Gestão de resíduos para Indústria Têxtil: tudo que você precisa saber

Gestão de resíduos para Indústria Têxtil: tudo que você precisa saber
4.3 (86%) 10 votos

A Indústria Têxtil existe há aproximadamente 200 anos no país e está entre os setores que mais empregam. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), o Brasil tem o quarto maior parque produtivo de confecção do mundo e quinto maior produtor têxtil.

Consequentemente, é um dos grandes geradores de resíduos nocivos ao meio ambiente, pois em seu processo produtivo os materiais utilizados para a produção causam diversos impactos ambientais.

Considerando esses impactos é mais que necessário uma gestão de resíduos adequada.

A gestão de resíduos para indústria têxtil demonstra ser uma aliada das organizações para eliminar os impactos negativos que os resíduos causam principalmente os associados à disposição final.

A falta de gestão de resíduos dentro de uma indústria têxtil pode conduzir aos seguintes problemas, entre vários outros: mudanças climáticas devido à incineração dos restos produtivos, os efeitos adversos sobre a água e seus ciclos, poluição química, esses dois causando pelas tinturas e outros químicos, perda da biodiversidade, uso excessivo ou inadequado de recursos não renováveis, efeitos negativos sobre a saúde humana.

A VG Resíduos, empresa especialistas em consultoria em Gestão de Resíduos, trás a sua empresa tudo que precisa saber sobre gestão de resíduos sólidos para indústria têxtil.

O descarte de resíduos das Indústrias Têxtil


O resíduo gerado na indústria têxtil é todo material derivado de sobra e resto da produção, que não possui mais utilidade após determinado processo e que, geralmente são descartados e tratados como indesejáveis. A sua geração acaba sendo inevitável.

Muitas vezes por falta de conhecimento ou por negligência muitas empresas descartam esses resíduos sem o tratamento adequado.

Diante disso, a gestão de resíduos para indústria têxtil representa que esta empresa adotará um conjunto de ações ambientalmente adequadas nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação final e disposição final, com o objetivo de minimizar os efeitos adversos que o resíduo pode causar a saúde pública e a qualidade do meio ambiente.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) do Ministério do Meio Ambiente, a gestão de resíduos deve garantir o máximo de reaproveitamento e reciclagem e a minimização dos rejeitos.

A lei determina que cada gerador é responsável pelos resíduos gerados e, que devem ser segregados na fonte geradora.

As vantagens da gestão de resíduos para indústria têxtil

A gestão de resíduos é uma oportunidade das indústrias têxteis ganharem dinheiro com a compra e venda de resíduos.

Através de uma das ferramentas da gestão, a coleta seletiva eficiente, sua empresa conseguirá a separação dos materiais recicláveis de qualidade que podem ser comercializado.

Além disso, identifica deficiências do processo produtivo, reduzindo desperdícios e custos, aumentando a lucratividade dos negócios e contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Contribui para uma imagem positiva diante de seus clientes, parceiros e a comunidade local, além da garantia do cumprimento dos requisitos legais, minimizando os riscos de multas e punições.

A plataforma Mercado de Resíduos conecta as empresas que tem o interesse de vender e comprar resíduos.

O software cria oportunidades e otimiza a gestão de resíduos sólidos das organizações para melhor aproveitamento e destinação.

O lucro que a gestão de resíduos beneficia a indústria têxtil

O mercado de resíduos da indústria têxtil é amplo.

Quem mais compra são as empresas de reciclagem que transformam o resíduo em tecido ou outro produto.

Outros potenciais compradores de resíduos da indústria têxtil são:

  • Centros automotivos: utilizam para limpeza de peças. Assim a indústria aumenta sua renda, e o centro automotivo economiza na compra de panos, uma vez que o retalho tem a mesma função de um novo. E diminui resíduos nos lixo;
  • Fabricação de produtos esportivos: fazem enchimento dos sacos de pancadas com tecidos descartados;
  • Diversos artesãos: podem utilizar para fazerem bijuterias, objetos de decoração, obras de arte, entre outros produtos.

A falta de gestão de resíduos sólidos pode apresentar sérias consequências para as empresas

A indústria têxtil que não realiza a gestão dos seus resíduos perde muitas oportunidades, principalmente de realizar negócio com novos clientes.

Também, para aquelas que desejam implantar um Sistema de Gestão Ambiental com a ISO 14001, norma da ABNT, não consegue a certificação por não atenderem os requesitos da norma.

Vale lembrar que é crime ambiental causar poluição ou danos à saúde humana, à fauna e a flora, com pena de reclusão de um a cinco anos além das demais penalidades civis e administrativas se forem despejados resíduos sólidos sem o adequado tratamento.

Como a VG Resíduos ajuda na gestão de resíduos para indústrias têxteis?

A Gestão de Resíduos para indústria têxtil pode parecer ser complicada, burocrática ou cansativa, principalmente na etapa de classificação e caracterização do resíduo, porém é essencial para a sua empresa e pode minimizar impactos ambientais e passivos, evitar prejuízos financeiros e preservar a imagem da sua empresa.

Um dos principais resíduos da indústria, o retalho, é reclassificado pela ABNT 10004/2004, como: classe II A – Não Inertes devido suas propriedades como combustilidade, biodegrabilidade ou solubilidade em água, salvo em caso de contato com algum contaminante, como por exemplo, óleo lubrificante de máquinas.

Em caso de contaminação do resíduo, como por exemplo: algum produto tóxico na utilização do processo industrial, o retalho passa a ser classificado como resíduos de classe I – Perigoso. Por isso seu acondicionamento deve ser correto para evitar qualquer tipo de contaminação.

A consultoria da VG Resíduos é a solução para o seu negócio e permite realizar a gestão completa do processo, monitorar históricos e tomar decisões estratégicas baseadas em gráficos e relatórios.

Com muitos anos de atuação, a VG Resíduos conta com profissionais  habilitados e experientes em fornecer orientações para o adequado gerenciamento de resíduos, com o melhor custo benefício.

Com objetivo de gerar resultados positivos para seus clientes e atender a legislação ambiental, prestando serviços de elaboração e implantação de planos de gerenciamento de resíduos, além de desenvolver treinamentos e monitoramentos para acompanhar a eficiência das ações.

A empresa possui um sistema online com módulos diferenciados conforme a necessidade do seu segmento: gerador, gerenciador, transportador ou tratador.

Entre em contato pelo telefone (31) 2127-9137 e descubra mais vantagens da gestão de resíduos para indústria têxtil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© VG Residuos Ltda, 2019