gestao de residuos                    
       
10 Novembro
7 min de leitura

Entenda a importância do controle de receitas e despesas no tratamento de resíduos

cover image
Contar com o controle das receitas e despesas é um dos elementos estratégicos na gestão ambiental e dos resíduos. A partir dessa ferramenta, as.... Saiba mais!
Entenda a importância do controle de receitas e despesas no tratamento de resíduos

Contar com o controle das receitas e despesas é um dos elementos estratégicos na gestão ambiental e dos resíduos. A partir dessa ferramenta, as empresas têm uma atenção maior de análises sobre os custos relevantes, objetivando atingir melhor performance ambiental no negócio da empresa.. Neste artigo vamos entender a importância do controle de receitas e despesas no tratamento de resíduos. Confira!

Ter conhecimento dos custos ambientais é fundamental para ter um bom seguimento da empresa, seja em função das penalidades impostas pelas leis ou mesmo pelo mercado.

As organizações que não estão adequadas ambientalmente podem ter um impacto negativo sobre a gestão econômica da empresa causada por consumos desnecessários de recursos (matéria prima, mão de obra); falta de controle de receitas e despesas com o tratamento dos resíduos.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

  • tratamento dos resíduos
  • identificação das despesas e receitas dos tratamentos de resíduos
  • avaliação das despesas ambientais
  • importância da gestão dos custos do tratamento dos resíduos
  • gerando receitas a partir dos resíduos
  • ISO 14001 e a gestão dos custos
  • controle de receitas e despesas no tratamento de resíduos

O que é o tratamento dos resíduos?

O tratamento dos resíduos consiste em um conjunto de métodos e operações necessárias para respeitar as legislações aplicáveis aos resíduos, desde a sua geração até o destino final com o intuito de diminuir o impacto à saúde humana e ao meio ambiente.

Pode ser processo de deposição final, tratamento intermediário, diminuindo a periculosidade dos mesmos e possibilitando assim a reutilização ou a reciclagem.

O tratamento dos resíduos pode ser realizado pelos processos:

Processos Físicos

  • sedimentação, decantação, filtração, centrifugação e floculação;
  • transição de fases: destilação (processo de separação), evaporação, cristalização;
  • tratamento térmico (envolve altas temperaturas durante o processamento dos resíduos);

Processos químicos:

  • transferência de fases: adsorção, extração de solventes;
  • separação molecular: hiperfiltração, osmose reversa, diálise, íons.

Processos biológicos:

  • biogasificação;
  • tratamento mecânico-biológico.

Tratamentos finais

  • compostagem: processo biológico que consiste no processo de utilização de seres vivos para a decomposição da matéria orgânica;
  • incineração: é um processo de eliminação de resíduos sólidos, que consiste na queima dos mesmos em unidade especiais;
  • aterro sanitário: espaço destinado para a deposição final de resíduos sólidos.

Identificação das despesas e receitas dos tratamentos de resíduos

Entenda a importância do controle de receitas e despesas no tratamento de resíduos

As receitas e despesas no tratamento de resíduos são representadas pela somatória de todos os custos dos recursos utilizados pelas atividades desenvolvidas. O propósito desse controle é a preservação e a recuperação ambiental.

Ainda há aquelas atividades indiretas que dão suporte ao tratamento dos resíduos, são eles: salário da mão de obra, aluguel da área ocupada, recursos consumidos nas atividades de tratamento, etc.

Quando a operacionalização do sistema de tratamento de resíduos ocorre em múltiplas etapas do processo de produção, os custos da área operacional devem ser colhidos nos centros de custos onde as atividades de tratamento dos resíduos ocorrem, devendo ser:

  • implantados sistemas de acumulação de horas máquina e de mão de obra específicos para o tempo consumido com as atividades de tratamento dos resíduos sólidos;

  • segregadas os equipamentos antipoluentes para apuração do valor da depreciação dos mesmos;

  • quantificados os insumos necessários à sua operacionalização;

  • implantados instrumentos para apuração do consumo de energia e de água.

Avaliação das despesas ambientais

Assim como todos os gastos, as receitas precisam ser avaliadas, antes e depois do seu processo de inclusão contábil. Vejamos:

  • definição dos impactos sobre o meio ambiente, gerados pelas atividades da empresa, especificando o motivo, área e momento em que os impactos têm origem e/ou onde se concentram;

  • investigação das alternativas tecnológicas disponíveis no mercado, seja em forma de produtos ou serviços;

  • avaliação técnica e econômico-financeira de uma implementação progressiva, acompanhando o resultado etapa por etapa.

O processo de avaliação deve ser feito em termos técnicos e econômico-financeiros, visto que há casos ou momentos em que o fluxo de recursos passiveis de disponibilização não comporta, de imediato, os investimentos totais, razão pela qual tais gastos devem ser incluídos na programação de fluxo de caixa da empresa.

Os estudos sobre as variáveis que envolvem as atividades necessárias à proteção do meio ambiente, e o seu aperfeiçoamento, associada ao sistema de custeio por atividades, poderá conduzir à otimização dos resultados operacionais da empresa, principalmente daqueles inerentes à proteção ambiental e do seu sistema de gestão estratégica de custos.

Para uma boa gestão econômica das receitas e despesas ambientais deverá sempre ser investigado formas de otimização, melhoria das máquinas, equipamentos e tratamento dos resíduos.

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar

Importância da gestão dos custos do tratamento dos resíduos

A importância da gestão dos custos do tratamento dos resíduos é saber: reduzir o mínimo possível, até mesmo eliminar a produção de resíduos, aumentar a produtividade com a qualidade ambiental; manter o sistema de gestão ambiental eficaz ao menor custo possível.

O controle das despesas poderá refletir no volume de gastos necessários para eliminar e/ou reduzir falhas que possam ocorrer, seja como investimentos permanentes na empresa ou até mesmo insumos do processo operacional.

Todos os recursos consumidos para o tratamento dos resíduos devem ser apurados por atividade, o que implica o somatório de todas as despesas.

Ao gerenciar o processo do tratamento dos resíduos, com atenção para os aspectos relativos ao controle qualidade e de qualidade ambiental, a empresa deverá identificar as atividades que geram resíduos, os quais podem compreender, entre outros:

• desperdício de matéria-prima: • refugos: • sobras.

Ao custear estes itens, estará atribuindo custo à ineficiência do processo de controle ambiental. Dentro de uma estrutura organizada, haverá um gestor responsável por tais custos (ineficiências), o qual terá por responsabilidade envidar todos os esforços necessários para corrigir falhas, de forma a minimizar ou eliminar tais custos.

Gerando Receitas a partir dos resíduos

É possível gerar receitas a partir de resíduos, muitas empresas já o fazem, contudo, muitas outras sequer sabem que seu “lixo” pode virar dinheiro. Para gerar essas receitas, o ideal é que se tenha um portal onde os materiais sejam negociáveis.

O VG Resíduos possui um módulo chamado de Mercado de Resíduos, através dele, as empresas geradoras podem fazer ofertas dos resíduos gerados, bem como procurar por empresas que queiram tratar estes materiais. As empresas que são tratadoras ou transportadoras também podem fazer ofertas de compra ou de serviços nos resíduos cadastrados.

O sistema faz um leilão online e escolhe automaticamente o melhor preço para o ofertante, assim há uma redução contínua de custos e em muitos casos, geração de receitas através do sistema.

Estima-se que as empresas que utilizam o software acabam obtendo anualmente, uma economia de 20% em média no orçamento de gerenciamento de resíduos. Além é claro, dos ganhos na venda destes materiais.

Novas diretrizes para emisssão do MTR online baseado na portaria 280 do MMA / Sinir

ISO 14001 e a gestão dos custos

Com a implantação da ISO 14001, Sistema de Gestão Ambiental, sua empresa terá o auxílio para a gestão das despesas e receitas do tratamento dos resíduos, terá todo o acompanhamento e indicação de melhorias nos projetos de tratamento dos resíduos sólidos e no empreendimento de modo geral.

A nova versão da ISO 14001 saiu no final de 2015. A Verde Ghaia já está preparada para te dar todo suporte e assistência para a implantação e atualização da Certificação ISO 14001 2015.

A ISO 14001, focada na gestão ambiental, traz soluções para manter empresa dentro das legislações referentes ao campo de atuação da empresa, oferecendo um eficiente Sistema de Gestão Ambiental, e consequentemente a Gestão dos Resíduos Sólidos.

Controle de receitas e despesas no tratamento de resíduos

O controle de receitas e despesas no tratamento de resíduos pode ser feito através de um sistema interno ou até mesmo com planilhas, contudo, a integração dos dados é bastante complicada, pois na medida em que informações vão sendo lançadas e atualizações são inseridas, a complexidade da gestão vai crescendo.

O ideal é que seja adotado um software que automatiza e faz todo o gerenciamento e organização separadamente.

O VG Resíduos realiza todo o gerenciamento de custos de maneira automática, que haja necessidade de constantes atualizações e inserção de informações. Uma vez que a destinação é gerada no sistema, todo o resto é feito automaticamente e relatórios com informações financeiras minuciosamente segmentadas são gerados automaticamente com gráficos explicativos e detalhamento numérico.

Ao automatizar a gestão de resíduos com o software da VG Resíduos a empresa preverá metas de redução de resíduos. Com os processos automatizados a geração de resíduos é monitorada e como consequência a quantidade reduz consideravelmente. Consequentemente os custos associados para destinação final ambientalmente correta se reduzem também.

Até a negociação de resíduos pode ser automatizada, facilitando o encontro com parceiros ideias. A negociação online de resíduos tem a função de servir como guia para promoção de oportunidades de negócios, conciliando ganhos econômicos com ganhos ambientais. Tudo isso através do anúncio de resíduos para compra e venda.

Nas plataformas de negociação, como o Mercado de Resíduos da VG Resíduos, os resíduos são classificados por categorias de procedência e subdivididos em função da sua qualidade, acondicionamento, uso ou negociação pretendida. O principal foco é a reutilização ou reciclagem desses resíduos.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Gerenciamento de resíduos
seta para cima