Quais as melhores práticas para sua gestão de resíduos industriais? - VG Resíduos

Quais as melhores práticas para sua gestão de resíduos industriais?

Quais as melhores práticas para sua gestão de resíduos industriais?
5 (100%) 1 voto

gestão de resíduos industriais

A gestão de resíduos industriais é hoje uma grande preocupação desse setor, em razão do grande volume de resíduos gerados. É possível ter competitividade industrial e, ao mesmo tempo, implantar práticas sustentáveis que favoreçam o gerenciamento das sobras.

A adoção de um planejamento ambiental garante o manejo adequado dos resíduos de diferentes ramos industriais como o metalúrgico, alimentício e de mineração. Quando bem traçados e desenvolvidos,  existem procedimentos que conciliam produtividade com responsabilidade ambiental.

No momento atual, seguir as diretrizes ambientais passou a ser um pré-requisito para a indústria que quer se destacar. Fabricar produtos respeitando as leis ambientais gera excelente reputação para uma indústria. As empresas que adotam a gestão ambiental em seus processos ganham em competitividade e agregam valor à sua marca.

A seguir, você entenderá por que as indústrias não podem abrir mão de sua responsabilidade ambiental. Conhecerá, também, práticas eficazes para a gestão dos resíduos industriais. Acompanhe!

Saiba como a Indústria 4.0 pode impactar na gestão de resíduos da sua empresa.

Faça um levantamento dos tipos de resíduos de sua empresa

gestão de resíduos industriais

Os resíduos industriais são sobras de produção, muitas vezes de composição mista, também conhecidos pela sigla RSI (resíduos sólidos industriais). Este estudo confirma que a composição dos resíduos industriais é bem variada, podendo ser representados, entre outros, por:

  • resíduos de processo;
  • resíduos de operações de controle de poluição ou descontaminação;
  • materiais adulterados;
  • materiais e substâncias resultantes de atividades de remediação de solo contaminado;
  • resíduos da purificação de matérias-primas e produtos;
  • cinzas;
  • lodos;
  • óleos;
  • resíduos alcalinos ou ácidos;
  • plásticos;
  • papel;

Sendo tão variados, um passo importante para a adequada gestão dos resíduos é fazer um inventário dos tipos de sobras geradas. Esse diagnóstico é essencial porque 40% dos resíduos industriais são tidos como perigosos. Quando não tratados, tais resíduos provocam riscos à natureza e à saúde pública. As consequências podem ser desde a contaminação do ar, de solos, rios e nascentes, até o surgimento de doenças.

gestão de resíduos industriais

Adote um plano de gestão de resíduos industriais

gestão de resíduos industriais

Feito o inventário dos RSI´s, identificando quais são os perigosos ou não, é importante implantar um plano de gerenciamento deles. Essa medida está alinhada aos preceitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.  A Lei nº 12.305/2010 determina que as empresas adotem esse planejamento, que engloba etapas de:

Entre as principais metas do plano de gestão de resíduos deverá estar o compromisso da fábrica em gerar menos e reciclar as sobras possíveis. Mesmo que a empresa opte por terceirizar o gerenciamento dos resíduos, ela é corresponsável pelo descarte. Segundo a legislação, a organização deve monitorar o manejo dos resíduos industriais mesmo que eles estejam fora de suas dependências físicas.

Saiba como a VG Resíduos pode ajudar na gestão de resíduos da sua empresa

Invista na produção ecoeficiente

gestão de resíduos industriais

É importante que a produção industrial seja ecoeficiente, colocando no mercado produtos fabricados com menos recursos naturais, como água, energia e matéria-prima. Isso, consequentemente, irá gerar menos resíduos.

De acordo com esta pesquisa, uma organização ecoeficiente consegue reduzir a quantidade de fontes naturais por unidade produzida, elimina substâncias tóxicas e aumenta a vida útil dos produtos.

As inovações tecnológicas são essenciais nesse quesito. Por meio delas, que compõem práticas da chamada indústria 4.0, as empresas podem adotar modificações no ciclo de fabricação do produto. Podem, também, substituir matérias-primas, tratar os resíduos industriais ou utilizar máquinas, equipamentos e acessórios mais eficientes.

Mercado de Resíduos: obtenha mais clientes e amplie o seu negócio agora!

Um exemplo vem da mineradora Vale e a adoção de sensores. Com esse recurso, a companhia identificou problemas e aumentou em 30% a vida útil dos pneus de caminhões que transportam minério. O grupo tem 400 caminhões e cada pneu custa US$ 70 mil, resultando em uma economia de US$ 5 milhões.

A medida descrita acima demonstra que é vantajoso investir em inovação tecnológica visando a ecoeficiência, mesmo que pareça dispendioso a princípio. Com as novidades tecnológicas, a indústria ganha contrapartidas, conforme demonstra este estudo. As inovações tornam a organização mais competitiva, diminuindo desperdícios e colocando no mercado produtos com mais qualidade.  Permite, também, que a indústria renove seu portfólio de produtos, melhore o relacionamento com seus públicos e tenha mais acesso a mercados externos.

gestão de resíduos industriais

Implante a coleta seletiva e a reciclagem

gestão de resíduos industriais

A responsabilidade com os resíduos deve englobar todos os colaboradores da fábrica, mesmo os não diretamente envolvidos com os processos produtivos. Uma boa medida é envolver todos os empregados por meio da  coleta seletiva, alternativa que separa os resíduos conforme sua constituição. Para isso, a fábrica deve ter coletores de resíduos em todos os seus setores.

A reciclagem é outra prática fundamental para o gerenciamento dos resíduos industriais. A grande vantagem dela é permitir que os resíduos se transformem novamente em matéria-prima e sejam reintroduzidos no ciclo de produção. Alguns resíduos formados por metais como cobre e alumínio têm grande potencial de reciclagem e de geração de renda para as indústrias.

Saiba mais: 7 dicas importantes para tornar sua empresa sustentável

Conte com uma consultoria para a gestão dos RSI´s

Pelo risco ambiental que podem oferecer, as indústrias devem seguir à risca a legislação ambiental no tocante ao manejo de resíduos. Ser negligente quanto aos critérios para o gerenciamento dos resíduos sólidos pode virar crime ambiental, gerando multas e prejudicando a imagem da organização.

Para não haver erros no gerenciamento de resíduos industriais, a contratação de uma consultoria pode ser decisiva. O grupo Verde Ghaia possui profissionais especializados na gestão de resíduos e uma plataforma online para o manejo completo das sobras industriais. O software orienta como controlar os processos gerando menos resíduos, indica prestadores de serviços e a documentação exigida pela legislação ambiental.

Como se vê, é possível conciliar competitividade industrial com o manejo adequado dos resíduos sólidos. A adoção de procedimentos ecologicamente corretos favorece a gestão dos resíduos industriais. A responsabilidade ambiental desde a geração passando pelo tratamento e a destinação dos resíduos industriais preserva a saúde pública e a natureza. Como bônus, a indústria se torna ecoeficiente e ganha em credibilidade.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Se quiser aprofundar mais sobre o assunto leia este outro artigo do blog: Cinco ações que afastam o passivo ambiental da sua empresa

gestão de resíduos industriais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© VG Residuos Ltda, 2019