O que são Empresas B e como ser uma empresa sustentável e lucrativa?

Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5

30/08/2021

empresas b

O sistema pode ajudar sua Empresa a tornar-se ainda mais sustentável e lucrativa! Independente de qual seja sua dúvida. Você pode estar se perguntando se sua empresa deve buscar a certificação e como funciona o processo, não é mesmo?

Universidade Anhembi, Movida e WayCarbon. Três empresas de tipologias e atividades completamente distintas, mas que compartilham uma coisa em comum: se comprometeram profundamente em usar seus negócios como uma força para o bem.

E eles não estão sozinhos! Embora essas empresas constituam algumas das Empresas B mais conhecidas, especialmente no Brasil, elas se juntam a 3.522 outras empresas responsáveis ​​em 150 setores espalhados por 74 países em todo o Planeta. Confira mais neste post!

Gestão ambiental

Empresas B: o que são, como obter a certificação?

Empresas B

Empresas B, comumente conhecidas como Corps B, são um novo tipo de corporação. Ao contrário da empresa tradicional que dá prioridade apenas à lucratividade financeira, as Empresas B realmente olham para o triplo resultado final e usa o poder dos negócios para resolver problemas sociais e ambientais.

Como o Empresas B ainda é um conceito relativamente novo - as primeiras empresas foram certificadas em 2007 - há muita confusão sobre o que realmente são.

Porém, podemos compreender que Empresas B são aquelas que atendem aos mais altos padrões de desempenho social e ambiental, de transparência pública e responsabilidade legal para equilibrar lucro e propósito da própria organização. Neste sentido, Empresas B visam uma mudança de cultura global para redefinir o sucesso nos negócios e construir uma economia mais inclusiva e sustentável.

A missão do Movimento B em todo mundo é reconhecer e provar que as empresas, por meio de seus negócios, podem - e devem - se responsabilizar pela geração de impacto positivo para a sociedade e o meio ambiente.

Desta forma, entidades sem fins lucrativos, como fundações, ONGs, e outras organizações da sociedade civil, não podem se certificar, pois foram criadas especificamente para ser uma ferramenta de mediação e resolução dessas questões.

No entanto, o Sistema B disponibiliza de forma gratuita uma ferramenta chamada Avaliação de Impacto B (BIA), para qualquer organização que queira mensurar, gerir e traçar caminhos mais assertivos para se tornarem cada vez melhores PARA o mundo. É o primeiro passo, dentre 09, para a organização certificar seu negócio como Empresa B. Clique aqui e veja os demais!

Além disso, é importante ter em mente que esses não são apenas ideais teóricos para as Empresas B, mas referências que devem ser demonstradas . Se uma empresa não atende aos mais altos padrões de desempenho social e ambiental e não tem um propósito arraigado em suas políticas, ela não será certificada. Além disso, com a recertificação precisando acontecer a cada três anos, as Empresas B são responsabilizadas por suas ações social e ambientalmente responsáveis.

Como ser uma empresa sustentável e lucrativa?

Empresas B

O foco em iniciativas ecológicas ou “verdes” pode parecer uma tendência passageira, mas com o interesse do público no aquecimento global, poluição, consumo de água e outras questões de longo alcance, é muito mais do que uma moda passageira.

Instituir práticas de negócios mais sustentáveis ​​pode significar economia real de custos, de custos de energia mais baixos a incentivos fiscais, mas as empresas também podem ganhar clientes fiéis e usuários finais que procuram fazer negócios com organizações com ideias semelhantes.

Um estudo recente descobriu que mais de 50% dos compradores da Geração Z (a geração seguinte aos millennials) estão dispostos a pagar mais por um produto sustentável. Com uma das gerações mais jovens mostrando um grande interesse em proteger o Planeta e seus recursos, um verdadeiro foco na sustentabilidade pode ajudar sua empresa a emergir como líder agora e nos próximos anos.

Além de considerar os aspectos sociais, econômicos e ambientais, as Empresas B incorporam exatamente este quarto elemento: o propósito. Esse “resultado financeiro quádruplo” leva a Empresas B a não apenas pensar nas necessidades atuais de seus negócios, seu pessoal e o meio ambiente, mas a pensar nas necessidades de sua comunidade e do mundo daqui para frente. Empresas B trabalha em direção a um futuro melhor e uma economia sustentável usando seu propósito para impulsionar mudanças significativas tanto local quanto globalmente.

Qual sua importância e como interfere na Gestão ambiental e Gestão dos Resíduos?

Empresas B

Uma vez que para ser reconhecida como uma Empresa B, essas instituições conseguem mensurar de forma mais efetiva os impactos sociais e ambientais que geram, e, portanto, passam a gerenciá-los da forma mais assertiva.

Dessa maneira, a Certificação B para as Empresas representa uma ferramenta para controle e monitoramento do seu desempenho social e ambiental, proposição de melhorias na operação e comunicação de resultados aos consumidores.

A Avaliação de Impacto (BIA), que a empresa se submete para obter a Certificação B, leva em consideração aspectos relativos ao modelo de negócio da organização. Assim, a avaliação vai levar em consideração temas relevantes como o processo de gerenciamento dos resíduos e ciclo de vida dos produtos, impactando diretamente a gestão ambiental dessas organizações.

Como resultado, as organizações que são certificadas asseguram uma melhor performance também quanto a gestão ambiental, e consequentemente, a gestão de resíduos.

Como VGR, como um software de gestão ambiental, pode auxiliar?

Empresas B

Desenvolver uma gestão de resíduos eficiente pode parecer complicado, burocrático e até cansativo. Mas é fundamental para garantir o máximo reaproveitamento de todos os rejeitos, ainda aqueles com pouca viabilidade técnica ou econômica para a reciclagem.

Para as organizações, a gestão é essencial para evitar prejuízos financeiros, preservar a imagem e principalmente minimizar os impactos ambientais, sociais e econômicos que suas atividades podem causar.

As empresas têm aderido ao software VGR Gestão de resíduos online como uma ferramenta capaz de fazer a gestão eficiente de resíduos. O software centraliza as informações e possibilita uma gestão mais estratégica do processo. Neste sentido, facilita os tramites e possibilita a obtenção a organização tornar uma Empresa B.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Agende uma demonstração Online

Compartilhe!


Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5