Descubra como superar as 5 maiores dificuldades de controlar a atualização dos formulários utilizados no gerenciamento de resíduos sólidos

20/10/2020

5 maiores dificuldades de controlar a atualização dos formulários utilizados no gerenciamento de resíduos sólidos

Um software especializado em Gestão de Resíduos permite que as empresas gerenciem e reduzam seus resíduos, garantam conformidade ambiental e aprimorem seu desempenho ambiental. Através dele o gestor ambiental supera as cinco maiores dificuldades de controle de atualizações de formulários de resíduos utilizados no gerenciamento de resíduos sólidos. Neste artigo saberemos algumas dicas básicas é possível para elaborar a documentação da gestão de resíduos com exatidão e sem sofrimento!

O gerenciamento de resíduos sólidos responsável e eficaz envolve a elaboração de uma série de documentos: ficha de emergência, ficha de segurança do resíduo químico, certificado de destinação final e manifesto de transporte são alguns exemplos. Só quem lida com gestão de resíduos sabe das reais dificuldades de controlar a atualização dos formulários utilizados. Tudo isso reforçado pela ciência de que qualquer deslize nesta etapa pode provocar penalidades, como multas ou notificações ambientais. Isso torna a gestão de resíduos mais árdua e crítica.

São 5 (cinco) as maiores dificuldades, mas, calma! Também trouxemos a você a solução para a otimização do seu tempo e a integridade das informações organizacionais.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

  • as cinco maiores dificuldades de controlar a atualização dos formulários utilizados no gerenciamento de resíduos sólidos
  • como superar essas cinco maiores dificuldades
  • software especializado de Gestão de Resíduos da VG Resíduos

As cinco maiores dificuldades de controlar a atualização dos formulários utilizados no gerenciamento de resíduos sólidos

Veja as cinco maiores dificuldades de controlar a atualização dos formulários no gerenciamento de resíduos sólidos:

Falta de habilidade com o Excel

O padrão tradicional de gerenciamento de resíduos deposita no programa Excel a responsabilidade de ser o banco de dados organizacionais.

Ocorre que o Excel apesar de popular não é tão simples de ser utilizado. Você já deve ter digitado a fórmula padrão equivocadamente gerando uma célula com erro; ou mesmo, selecionado um intervalo inadequado.

Há também aqueles que precisam pesquisar no Google modelos pré-formatados, de planilhas, mas não checam se as fórmulas estão corretas e depois não sabem por onde começar para corrigir os erros.

Portanto, essa falta de habilidade com o excel dificulta a gestão de resíduos da empresa, já que o risco de cometer erros e elevado.

Erros nas conversões de medidas

É considerado um dos erros mais comuns. Uma vírgula fora do lugar, um zero a mais ou a menos compromete consideravelmente os resultados apresentados e põe em cheque a credibilidade das informações prestadas.

Defasagem diante de alterações legais

Os formulários são instrumentos do processo administrativo que tem como objetivo comunicar, transmitir e registrar informações. Para cada instituição e propósito são estabelecidos padrões próprios de espaços, campos, linhas, colunas e formato.

Por meio de formulário é possível proporcionar a padronização nas comunicações, considerando elementos essenciais não sejam omitidos e estejam dispostos de forma organizada. Desta forma, os formulários permitem o armazenamento de dados e informações e sua posterior recuperação e uso; fornecem condições de controle aos processos e fluxos organizacionais; e auxiliam na execução e atividades de tarefas.

Se por um lado os formulários ajudam nesse trânsito de informações, tornando-o mais rápida e eficiente, alterações legais frequentemente representam alterações nos formulários. Isto em geral cria uma grande confusão e trabalho extra. Certo?!

Bem, isso dependerá das ferramentas que sua empresa utiliza para preenchimento desses formulários. E aqui você descobrirá como sua empresa poderá preencher formulários atualizados e em conformidade com a legislação vigente, sem nenhum tipo de estresse.

À medida que as alterações legais vão ocorrendo (e não são esparsas!) a empresa deve também atualizar seu modo de operação e/ou de gerenciamento dos resíduos. Além disso, novas disposições legais levam um tempo até que sejam incorporadas aos formulários. Isso porque a atualização dependerá de intenso envolvimento e acompanhamento específico. Isso sem contar o tempo que se leva para “digerir a informação”. A fiscalização, porém, nem sempre perdoa.

Baixa produtividade

A tarefa de compilar os dados e sistematizá-los de acordo com a legislação não é nada simples. Reunir todos os documentos pertinentes gera muitas dúvidas, sobretudo quanto à coerência das informações.

Revisar número a número e corrigir falhas ao descobrir um erro na tabela do Excel ou por que uma lei foi alterada, por exemplo, representam um déficit no aproveitamento do tempo útil do colaborador ou gestor responsável por esses procedimentos.

Deslizes no Ctrl+C, Crl+V

Muitas informações dos formulários de gerenciamento de resíduos são comuns. No afã de compensar a baixa produtividade do sistema tradicional, muitos apostam no famoso Ctrl+C, Crl+V (copiar e colar) e acabam mantendo informações em campo errados ou reproduzindo número que não correspondem à realidade.

ebook passo a passo para encontrar fornecedor qualificado

Como superar essas cinco maiores dificuldades?

5 maiores dificuldades de controlar a atualização dos formulários no gerenciamento de resíduos sólidos

Pois bem, se há a doença, sempre haverá o remédio…

Nesse contexto, os softwares de gestão emergem como uma alternativa inovadora e dinâmica para viabilizar o manejo e monitoramento minucioso de todas as etapas do processo industrial, isto é, desde a geração dos resíduos até a sua destinação ou disposição final.

Com a utilização de softwares, o acompanhamento integral da gestão dos resíduos industriais torna-se mais prático, intuitivo e alinhado às alterações das legislações ambientais.

O software permite ao gerador o acompanhamento e controle sobre a gestão dos resíduos. Através dele são garantidos que todas as etapas necessárias para uma gestão eficiente sejam realizadas. Além disso, garante o cumprimento de todas as leis ambientais, a segurança e a sustentabilidade.

A integração da tecnologia e da consciência ambiental no processo industrial traz inovações que facilitam a tarefa cotidiana das empresas; instituem mecanismos que auxiliam a tomada de decisões estratégicas; e geram valor para as corporações.

Gestão ambiental

Software especializado de Gestão de Resíduos da VG Resíduos

Apresentamos a você o VG Resíduos que é uma ferramenta capaz de pôr fim a todas as dificuldades de controlar a atualização dos formulários utilizados. Vejamos o porquê.

Os erros no Excel são eliminados uma vez que as informações são cruzadas e fazem correlações automáticas.

Os equívocos com a conversão de medidas também são extintos porque o sistema faz conversões automaticamente e todos os dados preenchidos seguem os padrões das documentações pertinentes.

E, ainda, o famoso Ctrl+C, Ctrl+V perde o sentido, já que todas as informações estarão integradas, havendo, inclusive, a possibilidade de importar dados. Dessa forma, todas as informações necessárias estarão organizadas e padronizadas nos exatos termos da legislação.

Além disso, o desafio do acompanhamento das atualizações legais fica também solucionado com o acoplamento da ferramentas que monitoram a gestão integrada da sua conformidade legal fazendo remotamente as devidas alterações no sistema. Através da internet, o cliente gerencia os Sistemas de Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho, Segurança de Alimentos, Responsabilidade Social e Qualidade.

O software especializado de gestão de resíduos da VG Resíduos permite que as empresas gerenciem e reduzam seus resíduos, garantam conformidade ambiental e aprimorem seu desempenho ambiental.

A solução da VG Resíduos é um software excelente para atender às necessidades da organização relacionadas à gestão dos resíduos gerados, armazenados, transportados, tratados e que recebem a disposição final.

Através do software online a empresa tem acesso a um mecanismo automático, que gerencia o ciclo de vida completo dos resíduos, iniciando na sua geração até chegar em sua disposição final.

A solução VG Resíduos facilita o cumprimento dos regulamentos ambientais através da padronização e organização de toda a documentação.

Também, através do software online, são gerados automaticamente formulários para coleta de registros de todos os dados essenciais de cada tipo de resíduo, como: destinadores, transportadores, unidades geradoras, etc.

Sendo assim, para superar as cinco maiores dificuldades de controle de atualização dos formulários de resíduos utilizados no gerenciamento de resíduos sólidos o software da VG Resíduos é uma solução integrada que facilita a gestão dos resíduos da organização. Com o software a empresa terá melhor visibilidade de todo o processo de gestão. Também, será mais fácil o gerenciamento do inventário de resíduos.

O software permite: controle total de todos os processos de gestão de resíduos; agilidade na emissão dos documentos; redução de custos com destinação de resíduos; segurança dos dados; controle de documentos.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Gestão ambiental

Compartilhe!