Gerenciamento de Residuos                    
       
28 Maio
5 min de leitura

Em que a ecologia industrial contribui para gestão de resíduos?

cover image
A ecologia industrial contribui para gestão de resíduos uma vez que promove a reciclagem e a reutilização de resíduos. Saiba mais!

 

ecologia industrial contribui para gestão de resíduos

 

A ecologia industrial contribui para gestão de resíduos uma vez que promove a reciclagem e a reutilização de resíduos, o uso eficiente dos recursos e insumos produtivos. Além disso, cria meios de estender a vida dos produtos industriais. Considerando este contexto, a ecologia industrial assume valor estratégico dentro de uma organização. É importante que a empresa desenvolva tecnologias que possam mitigar ou eliminar os impactos negativos dos resíduos gerados.

As pressões socioambientais exigem cada vez mais das empresas a responsabilidade pelos resíduos que geram. Tanto durante o processo produtivo quanto no descarte de seus produtos após o fim da vida útil. A própria instituição da Política Nacional de Resíduos deixa claro que as geradoras devem dar um destino ambientalmente correto aos seus resíduos, buscando sempre a não geração, redução, reutilização, reciclagem e disposição ambiental correta. Confira mais sobre esse conceito!

Conheça 10 dicas para ter uma empresa sustentável e lucrativa.

Ecologia Industrial contribui para gestão de resíduos

ecologia industrial contribui para gestão de resíduos

A ecologia industrial é vista por muitos especialistas como alternativa para alcançar o desenvolvimento sustentável e preservar o ecossistema.

O conceito foi desenvolvido com intuito de criar uma interação entre a indústria e o meio ambiente aonde são minimizados os impactos negativos que as atividades industriais vêm causando ao meio ambiente.

A ecologia industrial contribui para gestão de resíduos uma vez que provoca a empresa a mudar a sua percepção do sistema industrial. Antes a indústria tinha percepção que o seu sistema industrial necessitava de recursos (insumos) para produzir, e o gerado era o produto e o resíduo despejado. Já com o conceito de ecologia industrial é sugerida uma mudança nessa estrutura dos sistemas industriais. A indústria passa a entender que dentro do sistema industrial os resíduos possuem outras possibilidades do que somente o despejo. Os resíduos passam a serem compreendidos como matéria-prima para outras atividades ou processos.

O conceito é mais desenvolvido em países como Japão, Estados Unidos e na Europa. Nestes países a ecologia industrial busca prevenir a poluição, promover a reciclagem e a reutilização de resíduos. Além, do uso eficiente dos recursos e insumos produtivos.

Podemos dizer que adotar a ecologia industrial faz com que a empresa integre um sistema baseado na economia circular. Já que ambos entendem que todos os resíduos gerados são reaproveitados.

A ecologia industrial assume valor estratégico

ecologia industrial contribui para gestão de resíduos

A ecologia industrial assume um valor estratégico ao implementar um processo de ecoeficiência dentro do sistema industrial. Isto acontece uma vez que são analisados à escolha mais adequada de insumos, que reduz o a necessidade de utilização de energia, água e matéria-prima.

A ecologia industrial tem como premissa:

  • o aperfeiçoamento do uso de recursos;
  • a analise dos ciclos de materiais e a diminuição das emissões;
  • substituição de matéria prima nas atividades;
  • diminuição e eliminação da dependência de fontes não renováveis de energia;
  • maior eficiência energética e hídrica;
  • diminuição da poluição;
  • uso mais eficiente dos recursos e matéria-prima;
  • diminuição do desperdício;
  • reutilização e reciclagem dos resíduos;
  • redução dos custos operacionais.

Principais vantagens da ecologia industrial

ecologia industrial contribui para gestão de resíduos

No Brasil a ecologia industrial ainda é um conceito relativamente desconhecido por muitas empresas. Todavia implantar o conceito no meio empresarial trás várias vantagens. São elas:

  • maior eficiência energética e hídrica – menos consumo já que os processos são revistos. Optando por sistema produtivos mais eficientes;
  • diminuição da poluição – já que são gerados menos resíduos e os gerados recebem o tratamento e disposição adequada;
  • uso mais eficiente dos recursos e matéria-prima;
  • diminuição do desperdício – uma vez que os recursos e matéria prima são melhores aproveitados;
  • reutilização e reciclagem dos resíduos – contribuindo para economia de matéria prima e redução de custos. Além disso, a reciclagem permite ganhos econômicos com a venda do reciclado;
  • redução dos custos operacionais – os processos industrias sofrem mudança para eliminar desperdício e ter melhor uso dos recursos disponíveis.

Uma gestão adequada de resíduos trás benefícios

ecologia industrial contribui para gestão de resíduos

A ecologia industrial contribui para gestão de resíduos uma vez que as empresas mudam a percepção do seu sistema industrial. Deixando de enxergar o sistema como um processo que necessita de recursos para produzir. E o gerado é somente produto e resíduo. Com a ecologia industrial o sistema busca reaproveitar os recursos disponíveis em sua totalidade e a reutilização e reciclagem dos resíduos.  Além da preocupação com o fim da vida útil do produto.

A ecologia industrial muda à interação da indústria com o meio ambiente. Contudo para implantar o conceito a empresa deve controlar a geração de resíduos.

O uso da tecnologia digital pelas empresas para melhorar seu controle da geração de resíduos surge como sua grande aliada na gestão de resíduos.

Todos os envolvidos no gerenciamento podem trabalhar de forma sistematizada e organizada, aumentando eficácia da gestão. Os acompanhamentos podem ser feitos em um ambiente totalmente virtual. Possibilitando assim, a agilidade dos processos e a segurança das informações.

O software VG Resíduos realiza toda a gestão de resíduos de uma indústria. O seu objetivo é gerar resultados positivos para seus clientes e atender a legislação ambiental. Além do mais, presta serviços de elaboração e implantação de planos de gerenciamento de resíduos e monitora a eficiência das ações.

Com a tecnologia a empresa possuirá um sistema online com módulos diferenciados conforme a necessidade do seu segmento.

Aderir a VG RESÍDUOS como uma ferramenta capaz de centralizar as informações possibilita uma gestão mais estratégica do processo.

Os benefícios em ter o software da VG Resíduos são inúmeros, entre eles:

  • auxilia no cumprimento da Política Nacional de Resíduos;
  • facilita a gestão de informações e evita perdas e falhas no processo aumentando a produtividade;
  • padroniza a comunicação com fornecedores;
  • minimiza a possibilidade de passivos ambientais e prejuízos para a empresa;
  • permite o controle completo de documentação e licenças;
  • otimiza a elaboração de relatórios e inventários;
  • auxilia no cumprimento de prazo, com lembretes e alertas de vencimento;
  • sistematiza as informações em gráficos para orientar a tomada de decisões estratégicas.

Leia mais sobre gestão de resíduos em: Guia completo da gestão de resíduos sólidos

Assim sendo, a ecologia industrial contribui para gestão de resíduos, pois permitem que as empresas gastem menos recursos ao reutilizar e reciclar resíduos. A ecologia industrial permite que as empresas gastem menos recursos e evitem desperdícios. O conceito promove uma melhor integração entre a indústria e o meio ambiente. Ainda é um conceito que está em uma etapa de construção no Brasil, mas já demonstra um grande potencial frente aos problemas ambientais. Além de ser um conceito que busca a ecoeficiência dos processos.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Como controlar a validade de licenças e CADRI`s por um software online?

ecologia industrial contribui para gestão de resíduos
seta para cima