aterro sanitario                    
       
16 Abril
4 min de leitura

Aterros sanitários: porque eles devem ser evitados?

cover image
Os aterros sanitários são usados para disposição final do resíduo que não é possível ser reaproveitado mesmo não sendo ecologicamente correto. Leia mais!
VG resíduos: aterros sanitários

A disposição final de resíduos sólidos em aterros sanitários era considerada como a principal solução para evitar danos ambientais e o fim dos lixões. Mas com a mudança da percepção ambiental, fez, atualmente, que muitas empresas os evitem, uma vez  que não se reaproveita os recursos sólidos gerados.

Consequentemente, como as técnicas de reciclagem e tratamento têm aumentado, muitas empresas começaram a enxergar o resíduo como algo que pode ser reaproveitado, fazendo diminuir a utilização dos aterros sanitários. Vamos entender mais a respeito?

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar

O que mudou com a legislação?

A legislação ambiental do país, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, exigem das empresas a implantação da gestão de resíduos e o uso de tecnologias que diminuam a quantidade de resíduos gerados e descartados. Além disso, os clientes exigem produtos que de alguma forma possam receber tratamentos e voltarem à cadeia produtiva.  Por isso, o aterro sanitário se tornou desnecessário e devemos o evitar.

O sistema de gestão ambiental também contribui para aflorar nas empresas a responsabilidade ambiental. A norma ISO 14001 é muito importante para favorecer um ambiente mais sustentável dentro das organizações, pois foca no uso eficiente dos recursos naturais, gestão adequada dos resíduos, emissões de gases, entre outros. Além disso, o sistema de gestão ambiental alia-se aos programas de redução de resíduo, tornando-o uma ferramenta estratégica para empresa.

Os aterros sanitários são indicados?

VG resíduos: aterros sanitários

O aterro sanitário é considerado pelo Ministério do Meio Ambiente como o sistema mais adequado para disposição final do resíduo que não é possível ser reaproveitado. Segundo dados do IBGE, o Brasil possui aproximadamente cerca de 1.700 aterros sanitários. Basicamente, aterro sanitário é um local onde são depositados resíduos sólidos provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções.

É feito um grande buraco de no máximo dois metros de distância do lençol freático. Neste buraco é colocada uma manta de polietileno e uma camada de pedras pequenas, por onde passarão os líquidos e gases liberados pelo lixo. Além disso, são instaladas calhas de concreto e tubos verticais por onde sobem os gases. Há uma quantidade determinada de lixo que pode ser depositada, que após atingir esse volume, encerra-se as atividades naquele local.

Quanto mais as empresas evitarem o descarte em aterros sanitários, empregando técnicas de reaproveitamento de resíduos, além de melhor para o meio ambiente, é uma economia — evita-se gastos financeiros para construí-lo.

Leia mais: Como funciona o aterro sanitário?

Aterro sanitário: porque evitar?

Todo projeto de aterro sanitário deve ser elaborado segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O não cumprimento das diretrizes técnicas descritas nas normas pode acarretar em impactos ambientais graves.

Os aterros sanitários possuem diversas vantagens, mas também há desvantagens que se tornam importante para evitar o descarte resíduo neles. Saiba quais são as desvantagens:

  • Danificação de infraestrutura (por exemplo, estradas danificadas por veículos pesados);
  • Poluição do meio ambiente (por exemplo, a contaminações dos lençóis de água por vazamentos);
  • Liberação de gás metano pela decomposição de resíduos orgânicos (agrava o efeito estufa e oferece perigo aos moradores das áreas próximas);
  • Abrigo de transmissores de doenças, como ratos e moscas;
  • Perda econômica (quanto mais resíduo é destinado aos aterros menos são reciclados ou reutilizados).

Coleta seletiva: uma melhor solução

VG resíduos: aterros sanitários

A coleta seletiva dentro das organizações permite um ganho financeiro, pois reduz a quantidade de resíduo que será descarta no aterro sanitário. Além disso, é possível separar o lixo do material reciclável, lucrar com a venda e se tornar uma empresa aterro zero. Em algumas empresas não há programa de coleta seletiva. E essas empresas perdem muito pela falta desse programa.

Para construir um aterro sanitário o município gasta em torno de 5% a 10% do seu orçamento. E com a coleta seletiva se ganha muito mais, além de ser um programa que gera emprego. Quando a sua empresa gerencia o resíduo gerado, ela consegue identificar oportunidades de negócios.

Crie Oportunidades com o Mercado de Resíduos e saia da crise, venda resíduos industriais!

Como lucrar reaproveitando resíduos

Quando dispomos o resíduo em aterro sanitário deixamos de reaproveitar os recursos que muitos deles possuem. Como exemplo, podemos citar o resíduo de papel. Esse resíduo possue fibras de celulose, o que permite reduzir a extração de árvores para produção de papel. A economia do Brasil perde cerca de R$ 120 bilhões por ano quando não recicla o resíduo gerado. Evitar o aterro sanitário permite que a economia cresça com a venda e compra de reciclados.

A reciclagem é uma forma das empresas lucrarem. Por meio dessa técnica, as empresas podem comprar resíduos e reutilizarem como matéria prima ou vendê-lo para outras organizações. Esse é um dos desafios que as empresas brasileiras enfrentam para se tornarem mais sustentáveis ambientalmente – reaproveitar o resíduo gerado.

Inclusive, há algumas empresas que já possuem plataforma online que permite que as empresas se conectem com compradores e vendedores de resíduos. São milhares de empresas de todo o Brasil reunidas em um único lugar como o objetivo comum de transformar o que era considerado prejuízo em receita.

Sendo assim, a disposição final de resíduos sólidos em aterros sanitários, em razão da mudança da percepção ambiental da sociedade, não é mais considerada como a principal solução para descarte de resíduos. Dispor resíduos em aterro é não reaproveitar os recursos sólidos, que ainda podem gerar lucro. Por isso, as técnicas de coleta seletiva, reciclagem e tratamento de resíduos têm sido mais procuradas ultimamente.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Mercado de resíduos: negociação e geração de receita.

Gerenciamento de resíduos
seta para cima