Quais são as principais Diretrizes do Desenvolvimento Sustentável?

07/10/2020

Diretrizes do Desenvolvimento Sustentável

As Diretrizes do Desenvolvimento Sustentável são muito importantes para garantir um futuro mais saudável, justo e igualitário para todos. As diretrizes foram adotadas, em 2015, pelos países que integram a Organização das Nações Unidas. Sendo assim, são metas cuja proposta é a atuação contra a pobreza e a fome, a proteção do planeta, o incentivo à educação de qualidade e a garantia de sociedades pacíficas e inclusivas.

As Diretrizes do Desenvolvimento Sustentável fazem parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Neste artigo vamos entender melhor sobre essas diretrizes. Então vamos lá!

Gestão ambiental

O que são diretrizes do desenvolvimento sustentável?

Diretrizes do Desenvolvimento Sustentável

As Diretrizes do Desenvolvimento Sustentável estão inclusos na agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015.

Até 2030 todos os países do mundo devem implementar os 17 objetivos e 169 metas. As diretrizes são formadas por ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) foram os pilares para o desenvolvimento das diretrizes.

A ONU percebeu que os ODM obtiveram avanços consideráveis na redução da pobreza global, no acesso à educação e à água e propôs dar continuidade ao trabalho já realizado, traçando novas metas.

As diretrizes são globais em sua natureza e universalmente aplicáveis, levando em conta diferentes realidades nacionais, capacidades e níveis de desenvolvimento, bem como respeitando políticas e prioridades nacionais. Eles não são independentes entre si – eles precisam ser implementados de uma forma integrada.

As diretrizes podem ser divididas em quatro grandes áreas, sendo elas:

Social: relacionada às necessidades humanas, de saúde, educação, melhoria da qualidade de vida e justiça.

Ambiental: trata da preservação e conservação do meio ambiente, com ações que vão da reversão do desmatamento, proteção das florestas e da biodiversidade, combate à desertificação, uso sustentável dos oceanos e recursos marinhos até a adoção de medidas efetivas contra mudanças climáticas.

Econômica: aborda o uso e o esgotamento dos recursos naturais, a produção de resíduos, o consumo de energia, entre outros.

Institucional: diz respeito às capacidades de colocar em prática os objetivos do desenvolvimento sustentável em ação.

Quais as diretrizes do desenvolvimento sustentável?

Diretrizes do Desenvolvimento Sustentável

1: Erradicar a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos 14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter à degradação da terra e deter a perda de biodiversidade 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

Por que é importante as diretrizes na minha empresa?

Diretrizes do Desenvolvimento Sustentável

As diretrizes apresentam uma oportunidade para que as soluções e tecnologias empresariais sejam desenvolvidas e implementadas para tratar dos maiores desafios mundiais de desenvolvimento sustentável.

As diretrizes do desenvolvimento sustentável tem um imenso impacto para as empresas, pois a conservação dos recursos naturais passa a integrar os objetivos sociais e econômicos, aliando ecologia e economia.

Para muitas empresas está claro que somos todos dependentes de boas condições ambientais, seja para a qualidade de vida de seus colaboradores, para a oferta de insumos produtivos ou para a redução de resíduos.

A implementação das diretrizes nas empresas é fundamental, já que é notória a limitação dos governos em conseguirem, sozinhos, resolver todas as questões.

Os benefícios das diretrizes incluem:

Como as diretrizes interferem na gestão de resíduos?

Diretrizes do Desenvolvimento Sustentável

Umas das diretrizes busca assegurar padrões de produção e consumo sustentável. Para isso a organização pode implementar programas sobre produção e consumo sustentáveis com intuito de alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais.

Também, deve implementar metas de redução de desperdícios e reaproveitamento de resíduos.

A empresa deve desenvolver meios de realizar o manejo ambientalmente adequado de seus produtos e, principalmente, dos resíduos.

Além de, adotar práticas sustentáveis e a integrar informações de sustentabilidade em seu ciclo de relatórios

Um dos grandes desafios das empresas é assegurar que todos os resíduos sejam gerenciados de forma apropriada e segura, desde a geração até a disposição final (do berço ao túmulo), envolvendo as etapas de geração, caracterização, manuseio, acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final.

Através da plataforma VG Resíduos você encontra uma solução prática e funcional que permite à sua empresa realizar a gestão completa do processo, monitorar históricos e tomar decisões estratégicas baseadas em gráficos e relatórios.

O uso de softwares de gestão para realizar as diretrizes do desenvolvimento sustentável

Diretrizes do Desenvolvimento Sustentável

O uso de um software especializado em gestão pode ser o ideal para a empresa controlar os principais aspectos de desempenho, o cumprimento da lei ambiental, a redução dos impactos ambientais, entre outros.

Com o software é possível o controle total de todos os processos de gestão ambiental, eliminando as antigas planilhas de Excel, licenças em PDF e documentos em Word.

Pensando nisso a VG Resíduos desenvolveu um software em que todos os envolvidos na gestão ambiental podem trabalhar de forma sistematizada e organizada, aumentando a eficácia da gestão.

Os acompanhamentos podem ser feitos em um ambiente totalmente virtual. Possibilitando assim, a agilidade dos processos e a segurança das informações.

Os benefícios em ter um software da VG Resíduos na gestão ambiental são inúmeros, entre eles o software permite manter um histórico sobre os processos produtivos. Com essas informações a empresa identifica os gargalos do processo, ou seja, onde é possível reduzir desperdícios. Isso permite reduzir os custos, por exemplo, com a aquisição de matéria prima e com a destinação dos resíduos.

Portanto, as diretrizes do desenvolvimento sustentável garantem um futuro mais saudável, justo e igualitário para todos. Através de metas cuja proposta é a atuação contra a pobreza e a fome, a proteção do planeta, o incentivo à educação de qualidade e a garantia de sociedades pacíficas e inclusivas.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

ebook passo a passo para encontrar fornecedor qualificado

Compartilhe!