descarte de residuos                    
       
26 Setembro
5 min de leitura

Descarte de lixo em restaurantes: como fazer da maneira correta?

cover image
Quando se fala em descarte de lixo em restaurantes é um assunto que vem sendo abordado, pois há dúvidas ao que pode ser destinado ou reaproveitado. Leia!
descarte de lixo em restaurantes

O descarte de lixo em restaurantes é um assunto que vem sendo abordado, pois há dúvidas se esses resíduos podem ser destinados ou reaproveitados.

Muito do que vai às mesas não é consumido pelos clientes, ademais, na cozinha se produz restos orgânicos de alimentos, resíduos que frituras, latas, vidros, papéis sujos, enfim. Uma infinidade de resíduos que não podem ser destinados à reciclagem.

Nos próximos tópicos, vamos ensinar como deve ser feito o descarte de lixo em restaurantes da maneira correta, qual processo deve ser seguido e como tirar vantagem econômica desta atividade. Acompanhe!

negociação online de resíduos

Os desafios do descarte de lixo em restaurantes

descarte de lixo em restaurantes

As leis ambientais brasileiras dizem que os resíduos de relevância ambiental não podem ser descartados junto ao lixo comum. Isso significa que, os restaurantes precisam destinar os resíduos através de processos adequados, separando o que pode ser reciclado e o que deve ser levado aos aterros.

A fiscalização em geral, não cobra o descarte individualizado nos restaurantes pequenos, uma vez que seus resíduos em muitos dos casos, assemelham-se ao lixo doméstico. Geralmente, apenas restaurantes que produzem uma quantidade mais significativa de resíduos são fiscalizados quanto ao descarte adequado do lixo produzido.

As maiores dificuldades estão na separação, uma vez que, em meio ao lixo orgânico também há papéis, embalagens, vidros, óleos e etc. Após o lixo separado, o problema passa a ser a destinação, tendo em vista que cada tipo de material deve ser enviado a um meio de tratamento diferente. O ideal é que se tenha um parceiro que possa se encarregar de todo este trabalho.

Saiba mais: como ganhar dinheiro com a reciclagem de resíduos

Problemas decorrentes do descarte inadequado

descarte de lixo em restaurantes

O descarte inadequado do lixo, em primeiro lugar pode trazer um problema com as autoridades fiscais. Empresas que estejam descarregando materiais contaminantes junto às rede fluviais e pluviais podem acabar sofrendo com multas e outros tipos de sanções. Ademais, é necessário, em alguns casos, possuir o comprovante de destinação adequada do material.

O descarte de lixo orgânico nas ruas também traz problemas à comunidade local e até mesmo ao próprio estabelecimento, uma vez que ele atrai ratos, moscas, gera mal cheiro e etc.

A melhor maneira de lidar com este problema é a destinação através de empresas especializadas. Elas, muitas das vezes conseguem agregar valor aos materiais e reduzir os custos para ambos os lados.

A maneira correta de se realizar o descarte de lixo de restaurantes

Empresas de destinação especializadas podem melhorar muito os resultados da gestão ambiental de restaurantes. Elas podem se encarregar da instalação dos equipamentos e acessórios de segregação do material, bem como da coleta e encaminhamento para o tratamento adequado. Caso o próprio restaurante queira fazer este trabalho, os custos podem acabar não compensando.

Os materiais de relevância ambiental, especialmente os óleos e gorduras, devem ser destinados com empresas especializadas neste tipo de coleta. Elas deixarão no estabelecimento, um comprovante de coleta que deverá ser apresentado à fiscalização quando esta visitar a empresa. Os demais materiais precisam ser alocados em sacos especiais e mantidos em uma área específica.

As leis sanitárias impedem que o lixo seja armazenado, ainda que temporariamente, junto aos locais de preparo dos alimentos. Então, o restaurante deve manter uma área específica para guardar os resíduos que estão aguardando a coleta.

Mercado de Resíduos: obtenha mais clientes e amplie o seu negócio agora!

Como obter melhores resultados

O ideal é que os resíduos sejam controlados através de ferramentas que permitam o monitoramento da quantidade gerada, destinada e que confira o andamento legal de toda a operação.

O VG Resíduos possui todas estas funcionalidades e permite que a operação de resíduos seja feita de forma automática, controlando as gestões interna e externa destes materiais.

Saiba como a VG Resíduos pode ajudar na gestão de resíduos da sua empresa

A ferramenta do VG Resíduos também fornece toda documentação necessária à regularização da operação. Assim, cada material que é gerado e retirado da empresa passa pelo processo de registro e possui seus documentos legais e normativos emitidos.

Assim, muito além daquilo que é exigido pela legislação, o sistema provê para seus usuários, de forma a aumentar o nível de controle.

Os indicadores de geração, destinação, formas de tratamento, custo ou receitas auferidas e todas as outras variáveis necessárias à uma gestão de resíduos de alto nível, são fornecidos pelo software. O sistema também auxilia na localização de formas mais vantajosas de destinação dos resíduos.

negociação online de resíduos

Como ganhar dinheiro com lixo de restaurantes?

descarte de lixo em restaurantes

Boa parte do lixo produzido nos restaurantes é reciclável (latas, vidros, potes). Contudo, os papéis usados e restos de alimentos não podem ser reciclados, gerando custo para a destinação.

Pensando nisso, algumas empresas começaram a trabalhar com a compostagem ou biodigestão de resíduos orgânicos. Elas coletam os materiais nos restaurantes das áreas atendidas e os levam à centros com composteiras ou biodigestores, os quais neutralizarão a carga orgânica do lixo e o transformam em adubo orgânico e até em energia elétrica.

A melhor maneira de localizar as empresas de compostagem na região do restaurante é utilizando o Mercado de Resíduos. O sistema é online e permite que o lixo da empresa seja cadastrado, de forma que os tratadores possam dar lances sobre o quanto cobrariam ou até quanto pagariam para obter o material.

Em grande parte dos casos, as empresas de tratamento de lixo orgânico coletam o material sem custo algum, de maneira que o custo de destinação para o restaurante acaba sendo zero. O Mercado de Resíduos localiza os tratadores por região, de forma a viabilizar questões de frete e outros custos.

O descarte de lixo em restaurantes é um dos principais desafios da gestão sustentável de resíduos exigida por nossa época. O despejo destes materiais em locais impróprios acarreta na emissão de gás metano, além do mau cheiro e da criação de ambiente propício à animais indesejados. Destinar corretamente é parte do papel social que todas as empresas precisam cumprir.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Saiba as sete dicas para vender resíduos e lucrar no Mercado de Resíduos.

negociação online de resíduos
seta para cima