gestao de residuos                    
       
30 Outubro
4 min de leitura

Economia verde: qual relação e influência na gestão de resíduos?

cover image
A economia verde possibilita a proteção ambiental e reduzir os impactos ambientais de uma má gestão de resíduo. Saiba mais!

A economia verde é uma alternativa de modelo econômico mais sustentável que reorienta os padrões de consumo e produção atuais. Esse modelo busca processo de desenvolvimento e instrumento econômico que faça uso sustentável dos recursos naturais e a gestão correta de resíduos.

A economia verde possibilita o desenvolvimento econômico compatibilizando-o com a proteção ambiental, a igualdade social, a erradicação da pobreza e a melhoria do bem-estar dos seres humanos. Através dela são reduzidos os impactos ambientais de uma má gestão de resíduo. Confira!

Economia verde: no que consiste?

Segundo o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), a economia verde é definida como sendo  “Uma economia que resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz, significativamente, riscos ambientais e escassez ecológica".

A economia verde emprega tecnologia sustentável no sistema de produção. Desta forma, as etapas produtivas seguem processos justos, economicamente viáveis e ambientalmente adequados.

O objetivo da economia verde nas empresas é o combate à perda da biodiversidade, através de modelos que buscam ampliar a eficiência energética, a geração de empregos e o máximo aproveitamento e reaproveitamento dos bens naturais e matérias-primas, comumente reduzindo a geração de resíduos.

A economia verde busca aliar desenvolvimento socioeconômico com sustentabilidade. Desta forma, o conceito demonstra que o desenvolvimento sustentável e o desenvolvimento econômico não são perspectivas distintas, mas que podem tornar-se complementares.

O conceito surgiu no contexto da RIO-92, foi elaborado e divulgado mundo afora em um relatório do PNUMA (2011). A economia verde deve estimular a geração de empregos e a produção de renda para toda a população. Contudo, ao mesmo tempo devem ser tomadas medidas para a redução dos gases-estufa, a ampliação da eficiência energética (com o uso de fontes de energia alternativas e limpas) e o uso sustentável dos recursos naturais.

A economia verde é também chamada de ecodesenvolvimento.

Economia verde na gestão de resíduos

Existem bons exemplos de modelos de economia verde que influencia a gestão de resíduos, como:

Logística Reversa

A logística reversa, desde a instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS se destaca como um dos instrumentos mais determinantes para garantir o descarte correto e a reciclagem de resíduos.

A logística reversa é um processo que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas referentes ao retorno dos materiais após o consumo para as empresas fabricantes de tal produto.

Instituir a logística reversa colabora para que o meio ambiente seja poupado, diminuindo a poluição e os problemas causados pelo descarte incorreto dos resíduos. Além de ser uma obrigação legal, conforme a lei 12.305/2010, demonstra ser um importante diferencial competitivo para a empresa.

É um instrumento que auxilia a aplicação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. Empresas que possuem práticas sustentáveis em seus processos a considera como um instrumento de caráter econômico e social que permite a coleta de determinados resíduos para o setor empresarial.

Reciclagem

A possibilidade de utilização de resíduo como matéria prima tem sido umas das principais fontes economicamente viáveis e ecologicamente corretas para algumas empresas que adotam a reciclagem ou a utilização de material reciclado no seu processo produtivo.

Há inúmeros negócios de sucesso atualmente que tem como principal fonte de matéria prima o resíduo industrial que outras empresas dispõem.

O mercado de resíduo tem se tornado uma oportunidade lucrativa para várias empresas, que encontram no seu resíduo uma fonte extra de lucro.

Os benefícios da reciclagem são muitos, tanto para o meio ambiente, quanto para a área socioeconômica.

Para o meio ambiente: redução da acumulação dos resíduos, evitando a produção de novos materiais, como: papel, que exige o corte de árvores, com emissão de gases como metano e gás carbônico, consumo de energia, agressões ao solo, ar e água.

Na questão socioeconômica, a reciclagem contribui para o uso racional dos recursos naturais e da reposição dos recursos que podem ser reaproveitados.

A reciclagem também proporciona uma melhora na qualidade de vida das pessoas, com a preservação das condições ambientais, e também gera renda para aquelas pessoas que encontra nessa atividade uma oportunidade de negócio.

Como a VG Resíduos pode ajudar sua empresa?

A VG Resíduos auxilia a empresa implantar a economia verde, uma vez que a plataforma incentiva destinações limpas e melhora a eficiência das empresas na gestão dos seus resíduos.

A gestão de resíduos a principio pode parecer ser complicada, burocrática ou cansativa, principalmente na etapa de classificação e caracterização do resíduo. No entanto, é essencial para minimizar impactos ambientais e passivos, evitar prejuízos financeiros e preservar a imagem da empresa.

A VG Resíduos é a solução para o negócio e permite realizar a gestão completa do processo, monitorar históricos e tomar decisões estratégicas baseadas em gráficos e relatórios.

Com muitos anos de atuação, a VG Resíduos conta com profissionais  habilitados e experientes em fornecer orientações para o adequado gerenciamento de resíduos, com o melhor custo benefício.

Com objetivo de gerar resultados positivos para seus clientes e atender a legislação ambiental, prestando serviços de elaboração e implantação de planos de gerenciamento de resíduos, além de desenvolver treinamentos e monitoramentos para acompanhar a eficiência das ações.

Sendo assim, conclui-se que a economia verde é um conceito que busca aliar o crescimento econômico com justiça social e preservação do meio ambiente. Ela busca o crescimento econômico da empresa, desde que a mesma proteja os recursos naturais. É possível alcançar o conceito com aplicação de práticas sustentáveis, tais como a reciclagem e logística reversa.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

ecologia industrial contribui para gestão de resíduos
seta para cima