FENASAN                    
       
25 Outubro
5 min de leitura

FENASAN e a questão do saneamento ambiental

cover image
Considerada o maior evento de saneamento Ambiental das Américas, a FENASAN é uma feira focada no que diz respeito ao saneamento ambiental

Com o crescimento vertiginoso da poluição ao meio ambiente, além da produção desenfreada de resíduos sólidos e líquidos uma problemática tem se agravado no que tange à conservação ambiental: Como reduzir os impactos à natureza com tanto lixo sendo gerado? Não apenas refletir sobre a preservação ambiental, mas como conciliar a cuidado com a natureza e o bem estar da população?

Por essa e outras razões diferentes órgãos e instituições têm procurado soluções para os problemas relacionados às questões ambientais e unido forças a partir de convenções, feiras e encontros.

Entre tantas ações sendo realizadas no Brasil, o **FENASAN (**Feira Nacional de Saneamento) é um dos exemplos de eventos que é focado no setor de saneamento.

O que é FENASAN?

Considerada o maior evento de saneamento Ambiental das Américas, a FENASAN é uma feira focada no que diz respeito ao saneamento tanto para o público brasileiro quanto para o exterior.

Entre os principais objetivos da feira estão: a difusão da tecnologia voltada ao setor do saneamento ambiental, a troca de informações, apresentação de produtos e o desenvolvimento tecnológico de sistemas de tratamento e abastecimento de água, além da gestão de águas residuais e resíduos sólidos.

Participa da atividade fabricantes e fornecedores de materiais e serviços do setor e áreas relacionadas, além de empresários, gestores públicos e executivos que atuam no seguimento.

O evento tem ampliado o alcance desde o ano de 2010 quando recebeu a adesão de diversas organizações e entidades espalhadas pelo mundo. A presenta de participantes de outros países, como Alemanha, Argentina, Chile, China, Estados Unidos, Holanda, Índia, Israel, Itália, México e Portugal, tem sido uma constante, com o aumento de demanda a cada edição.

Além da feira, ocorre o Encontro Técnico AESABESP, que traz fóruns e seminários que discutem os novos rumos do setor.

VG Resíduos na FENASAN 2017

Na edição deste ano, realizada durante os dias 2 a 6 de outubro em São Paulo, a VG Resíduos foi uma das convidadas para um breve momento de apresentações de ideias inovadoras para o saneamento ambiental e o meio ambiente.

Vale ressaltar que o tema escolhido para a feira deste ano foi “Saneamento Ambiental: Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Retomada do Crescimento”. A sanitarista Bianca Moreira foi a responsável por representar a VG Resíduos durante o evento. “Sempre é um privilégio mostrar a plataforma e a sua importância para o gerenciamento de resíduos das empresas”, comentou

Utilizada por dezenas de organizações, inclusive por grandes corporações como a Bombril, Honda, ALE, UsiMinas, entre outras, a VG Resíduos ganhou neste ano também o prêmio 100 Open Startups 2017, ocupando o 3º lugar no ranking geral.

A FENASAN 2017 contou com a realização conjunta das duas entidades de maior representatividade técnica em saneamento no Brasil: a ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) e a AESABESP (Associação dos Engenheiros da Sabesp).

FENASAN 2018

A edição do ano que vem está prevista acontecer no ExPo Center Norte, entre os dias 2 a 4 de outubro de 2018. A atividade contou com um pré-lançamento comercial da FENASAN 2018 no dia 14 de setembro para expositores.

Par quem deseja expor no FENASAN 2018, é necessário entrar em contato com a Secretaria Executiva, pelo telefone (11) 3056-6000 ou pelo e-mail fenasan@acquacon.com.br.

Para compreender melhor o que a feira trata, abordaremos abaixo a explicação de alguns termos essenciais.

O que é saneamento ambiental?

Em linhas gerais o saneamento ambiental é focado em uma série de ações voltadas para promoção da qualidade e melhoria do meio ambiente, contribuindo paralelamente para a saúde pública e o bem-estar da sociedade.

O saneamento ambiental procura desenvolver soluções para os problemas gerados devido à má infraestrutura dos municípios, a partir de investimento público e uma série de ações voltadas para as políticas ambientais. O objetivo é melhorar a qualidade de vida da população com um todo.

Para entender melhor o conceito, segundo o projeto 1 144/2003, a Política Política Nacional de Saneamento Ambiental do Brasil é definida como:

“           O conjunto de ações socioeconômicas que têm, por objetivo, alcançar níveis crescentes de salubridade ambiental, por meio do abastecimento de água potável, coleta e disposição sanitária de resíduos sólidos, líquidos e gasosos, promoção de disciplina sanitária do uso e ocupação do solo, drenagem urbana e controle de vetores e reservatórios de doenças transmissíveis, com a finalidade de proteger e melhorar as condições de vida, tanto nos centros urbanos, quanto nas comunidades rurais e propriedades rurais mais carentes. [2] ”

Nesse sentido entende-se que “Saneamento Ambiental” é muito mais amplo que simplesmente questões relacionadas ao saneamento básico. O termo abrange também abastecimento de água; coleta, tratamento e disposição final de esgotos; drenagem pluvial; coleta, tratamento e disposição final de resíduos sólidos e efluentes líquidos industriais; o controle ambiental do uso do solo, macrodrenagem, controle de vetores de doenças e de emissões atmosféricas.

Compreendendo a amplitude do termo é que entendemos que o saneamento ambiental é muito mais complexo do que se pensa e envolve tanto questões sociais quanto ambientais. É por essa razão que é necessário somar forças para atuar em cada uma das frentes tanto da natureza, quanto do bem estar da população.

É por essa razão que a VG Resíduos foi convidada a palestrar no FENASAN 2017, porque ela é uma empresa focada na gestão inteligente dos resíduos. A empresa conta com uma ferramenta chamada “Mercado de Resíduos” que pode servir de grande auxílio nas questões que envolvem o saneamento ambiental

A partir desse software, disponibilizado gratuitamente, empresas geradoras de resíduos podem encontrar com outras organizações que são compradoras de materiais inutilizados. Desse modo as empresas poderão transformar o que era prejuízo em receita, além de efetuar a destinação dos resíduos alinhada a legislação ambiental. Evita-se, portanto, a poluição do meio ambiente e melhora a rentabilidade dos empreendimentos.

Outra proposta da VG Resíduos é orientar e auxiliar as empresas em toda documentação e processo necessário para a gestão adequada dos resíduos. Portanto, a empresa não precisa mais se preocupar em descobrir ou como se adaptar as leis referentes a sua área de atuação, o software realiza todos os processos automaticamente.

Para entender melhor como a VG Resíduos pode auxiliar seu negócio no gerenciamento de resíduos e fazê-lo ganhar dinheiro com o que é eliminado da sua produção, basta entrar em contato pelo telefone (31) 3656-5538.

Gerenciamento de resíduos
seta para cima