Como gerar renda reciclando resíduos de construção civil e demolição?

Como gerar renda reciclando resíduos de construção civil e demolição?
5 (100%) 2 votos

Gerar renda reciclando resíduos de construção civil e demolição

Gerar renda reciclando resíduos de construção civil e demolição tem sido uma demanda crescente de várias organizações. Muitas empresas estão tornando isso possível e, além de contribuir para a diminuição da quantidade de lixo e dos impactos causados ao meio ambiente, estão reduzindo custo e aumentando a margem de lucro. Reciclar resíduos de construção civil e demolição não só reduz a retirada de matérias primas da natureza, que seriam usadas para a produção de novos produtos, como colabora com a limpeza e saúde pública e ainda gera empregos. 

O conceito de reciclagem é simples e bem conhecido por todas as empresas. Além dos benefícios e a reciclagem ocupa o quarto lugar na ordem de prioridade da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS. Tornado assim uma obrigação a ser cumprida para cumprir a lei. Confira como ganhar dinheiro com a reciclagem de resíduos da construção civil e demolição!

Saiba o que fazer com os entulhos gerados na construção civil.

Lucro ou lixo!

Gerar renda reciclando resíduos de construção civil e demolição

Muito se fala em sustentabilidade e como devemos agir para alcançá-la. No entanto, não é só proteger a biodiversidade, mas também oferecer soluções práticas que atendam necessidades. E, reciclar o resíduo de construção civil e demolição é uma solução prática para reduzir a quantidade do resíduo enviado para aterros ou evitar o descarte incorreto. Além disso, se apresenta como alternativa para gerar renda para as empresas e reduzir custos.

Gerar renda reciclando resíduos de construção civil e demolição

Hoje, a Política Nacional de Resíduos Sólidos exige que as empresas reciclem ou crie soluções para reduzir ou não gerar resíduos de construção civil e demolição. Dessa maneira, as empresas geradoras passam a ser responsáveis pela destinação final do resíduo quando não há possibilidade de reuso ou reciclagem na própria obra. Sendo assim, são responsáveis por todos os resíduos que são retirados e manuseados. Em caso de deposição e descarte irregular, podem ser aplicadas multas.

O descarte incorreto desses resíduos além de gerar um problema ambiental e um desperdício de dinheiro. Algumas cidades do país utilizam os resíduos da construção civil e demolição para aterrar os resíduos domésticos nos aterros sanitários, um exemplo, a cidade de Belém. Economizando assim recursos públicos e contribuindo para solucionar o problema do descarte incorreto.

Outras reutilizam os resíduos em obras, como: base para asfalto, para a manutenção de estradas rurais, piso que não empoça água, ou na construção de praças, parques e jardins. A economia que o resíduo de construção civil e demolição reutilizado geram é de até 80% mais baratas caso tivesse utilizando material novo na obra.

Descubra soluções eficientes para reaproveitamento dos resíduos da construção civil.

Como gerar renda reciclando resíduos de construção civil e demolição?

Gerar renda reciclando resíduos de construção civil e demolição

Resíduos de construção civil e demolição são formados por um conjunto de fragmentos ou restos de tijolos, concreto, pedregulhos, areia, argamassa, e materiais inúteis resultantes da reforma e/ou demolição de estruturas, como prédios, residências e pontes.

Esse resíduo tem sido muito reaproveitado para aterrar, nivelar depressão de terreno, vala e etc.. Porém, há outras formas de destinação final ambientalmente correta, contribuindo assim para minimizar ou eliminar os impactos ambientais provocados pela incorreta destinação.

O setor de reciclagem de resíduos de construção civil de demolição apresenta como um potencial mercado, gerando lucros para as empresas. O modelo de negócio mais simples é o processamento dos resíduos para a produção de produtos como areia, brita, pedrisco, rachão ou bica corrida.

Conheça abaixo os tipos de resíduos da construção civil que podem gerar renda para a empresa.

Gerar renda reciclando resíduos de construção civil e demolição

Tipos de resíduos da construção civil e demolição

Gerar renda reciclando resíduos de construção civil e demolição

Os procedimentos necessários para gestão de resíduos da construção civil foram estabelecidos pela Resolução CONAMA nº 307/2002. De acordo com a resolução existem quatro diferentes classes possíveis de classificação do resíduo. São elas:

  • Classe A: resíduos recicláveis e passíveis de reutilização tais como: tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento, argamassa e concreto;
  • Classe B: resíduos recicláveis formados por plásticos, papéis, metais, vidros e madeiras em geral, incluindo gesso;
  • Classe C: resíduos que não são passiveis de reciclagem ou recuperação por não possuir tecnologia desenvolvida para isso;
  • Classe D: resíduos perigosos, tais como: tintas, solventes, óleos, amianto, produtos de demolições, reformas e reparos em clínicas radiológicas, instalações industriais e outras.

Para gerar renda reciclando resíduos de construção civil e demolição é importante que as empresas já realizem a separação de acordo com as classes na fonte geradora. Depois de separados os resíduos podem ser negociados com outras organizações interessados no resíduo.

Saiba qual a melhor solução para sobras de madeira da construção civil

Como a VG Resíduos auxilia?

Gerar renda reciclando resíduos de construção civil e demolição

VG Resíduos por meio de uma plataforma online de compra e venda de resíduos oferece um serviço de qualidade. O Mercado de Resíduos trás soluções para empresas que almejam gerar renda reciclando resíduos de construção e demolição.

Com o sistema que conta com módulos ideais para o seu segmento, todo o processo de venda e compra passa a ser automatizado e on-line, viabilizando uma gestão completa, dinâmica e eficiente.

As vantagens do software da VG Resíduos são: auxilia a empresa a cumprir a Política Nacional de Resíduos; facilita a gestão passivos de informações e evita perdas e falhas no processo; padroniza a comunicação com fornecedores e clientes; minimiza a possibilidade de prejuízos para a empresa; permite o controle completo de documentação e licenças; otimiza a elaboração de relatórios e inventários; auxilia no cumprimento de prazo, com lembretes e alertas de vencimento; sistematiza as informações em gráficos e dashboards para orientar a tomada de decisões estratégicas.

Assim sendo, as empresas deve ter a consciência que eles devem buscar alternativas sustentáveis para a destinação final ambientalmente correta de seus resíduos. Destinar a reciclagem além de ser uma pratica sustentável e legal, possibilita à empresa gerar renda reciclando resíduos da construção civil e demolição. Isso pode ser comprovado com algumas vantagens que a reciclagem trás as empresas, como: a simpatia dos clientes; melhor reputação no mercado; geração de receitas; e diminuição da poluição.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Como os resíduos da construção civil podem alavancar seu negócio?

Gerar renda reciclando resíduos de construção civil e demolição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© VG Residuos Ltda, 2019