Empresas Teal: entenda tudo e como colocar em prática?

Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5

09/12/2021

Empresas Teal

Você já ouviu falar em Empresas Teal? Empresas Teal buscam seguir o modelo homônimo criado em 2014 por um ex-diretor da empresa de consultoria McKinsey & Company, Frederic Laloux.

O modelo potencializa o talento dos trabalhadores, através do compartilhamento de seus conhecimentos e uma integração em todos os níveis. É um modelo organizacional que busca aliar produtividade e bem estar pessoal dos colaboradores.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

Neste artigo, vamos ajudá-lo a entender o que são Empresas Teal e como colocar em prática. Confira!

Agende uma demonstração Online

O que é Empresa Teal?

O conceito de TEAL (azul esverdeado em inglês) surgiu pela primeira vez no livro ‘Reinventando Organizações’ de Frederic Laloux, publicado em 2014. Na obra, o autor aplica a Teoria Integral do psicólogo Ken Wilber para demonstrar os estágios evolutivos das organizações.

Laloux era diretor da empresa de consultoria McKinsey & Company. Cansado e desmotivado com o seu trabalho abandonou o emprego e começou a pesquisar sobre organizações com uma estrutura organizacional que busca o ponto de confluência entre a máxima eficiência operacional e a satisfação dos colaboradores.

Frederic Laloux também percebeu como as transformações digitais impactam a gestão empresarial.

Portanto, as Empresas Teal são aquelas onde o capital humano, ou seja, os colaboradores são os principais personagens para o crescimento e desenvolvimento das organizações.

Essas empresas simplificam a hierarquização, promovem o senso de responsabilidade dos seus trabalhadores, é oferecem contínuas oportunidades de capacitação e desenvolvimento profissional e pessoal.

Os princípios e fundamentos das Empresas Teal

Empresas Teal

As Empresas TEAL baseiam-se em três pilares:

Autogestão

A autogestão é um sistema no qual não precisa de escalas hierárquicas como as tradicionais. Neste sistema as equipes são autogeridas e a responsabilidade da tomada de decisão se divide entre eles.

Integralidade

A integralidade incentiva os trabalhadores a se desenvolverem como profissionais e como seres humanos. Esse pilar visa o bem estar emocional de cada colaborador da empresa.

Através da integralidade é possível aumentar o compromisso e o senso de pertencimento, a proatividade e a criatividade dos colaboradores, maximizando seu potencial.

Evolução (propósito evolutivo)

Neste pilar as empresas são vistas como organismos próprios. Assim, os colaboradores conseguem acompanhar o processo de evolução natural da organização através da observação, exploração e descoberta, sem a necessidade de controlar seu desenvolvimento.

Por que é importante para o desenvolvimento sustentável?

Ao adotar práticas de negócios que buscam o desenvolvimento sustentável as empresas devem passar por mudanças nas estruturas ou modelos de gestão. O que costuma ser difícil de ser realizado, já que afeta muito as “crenças” dos colaboradores.

Para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável as organizações precisam do envolvimento dos seus colaboradores.

Através da gestão Teal isso é facilitado, uma vez que o modelo incentiva os trabalhadores a se desenvolverem como profissionais e como seres humanos.

Organizações sustentáveis são as mais inovadoras, porque estão constantemente revisando processos para encontrar novas soluções.

As empresas Teal têm colaboradores que investem mais na cultura de negócios, o que proporciona empregos mais gratificantes. O foco em garantir a sustentabilidade também cria uma cultura de responsabilidade em toda a organização.

Quais tecnologias podem ser aliadas as Empresas Teal?

Empresas Teal

A tecnologia tem se mostrado uma grande aliada, tanto na implementação desse modelo organizacional quanto para garantir o desenvolvimento das atividades na rotina da empresa.

Há tecnologias disponíveis no mercado como ferramentas uteis para melhorar a eficiência, a proatividade e a integralidade dos colaboradores. Algumas das ferramentas mais usadas para isso são:

  • Trello: é uma ferramenta de gerenciamento de tarefas aonde é possível separar os projetos em etapas. A ferramenta permite o compartilhamento dos status das atividades com o restante da equipe. Dessa forma, é possível acompanhar o andamento e o progresso para que cada um se organize melhor;

  • Organizze: é uma ferramenta de gestão de finanças que permite o usuário a acompanhar as contas e não se esquecer de pagá-las;

  • TomatoTimer: é um aplicativo que melhora a administração do tempo;

Mitos e verdades sobre Empresa Teal

Empresas Teal

Veja alguns mitos e verdades sobre empresa Teal:

Não existem líderes na Empresa Teal?

Existem, mas as empresas Teal deixaram de associar a liderança como um cargo, função ou nível dentro de uma organização. Esse significado de liderança deixa de existir. Agora passa a ter muitos cargos de liderança, porém nenhum deles está associado a ser líder de um grupo de pessoas.

Nas Empresas Teal todos podem liderar dependendo do projeto e desafio.

Na empresa Teal as decisões são lentas?

Não, pelo contrário. As Empresas Teal acreditam em uma gestão ágil aonde as decisões são tomadas de maneira mais autônoma pela equipe.

Essas empresas não utilizam aquelas reuniões demoradas aonde um grupo selecionado toma as decisões por si.

Na empresa B não existem regras, métricas e estrutura?

Existe sim, no entanto as regras, métricas e estrutura valem para todos da organização. Aquela regra “Faça o que seu chefe manda!” não é mais valido.

Na empresa Teal as métricas que mostram um resultado ou eficiência de um processo não são abolidas. Elas ajudam a equipe a entender e aprender sobre o impacto das decisões tomadas.

A equipe precisa ser madura antes de a empresa ser Teal?

Não. A implementação dos pilares para se tornar uma Empresa Teal é o melhor caminho para uma equipe amadurecer e se tornar pronta para a Empresa Teal.

Na Empresa Teal todos são iguais?

Não. Na Empresa Teal há uma equivalência na definição e aplicação de regras e princípios, assim como uma distribuição equilibrada e transparente de autoridade.

Empresa Teal não é real

Mentira. Há várias empresas Teal. No livro de Laloux há vários exemplos. Conheça:

  • Buurtzorg: empresa holandesa de enfermeiros que prestam serviços residenciais. Conta com mais mil times que se auto-organizam;
  • FAVI: grande francesa que produz maquinários para indústrias. Conseguiu seu sucesso eliminando hierarquia e aumentando a transparência interna;
  • Morning Star: maior produtora de tomates do mundo. Opera sem chefes, títulos e estruturas hierárquicas;
  • Patagonia: empresa que desenha e cria vestimentas e equipamentos para esportes, como surfe e escalada. Busca garantir igualdade e transparência nos seus processos internos.

Quais as vantagens de ser uma Empresa Teal e como colocar em prática?

Se tornar Teal trás a empresa algumas vantagens.

A primeira vantagem está relacionada ao fator humano. A Empresa Teal considera os colaboradores como parte importante. Eles se tornam protagonistas para o sucesso da organização, fazendo assim que se sintam comprometidos, motivados e confortáveis.

Outra vantagem é o ganho com o compartilhamento do conhecimento, uma vez que esse tipo de organização é uma fonte de aprendizado.

O progresso individual de cada colaborador também é uma vantagem.

Para colocar em prática a empresa precisa:

  • estabelecer um novo modelo e uma nova estrutura de trabalho;
  • incentivar a renovação da mentalidade, dos hábitos e, principalmente, da forma de trabalhar dos colaboradores;
  • promover a integração da equipe;
  • estabelecer meio para valorizar as pessoas;
  • organizar a equipe com base em um propósito;
  • implementar novas tecnologias para obter valor agregado;
  • desenvolver o potencial dos colaboradores através da construção de um ambiente mais flexível;
  • fomentar a agilidade na tomada de decisão e a transparência na gestão da informação.

Como VGR, como um software de gestão ambiental, pode ajudar?

Empresas Teal

Estabelecer um novo modelo e uma nova estrutura de trabalho, bem como implementar novas tecnologias para obter valor agregado são passos importantes para se tornar uma Empresa Teal.

Pensando em como facilitar o fluxo de informações, dar mais autonomia para equipe e desburocratizar a gestão ambiental da empresa, a VGR desenvolveu um software de gestão ambiental.

Esse software permite que todos possam trabalhar e se desenvolver para uma gestão ambiental mais assertiva, facilitando a tomada de decisões.

O software é um sistema integrado de gestão de resíduos que mantém todas as informações e documentos gerados automaticamente em um ambiente único e confiável, de acordo com a legislação ambiental, para eliminar multas e perda de licença ambiental.

Sendo assim, podemos terminar nosso artigo descrevendo Empresas Teal como aquelas organizações que consideram o colaborador protagonista. A empresa Teal simplifica a hierarquização e concede menos importância ao controle. Além disso, promove o senso de responsabilidade dos seus empregados. Também, são organizações que oferecem a oportunidade de se desenvolverem profissionalmente e pessoalmente. Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Gestão ambiental

Compartilhe!


Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5