de resíduos pode ser uma grande oportunidade para lucrar com o Mercado de Resíduos.

Por dois anos consecutivos, o Brasil enfrenta uma grave crise econômica, com a queda acentuada no Produto Interno Bruto (PIB), que é um indicador de crescimento da economia. A estimativa é que o país volte a crescer, no máximo, 0,5%, o que significa estagnação econômica.

Para transformar a palavra CRISE em CRIE, o mercado de vendas de resíduos industriais é uma solução inteligente que pode revolucionar a sua visão diante do seu negócio.

Com a tecnologia disponível e por meio de um software de gestão, o mercado de compra e venda de resíduos industriais ajuda a recuperar e valorizar as sucatas plásticas, de cobre, ferro, inox, de carros e de borracha. Neste contexto, o VG Resíduos disponibiliza o módulo Mercado de Resíduos, que permite o comércio de resíduos industriais em um sistema totalmente on-line.

Leia também: Logística Reversa: gerando valor para o seu resíduo

Comprar Resíduos

Negócios de resíduos hoje

A ABETRE (Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes) informou em um artigo publicado na revista Exame, em outubro de 2016, que o Brasil produz 33 milhões de toneladas de resíduos industriais ao ano e, deste montante, 25 milhões de toneladas não são tratadas adequadamente, o que não permite a rastreabilidade. Isso nos mostra o enorme potencial de mercado e o quanto é necessário evoluir com relação à destinação adequada dos resíduos industriais.

Dessa forma, a criação de mecanismos de controle e a adoção da logística reversa no processo produtivo com vistas a tratar adequadamente os resíduos são de suma importância para manter uma empresa competitiva no mercado atual. Além disso, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) possui diretrizes para os resíduos gerados pelas empresas e prevê que grandes empreendedores devem escolher entre a redução, reuso ou reciclagem, no sentido de que as empresas devem reconhecer o valor econômico dos resíduos gerados.

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar

Mas o que é logística reversa?

Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) logística reversa, regulamentado pelo Decreto Nº 7.404 de 23 de dezembro de 2010, é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

A PNRS, instituída no Brasil desde 2010, estabelece que a implantação da logística reversa ocorra por meio de acordo setorial entre os principais atores econômicos e públicos: poder público e fabricantes; importadores e distribuidores, que têm por objetivo a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto.

Além da logística reversa, a PNRS criou o instrumento Sistema Nacional de Informações Sobre a Gestão de Resíduos Sólidos (SNIR), que reúne as informações e a evolução da concepção da política, envolvendo o Sistema Nacional de Informações sobre Meio Ambiente (SINIMA) e o Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento Básico (SINISA), atual SNIS coordenado pelo Ministério das Cidades.

vendas residuos industriais

Como aproveitar a sucata?

Sucata é todo resíduo, produto defeituoso ou material que apresente uma série de não conformidades que o torne inadequado ao que se destinava originalmente e cujo trabalho ou reparo não sejam viáveis economicamente, sendo passível de reciclagem para fabricação de outro produto.

Diariamente, seja por erros no processo produtivo ou na geração de resíduos oriundos do processo de forma indireta, indústrias geram quantidades significativas de sucatas de todo tipo. Quando destinadas corretamente, as sucatas são fonte de oportunidades para as empresas que são geradoras, para quem gerencia, pra quem transporta e pra quem trata. Os tipos de sucata que são muito utilizados em processos de reciclagem são:

  • Sucada de carro
  • Sucata de cobre
  • Sucada de plástico
  • Sucata de inox
  • Sucata de ferro
  • Sucata de borracha
  • Sucata de chumbo

As sucatas de plásticos, por exemplo, tem usos diversos e consistem em materiais poliméricos sintéticos que são facilmente transformáveis mediante o emprego de calor e pressão. Os tipos mais comuns são: garrafas, bombonas, vasos, sacolas, embalagens, peças automotivas, paletes, caixas, tubos, dentre outros.

Por meio do uso de um triturador de resíduos, que também é aplicável para sucata de borracha, tritura-se o plástico, transformando-o em partículas granuladas ou aparas plásticas para venda, tornando-se uma matéria-prima que retorna ao processo produtivo. Dessa forma, comprar e vender sucatas plásticas se torna viável dentro do mercado de venda de resíduos desse tipo.

Para a sucata ser considerada competitiva, deve-se realizar um estudo de viabilidade econômica e alguns aspectos devem ser observados, como:

  • Proximidade do local de geração em relação ao de recuperação do resíduo;
  • Volume de resíduo gerado disponível para a reciclagem;
  • Custo das etapas de preparo do resíduo antes do processamento, incluindo a coleta, transporte, separação, lavagem e armazenamento;
  • Existência de demanda para o produto resultante da reciclagem;
  • Existência de tecnologia (processo) para transformação do resíduo;
  • Custo do processamento e transformação do resíduo em um novo produto, sem prejuízo de suas características e aplicabilidade.

Feito o estudo de viabilidade, resta então estruturar as negociações e descobrir como vender os resíduos. Se sua empresa busca por um site que será um facilitador para a compra e venda de sucatas e resíduos industriais, o módulo Mercado de Resíduos do VG Resíduos pode te ajudar a encontrar geradores, gerenciadores, tratadores e transportadores e, dessa forma, o que é um passivo ambiental para sua empresa, que fica muitas vezes como entulho em caçambas, tem valor agregado e contribui para manter a sustentabilidade de seu processo produtivo.

Leia mais sobre este assunto no artigo Como Vender Resíduos, disponível no blog da VG Resíduo e saiba mais.

Vale ressaltar que o beneficiamento dos resíduos industriais impacta positivamente não só no balanço econômico das empresas, mas também traz benefícios em todo o ciclo de vida dos materiais. Permitindo que o resíduo retorne na cadeia produtiva como matéria-prima, diminuindo-se assim o uso dos recursos naturais, aumentando a receita e possibilitando a geração de empregos.

gestao de compra e venda de residuos

Mas, afinal, o que é mercado de resíduos?

Mercado de Resíduos é uma plataforma que funciona como uma espécie de “Mercado Livre dos Resíduos” para comercialização on-line de resíduos, que cria oportunidades e otimiza a gestão das organizações para melhor aproveitamento e destinação dos resíduos.

Neste software, resíduos industriais ficam organizados para as empresas que buscam por redução do custo de seu processo produtivo, sendo possível vender, comprar e trocar resíduos, além de contratar fornecedores para transporte e tratamento de resíduos.

Ao transformar o resíduo em matéria-prima, gera-se valor para ser aproveitado no processo produtivo de outras empresas e, por meio do Mercado de Resíduos, é possível se ter acesso a um banco de dados, onde organizações de todo Brasil podem se trocar informações e realizar negócios sustentáveis.

Tudo isso on-line, com acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana, em uma plataforma simples e didática.

Quais as vantagens?

  • Reduz os gastos com transporte e disposição em local apropriado, seguindo a legislação vigente;
  • Auxilia no cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos;
  • Evita a saturação de aterro e lixões e os gastos, privados e públicos;
  • Evita contaminação de solo, água e ar;
  • Reduz a proliferação de vetores de doenças, que se reproduzem nos amontoados de resíduos;
  • Gera lucro com algo que seria descartado.

Como participar?

Ao se cadastrar, é possível ativar anúncios e aguardar o contato de interessados.

O comprador tem acesso gratuito para visualizar o e cadastro de resíduos, com opção de contratação de funcionalidades exclusivas. O vendedor tem opções de contratos semestral e anual. Os fornecedores podem firmar contratos mensais para veiculação de anúncios.

Na plataforma do Grupo Verde Ghaia somente empresas que estejam em conformidade com as legislações são aceitas para compor o quadro de negociantes. Isto é, você tem segurança e confiabilidade nos serviços realizados e vendas acordadas.

Dúvidas sobre como estar em conformidade legal, regularização e para estar em dia com as legislações vigentes, procure a Consultoria On-line da Verde Ghaia e fique apto para entrar no quadro de negociantes do Mercado de Resíduos.

O que é VG Resíduos?

É um software que permite a gestão inteligente e completa dos resíduos industriais, 100% on-line, em todas as etapas do processo, ou seja, da geração até a disposição final.

O VG Resíduos traz toda a flexibilidade e praticidade que a sua empresa precisa. Pode ser acessado de qualquer lugar do mundo, a qualquer momento, o que facilita ainda mais o monitoramento e a gestão dos processos, da documentação, dos prestadores de serviço, do atendimento às legislações aplicáveis, do planejamento de resíduos.

O sistema ainda conta com a metodologia que atende à Política Nacional de Resíduos e todas as outras legislações ambientais vigentes no Brasil.

Ferramentas gerenciais e softwares de gestão podem lhe auxiliar a controlar, por área geradora, as receitas e despesas relacionadas ao gerenciamento dos resíduos sólidos da sua empresa.

Gostou desse assunto ou acha relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Quer contratar nossos serviços? Clique abaixo.

Gerenciamento de resíduos
seta para cima