Por que empresas sustentáveis atraem investidores nas bolsas?

14/09/2020

empresas sustentáveis atraem investidores

As empresas sustentáveis atraem investidores porque focam tanto nos retornos sociais e ambientais quanto nos financeiros. Hoje, investidores buscam se associar a empresas que consigam demonstrar que tem preocupação com sustentabilidade e com os impactos que geram na sociedade.

Para atrair capital, essas organizações devem minimizar seus potenciais impactos negativos, impulsionar o efeito positivo do seu negócio na sociedade enquanto aumentam o seu retorno financeiro. A responsabilidade social, ambiental e os aspectos de governança corporativa, hoje, são fatores primordiais para que muitos investidores decidam se aplicarão seus fundos ou não em determinada organização.

Esse novo “meio de fazer negócio” tem feito com que diversas empresas focassem não só no lucro, mas também em temas ligados à sustentabilidade e aos benefícios para a sociedade como um todo. Neste artigo vamos entender melhor sobre esse tema. Confira!

Gestão ambiental

O que é empresa sustentável?

empresas sustentáveis atraem investidores

A sustentabilidade nas empresas, ou melhor, a sustentabilidade empresarial é um conceito que abrange as questões ambientais, sociais e econômicas. Afinal, ser sustentável significa ter a capacidade de se sustentar economicamente, socialmente e ambientalmente.

A sustentabilidade nas empresas passou a ser um fator competitivo no mercado de investimentos. As empresas sustentáveis atraem investidores porque demonstram a capacidade de integrarem as questões ambientais, sociais e econômicas. Com isso, consequentemente, conseguirão reduzir as incertezas do mercado e aumentar os seus lucros.

Empresa sustentável é aquela que colabora com o desenvolvimento da sociedade em que está inserida e que deixa uma contribuição positiva no progresso da humanidade.

Para ser sustentável, a organização deve desenvolver e implementar práticas que não esgotem recursos naturais e que garantam a continuidade dos objetivos permanentes da empresa, de seus colaboradores, de seus fornecedores, de seus acionistas e da sociedade em geral.

Empresas sustentáveis devem:

  • contribuir para a defesa, proteção e melhoria do meio ambiente;

  • criar um ambiente de trabalho saudável e estimulante para seus colaboradores, garantindo-lhes conforto e segurança, possibilidades de crescimento profissional e de aperfeiçoamento humano;

  • utilizar racionalmente os insumos e os recursos naturais ou ambientais;

  • utilizar-se de tecnologias adequadas para minimizar os impactos ambientais, para otimizar insumos e recursos e para garantir conforto e segurança às pessoas ou comunidades envolvidas;

  • garantir relações estáveis e justas com os seus fornecedores;

  • obter resultados satisfatórios para os acionistas, garantindo-lhes remuneração adequada e o interesse na continuidade da participação nos empreendimentos;

  • adotar modelos participativos de governança, que priorizem a transparência das ações e a observância estrita dos procedimentos éticos e regulamentares;

  • ser socialmente ajustada e inclusiva;

  • atuar de acordo com procedimentos que garantam respeito e atendimento satisfatório aos clientes, criando canais eficazes de comunicação e de compartilhamento mútuo de objetivos;

  • manter um nível elevado de competitividade, de forma a garantir a expansão permanente da empresa e a melhoria na sua posição como agente do desenvolvimento e do progresso das regiões e das sociedades envolvidas.

Como ser sustentável e atrair mais investidores?

Tornar sua empresa sustentável é muito menos complicado do que a princípio pareça ser. Adotar ações simples, como investir em reciclagem, coleta seletiva, adotar documentação eletrônica ou mesmo gerenciar seus resíduos são capazes de transformar o seu negócio, bem como sua relação com os clientes e a comunidade.

Conheça práticas simples para tornar sua empresa sustentável:

1. Invista em coleta seletiva e reciclagem

A coleta seletiva e reciclagem são práticas sustentáveis que têm sido decisivas para poupar o meio ambiente e a saúde pública, além de ser um incentivo social.

Entre as vantagens da coleta seletiva e reciclagem, está à diminuição do volume de resíduos e o seu reaproveitamento. Há, também, menos exploração dos recursos naturais e o aumento da vida útil dos aterros sanitários.

2. Crie práticas sustentáveis na empresa

As práticas sustentáveis além de melhorar a imagem da sua empresa, diminuem os impactos ambientais das suas atividades, reduzem os custos de produção e do produto final. Alguns exemplos dessas práticas são: a diminuição do consumo de papéis e de matérias descartáveis dentro da empresa; a redução do consumo de energia e água.

3. Crie processos com transparência

Para tornar sua empresa sustentável é fundamental manter processos transparente para o público. A organização deve demonstrar para os seus clientes, sociedade, acionistas, enfim, partes interessadas, os resultados de seus processos sustentáveis e como são realizados e monitorados.

Exemplos de transparência têm os relatórios de sustentabilidade, as certificações ambientais, selos verdes, marketing verde, etc.

4. Adote documentação eletrônica

Ao adotar um sistema de documentação eletrônica, é possível, reduzir não só o consumo de papel, mas também economizar espaço de arquivamento, aumentar a segurança de documentos importantes e confidenciais, além de agilizar buscas e economizar tempo. Os sistemas eletrônicos permite, também, o envio dos documentos para órgãos fiscalizadores, fornecedores, etc..

O sistema eletrônico da VG Resíduos controla e gera automaticamente todos os documentos importantes obrigatórios por leis ambientais, como o MTR-quando disponível, CADRI, CDF, FDSR, Ficha de Emergência, Licenças ambientais e CONAMA 313.

5. Gerencie os resíduos

Com a gestão de resíduos estabelecida a empresa é persuadida a reduzir o descarte em aterros sanitários e aumentar a recuperação de materiais para otimizar o uso de recursos naturais. Haja vista, que é necessário definir estratégias de redução da geração de resíduos, no reuso e reciclagem.

Por meio de uma gestão eficiente, as empresas divulgam sua responsabilidade socioambiental e as ações em busca da sustentabilidade.

6. Busque fornecedores sustentáveis e homologados

É importante buscar fornecedores que praticam ações sustentáveis em suas atividades, cumpram com a legislação e tenham responsabilidade socioambiental.

A gestão de fornecedores é a melhor forma de manter sob controle possíveis riscos de que terceiros possam afetar a qualidade do seu produto/serviço, promover passivos ambientais e comprometer a reputação da sua marca.

A plataforma da VG Resíduos permite a busca e escolha de fornecedores homologados e, que possuam documentos e licenças ambientais exigidas, para afastar impactos ambientais e preservar a imagem da empresa.

7. Respeite as leis ambientais

A preocupação com questões ambientais e a necessidade de uma produção mais sustentável fez com que as leis ambientais e a fiscalização pelos órgãos ambientais tornassem mais rígidas.

Para tornar sua empresa sustentável é importante o cumprimento de todas as obrigações legais. Entre elas:

  • Lei 12.305/2010 – Política Nacional dos Resíduos Sólidos: essa lei determina os mecanismos para implementação de programas para promover a boa gestão, o tratamento e destinação adequada de resíduos;

  • Lei 11.445/2007 – Política Nacional de Saneamento Básico: lei que regulamenta sobre todos os setores do saneamento (drenagem urbana, abastecimento de água, esgotamento sanitário e resíduos sólidos);

  • Lei 6.938/1981 – Política Nacional do Meio Ambiente: essa lei define que o poluidor é obrigado a indenizar pelos danos ambientais que causar, independentemente da culpa. Também determina que o Ministério Público pode propor ações de responsabilidade civil por danos ao meio ambiente, como a obrigação de recuperar e/ou indenizar prejuízos causados.

Investimentos sustentáveis: por que devemos pensar nisso?

empresas sustentáveis atraem investidores

Um investimento sustentável consiste em uma aplicação realizada em uma empresa que apresenta bons resultados nos índices de sustentabilidade. Um desses índices é o ISE.

As empresas que buscam investimentos sustentáveis olham os seguintes fatores:

  • o risco regulatório: empresas com práticas sustentáveis cumprem com a leis e regulamentos ambientais;

  • risco físico: empresas sustentáveis diminuem a poluição ambiental e a degradação dos recursos naturais, asseguram o desenvolvimento social e a proteção da saúde;

  • demanda: os consumidores são o termômetro. Eles se preocupam mais com produtos sustentáveis, logo, investir em empresas que produzem produtos sustentáveis é o melhor;

  • acesso ao capital: práticas sustentáveis minimizam riscos e atraem mais investidores, consequentemente, aumenta o capital da empresa.

Você ainda pode ter dúvidas se é vantajosos investir em sustentabilidade. Pois bem, as boas ações de governança, responsabilidade social e ambiental ajudam organizações a obterem o sucesso longo prazo.

Como um software de gestão contribui para ser sustentável?

empresas sustentáveis atraem investidores

O uso de um Software de Gestão especializado pode ser o ideal para reduzir impacto ambiental que as empresas geram, e controlar o cumprimento de suas responsabilidades sociais e sua governança. Com o software é possível o controle total de todos os processos de gestão ambiental, eliminando as antigas planilhas de Excel, licenças em PDF e documentos em Word.

Pensando nisso a VG Resíduos desenvolveu um software em que todos os envolvidos na gestão ambiental podem trabalhar de forma sistematizada e organizada, aumentando a eficácia da gestão. Os acompanhamentos podem ser feitos em um ambiente totalmente virtual. Possibilitando assim, a agilidade dos processos e a segurança das informações.

Os benefícios em ter um software da VG Resíduos para ser sustentável são inúmeros, entre eles:

  • auxilia no cumprimento das leis ambientais: com o software a empresa consegue implantar as diretrizes das leis ambientais, evitando assim, sofrer sanções, como multas e embargos;

  • facilita a gestão de informações e evita perdas e falhas no processo: o software permite manter um histórico sobre os processos produtivos. Com essas informações a empresa identifica os gargalos do processo, ou seja, onde é possível reduzir desperdícios. Isso permite reduzir os custos, por exemplo, com a aquisição de matéria prima e com a destinação dos resíduos;

  • padroniza a comunicação com fornecedores: a VG Resíduos conta com uma plataforma em que você encontra fornecedores aptos. Com a plataforma é possível encontrar um fornecedor mais próximo ao seu negócio, isso reduz o custo com transporte. Além disso, com o software de gestão é possível monitorar todos os documentos que os fornecedores devem emitir e possuir, incluindo licenças ambientais;

  • minimiza a possibilidade de passivos ambientais e prejuízos para a empresa: já que através do software é feito o controle completo da documentação e licenças evitando que a organização pague multas por não ter um documento exigido pelo órgão ambiental;

  • otimiza a elaboração de relatórios ambientais: reduz o tempo para elaboração dos relatórios, já que todas as informações necessárias estão arquivadas em um ambiente único.

Sendo assim, o índice ISE avalia a sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança. Através das práticas adotadas pelas empresas para fazerem parte das empresas B3 a organização melhora o equilíbrio ambiental.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar

Está claro que empresas sustentáveis atraem investidores. Para integrar essas ações a implantação da gestão ambiental demonstra ser promissora. A gestão ambiental é uma importante estratégia para as empresas realizarem a gestão dos impactos dos seus produtos e serviços sobre o meio ambiente.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

ebook passo a passo para encontrar fornecedor qualificado

Compartilhe!