certificações                    
       
21 Dezembro
6 min de leitura

Futuro das organizações: 5 Certificações para conhecer e aplicar!

cover image
Conheça as 5 certificações e como aplicá-las para o sucesso da organização no futuro. Confira!
Futuro das organizações

Diversos fatores de mudança organizacional, tanto internos como externos, têm gerado apreensão e curiosidade quanto ao futuro das organizações. Por isso, empresas antenadas quanto a sua posição no mercado futuramente sentem necessidade de melhorar seus processos, para aumentar a competitividade.

E como fazer isso? Muitas implementam certificações de gestão que passaram a serem demandas do mercado para melhorar os processos.

As empresas que antecipam às mudanças e inovam seus processos, oferecendo respostas aos desafios impostos pelas transformações que o futuro reserva consegue estar à frente no mercado.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

Neste artigo, vamos ajudá-lo a conhecer 5 certificações e como aplicá-las para o sucesso da organização no futuro. Confira!

Agende uma demonstração Online

Futuro das organizações: quais são as principais preocupações das organizações do futuro?

As organizações do futuro serão organizadas para a melhoria contínua de seus processos e para o atendimento às necessidades e expectativas de seus clientes.

A tendência é que os processos sejam mais ágeis e enxutos. Os colaboradores terão mais autonomia, responsabilidade e habilidade na tomada de decisões.

No futuro das organizações os colaboradores são os principais personagens para o crescimento e desenvolvimento das organizações.

Essas empresas simplificam a hierarquização, promovem o senso de responsabilidade dos seus trabalhadores, e oferecem contínuas oportunidades de capacitação e desenvolvimento profissional e pessoal.

As empresas do futuro terão como pilar para seu crescimento:

  • propósitos bem sólidos;
  • cultura forte e definida;
  • valorização e cumprimento de sua missão;
  • visão e valores bem definidos.

As empresas do futuro precisarão adotar uma gestão de pessoas mais democrática, igualitária e capaz de estimular o colaborador. Deverá inovar e investir em novas tecnologias. Além disso, criar estratégias emergentes para responder às demandas do mercado.

Quais os novos desafios que as empresas terão?

Futuro das organizações

As empresas do futuro terão que se adaptar a ciclos de inovação mais curtos. Com o fluxo constante de informações, que permite uma melhor globalização do mercado, as novidades introduzidas crescem e declinam rápido.

Antes uma empresa conseguiu ser líder por anos no fornecimento de um produto e serviço. Com a inovação e o uso da tecnologia, o produto que antes era uma inovação passa a ser obsoleto. E nisso, o seu concorrente, inova e fornece um melhor produto, que vai além das expectativas do cliente. O desafio é se manter à frente no mercado.

No futuro as organizações devem adotar novos métodos e estratégias, além de serem suficientemente flexíveis, principalmente para manter os clientes mais exigentes.

Hoje conseguimos comprar em lojas de outros países com o avanço tecnológico. O desafio das empresas é conseguir se adequar a essa nova realidade.

Para melhor atendimento, não só das expectativas do cliente, mas também na melhoria contínua dos processos internos, as empresas devem buscar meios de melhorar o seu trabalho. Algumas delas já contam com linhas inteiramente automatizadas.

Mais um desafio das empresas do futuro será desenvolver constantemente novas formas de fazer negócios, entregar valor aos clientes e suprir as necessidades existentes. Por mais que seu modo de fazer negócio hoje seja lucrativo, no futuro pode ser que não seja tanto. Portanto, a empresa deverá inovar constantemente.

Além disso, temos como desafio das empresas do futuro a ascensão de novos hábitos de consumo. Os clientes estão mais conscientes com a saúde, o meio ambiente, com as consequências de como os produtos adquiridos podem afetar a sociedade, etc.

5 Certificações que uma organização deve conhecer e aplicar

Futuro das organizações

Uma empresa do futuro sabe melhor que ninguém que padrões e normas técnicas são a chave para o seu sucesso. Por isso, adquirir certificações é um passo natural para aquelas que visam ao aprimoramento constante de seus processos.

As certificações permitem a comunicação facilitada sobre os padrões seguidos na empresa.

Veja abaixo 5 certificações que toda empresa do futuro deve ter:

ISO 9001:2015 – Sistema de Gestão da Qualidade

A ISO 9001:2015 é a norma internacional de gestão da qualidade aplicável a qualquer tipo e tamanho de organização.

Empresas certificadas na ISO 9001:2015 possuem um processo de administração que tem ênfase na satisfação e expectativa dos clientes, ou seja, são capazes de resolver as questões de caráter de qualidade ou prevenir possíveis consequências negativas relacionadas aos processos de produção.

A ISO 9001:2015 permite às organizações:

  • decisão estratégica;
  • reduzir desperdícios;
  • atender as exigências dos clientes e partes interessadas;
  • padronização;
  • competitividade;
  • promover a melhoria contínua;
  • melhorar a credibilidades;
  • entre outros.

ISO 14001:2015 – Sistema de Gestão Ambiental

A ISO 14001:2015 é a norma internacional de gestão ambiental aplicável a qualquer tipo e tamanho de organização.

Empresas certificadas na ISO 14001:2015 possuem um processo de administração que tem ênfase na sustentabilidade, ou seja, são capazes de resolver as questões ambientais ou prevenir possíveis consequências negativas relacionadas aos processos de produção.

A ISO 14001:2015 permite às organizações:

  • proteção do meio ambiente pela prevenção e mitigação dos impactos ambientais diversos;
  • mitigação de potenciais efeitos adversos das condições ambientais na organização;
  • auxílio à organização no atendimento aos requisitos legais;
  • aumento do desempenho ambiental;
  • controle ou influência no modo em que os produtos e serviços são projetados, fabricados, distribuídos, consumidos e descartados;
  • alcance dos benefícios financeiros e operacionais;
  • entre outros.

ISO 22000:2018 – Segurança Alimentar

Futuro das organizações

A ISO 22000 é uma norma reconhecida internacionalmente projetada para garantir sistematicamente a segurança alimentar em todos os elos da cadeia de abastecimento.

A ISO 22000 foi projetada como um padrão acessível e globalmente aceito, e é aplicável a organizações de todos os tamanhos envolvidas em qualquer aspecto da cadeia de abastecimento de alimentos.

A norma cobre os principais componentes para garantir a segurança alimentar, incluindo comunicação interativa, gerenciamento de sistema, implementação de programas de pré-requisitos e revisão e melhoria contínua do sistema.

Os sistemas de gestão de segurança alimentar baseados na ISO 22000 promovem melhorias contínuas nos processos e no desempenho, o que pode ajudar sua empresa a se tornar mais eficiente. Somado a isso, a ISO 22000 é respeitada por governos e especialistas em segurança alimentar em todo o mundo, o que torna a certificação uma importante ferramenta para abrir seu negócio para novos mercados.

Selo FSC

É um certificado que atesta que a madeira bruta, lenha, móveis e papel foram produzidos de maneira sustentável desde sua extração até sua venda.

Através do desenvolvimento e implementação do sistema de gerenciamento de Cadeia de Custódia a organização pode controlar efetivamente seu sistema de processamento e mostrar aos seus clientes a origem dos materiais que compõem o seu produto.

LEED

A Certificação Leadership in Energy and Environmental Design (ou Certificação LEDD) é uma certificação para construções sustentáveis, concebida pela Organização não governamental (ONG) americana US Green Building Council (USGBC).

Para obter essa certificação o empreendimento deve está de acordo com os critérios de racionalização de recursos (energia, água, etc.) atendidos por um edifício.

A certificação LEED é a mais reconhecida e utilizada internacionalmente, inclusive no Brasil.

Como VGR, como um software de gestão ambiental, pode auxiliar sua empresa, a conquistar as Certificações?

Futuro das organizações

Para obter as certificações a empresa precisa adequar seus processos. Entre essas práticas estão a geração, manejo, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos. Além do reaproveitamento e diminuição da quantidade de resíduos.

A certificação compartilha com a gestão de resíduos os mesmos conceitos. Para tanto, uma gestão de resíduos adequada contribui para a empresa comprovar que realiza práticas ambientais.

A VGR possui um software que pode auxiliar na gestão de resíduos, gerenciamento, destinação, logística reversa e na coleta e transporte de resíduos de forma sustentável.

A solução para garantir a gestão de resíduos eficiente é automatizar o processo. A automatização tem demonstrado ser uma aliada para eliminar os impactos negativos sobre a economia e o meio ambiente. Isso graças ao desenvolvimento de plataformas de gestão de resíduos.

Com a automatização é possível fazer a gestão de forma online. Assim cumprirá com todas as obrigações legais, como a emissão de documentos, relatórios e inventários para disponibilizar aos órgãos públicos dentro dos prazos e para as auditorias de certificação ambientais.

Sendo assim, o futuro das organizações são para as que antecipam às mudanças e inovam seus processos, oferecendo respostas aos desafios impostos pelas transformações consegue estar à frente no mercado

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Gestão ambiental
seta para cima