geracao de residuos por fonte geradora                    
       
4 Dezembro
4 min de leitura

Descubra as vantagens ao mapear a geração de resíduos por fonte geradora

cover image
Quando a empresa mapeia suas fontes geradoras de resíduos ela identifica em quais locais é possível reduzir a geração de resíduos sólidos
vantagens ao mapear a geração de resíduos por fonte geradora

Desde 2010 o país possui a Lei Nº 12.305 do Ministério do Meio Ambiente, que define a Política Nacional de Resíduos Sólidos – a PNRS. Essa política estabelece princípios que vão de encontro com o modo de produção da maioria das empresas.

Dentre esses princípios destaca-se a prevenção e a redução da geração de resíduos. Para isso a PNRS exige que as empresas elaborem um plano de gerenciamento de resíduos.

Gerenciar os resíduos significa realizar um conjunto de ações para a disposição final ambientalmente adequada. E para que isso acontece é importante mapear a geração de resíduos por fonte geradora.

Conheça algumas vantagens ao mapear a geração de resíduos por fonte geradora

**

vantagens ao mapear a geração de resíduos por fonte geradora

**

As empresas devem ter em mente que mapear a geração de resíduos por fonte geradora não resulta só em gastos e trabalho extra. Quando é elaborado, implantado, executado e monitorado de maneira correta, o mapeamento é uma ferramenta importantíssima na gestão, organização e redução de custos no seu processo produtivo, pois através dele é possível avaliar quais as fontes que desperdiçam matéria prima, qual a melhor forma de dispor os resíduos gerados e quais alternativas para a redução na geração de resíduos.

Mapear a geração de resíduos por fonte geradora traz às empresas diversas vantagens. Abaixo listamos as principais:

Redução de Custos

A elaboração, implantação, execução e monitoramento do mapeamento da geração de resíduos contribuem de três maneiras para a redução de custos em uma empresa:

  • Redução de custos com a destinação de resíduos;
  • Redução de custos de processo;
  • Redução no consumo de matéria prima;
  • Redução dos custos com equipamentos e pessoal.
monitoramento do mapeamento da geração de resíduos

Redução de custos com a destinação de resíduos  - O mapeamento da geração de resíduos tem como um dos principais objetivos diagnosticar quais os pontos de geração excessiva de resíduos. Através do mapeamento a empresa pode implantar medidas de redução e orientar os funcionários sobre a correta segregação dos resíduos, evitando assim que sejam destinados de forma errada. A destinação incorreta de resíduos traz prejuízo às empresas, aumentando assim o custo de destinação.

Redução de custos Matéria Prima – Outro objetivo do mapeamento da geração de resíduos por fonte geradora é verificar em quais etapas do processo produtivo há desperdício de matéria prima. O mapeamento contribui na identificação de possíveis falhas no processo da empresa.

Redução dos custos com equipamentos e pessoal – No mapeamento é determinado a quantidade, tamanho, tipo e localização das lixeiras, containers de armazenamento temporário e principalmente a quantidades de profissionais necessários a realização da gestão dos resíduos.

Determinação do espaço para armazenamento ambientalmente correto

armazenamento de resíduos

Em uma empresa, durante suas etapas de fabricação, são gerados certo volume e tipo de resíduo. E para cada tipo de resíduo existe o método de destinação final adequado, que pode ser em aterro sanitário, tratamento, coprocessamento, aterro industrial, reciclagem, etc.. Porém alguns resíduos até serem destinados podem ficar por algum período de tempo armazenado na empresa.

O mapeamento da geração por fonte geradora proporciona outra vantagem a empresa no gerenciamento de resíduos, como determinar a melhor localização para o armazenamento destes resíduos e também a periodicidade ideal para a coleta dos mesmos, contribuindo com a liberação de espaço e organização da empresa.

Redução dos Riscos de Acidente

Outra vantagem ao mapear a geração de resíduos por fonte geradora é a redução dos riscos de acidente do trabalho, uma vez que, para cada tipo de resíduo são determinados métodos de manuseio, EPI’s a serem utilizados, rotas de transporte interno e externo, locais de armazenamento e horários para coleta e destinação.

Redução e Controle dos Impactos Ambientais

Quando a empresa mapeia suas fontes geradoras de resíduos ela identifica em quais locais é possível reduzir a geração de resíduos sólidos e qual a maneira correta de segregação e destinação final. Isso contribui diretamente no controle e redução dos impactos ambientais gerados pelas atividades humanas

Alguns dos impactos associados à destinação incorreta dos resíduos sólidos são: proliferação de vetores, contaminação das águas superficiais e subterrâneas, este último principalmente pelo chorume, poluição atmosférica, contaminação do solo, entre outros.

Melhoria da Visibilidade da Empresa

gestão de resíduos

Implantar dentro de uma organização a gestão de resíduos aumenta a credibilidade da empresa perante seus fornecedores e clientes, assim como também para o órgão fiscalizador.

O mapeamento da geração de resíduos contribui para a agilidade dos processos de renovação da licença ambiental de operação e, feito de forma correta, reduz o risco de multas, haja vista que a empresa terá conhecimento total de quais resíduos gerados e quais métodos apropriados de destiná-lo.

A importância do mapeamento da geração de resíduos na gestão ambiental e econômica

geração de resíduos na gestão ambiental e econômica

Na maioria das vezes a geração de resíduos no processo produtivo indica uso ineficiente de materiais e recursos.

Economicamente, os resíduos de produção são custo para empresa, tanto no que refere aos custos dos materiais transformados em resíduos, quanto ao custo de tratamento e disposição dos resíduos gerados.

Ambientalmente, os resíduos representam a extração desnecessária de recursos naturais transformado em resíduo e a poluição a ser causada com o seu lançamento ao Meio Ambiente.

Empresas que desejam se certificarem na ISO 14001 e implantar um Sistema de Gestão Ambiental devem buscar na gestão adequada de resíduos esses dois fatores: economia e gestão ambiental.

Como a Consultoria em Gerenciamento de resíduo pode trazer as vantagens do mapeamento da geração por fonte geradora?

A VG Resíduos auxilia a sua empresa na gestão completa dos resíduos gerados durante seu processo produtivo.

O gerenciamento de resíduo realizado pela Verde Ghaia conta com o software que permite o mapeamento da geração de resíduos por fonte geradora. Todas as informações referentes ao resíduo gerado são inseridas no sistema, este integra e organiza esses dados de modo a orientar e viabilizar a gestão mais eficiente.

Evite elaborar o mapeamento da sua empresa apenas para formalização junto ao órgão ambiental dos resíduos gerados.

Utilize o mapeamento para a melhoria continua dos processos, redução de custos e organização da empresa.

Gerenciamento de resíduos
seta para cima