5 Pilares da Gestão de Resíduos: entenda sua importância!

Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5

23/06/2021

gestão de resíduos

A gestão de resíduos desempenha um papel importante nas organizações e nas sociedades como um todo. A saúde das pessoas e a preservação dos recursos naturais não são responsabilidade apenas do governo. As empresas têm a responsabilidade de gerenciar e descartar material indesejado ou inutilizável de maneira eficaz. No mundo atual, grande quantidade de resíduos é produzida, principalmente sacolas plásticas, garrafas e latas. O problema é que esses materiais não são biodegradáveis ​​- ou seja, não se decompõem facilmente.

Portanto, delimitar estratégicas gerenciais e operacionais para lidar com os resíduos sólidos torna-se um fator fundamental, tanto pelo aspecto legal, quanto pelo aspecto econômico para essas organizações.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

Neste artigo, veremos de que forma você pode alinhar as estratégias da organização para uma gestão mais eficiente de resíduos. Acompanhe!

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar

Quais são e qual a importância dos pilares de gestão de resíduos?

gestão de resíduos

Muitos novos proprietários de empresas subestimam a importância de estabelecer estratégias adequadas de gestão de resíduos e reciclagem. Tais estratégias podem ditar como sua empresa produz e lida com os resíduos, prevendo em última instância sua sustentabilidade ambiental - e a percepção pública.

Com melhores hábitos e estratégias em vigor, um novo negócio pode economizar dinheiro, aumentar sua eficiência e melhorar seu respeito ao meio ambiente simultaneamente.

Ao incentivar estratégias como reutilização, a reciclagem e a recuperação de recursos em sua empresa, você pode reduzir a quantidade de lixo que vai para aterros sanitários. Em outras palavras, reduzir o desperdício de sua empresa pode economizar dinheiro e beneficiar o meio ambiente.

Etapa 1 – Meça o desperdício de negócios

gestão de resíduos

Para uma rápida avaliação visual do desperdício, vá até todas as lixeiras apresentadas para coleta pouco antes da chegada do caminhão de coleta e veja se estão cheias. Não se preocupe se houver caixas de tamanhos diferentes; simplesmente anote os tamanhos, uma estimativa de quão cheios estão e com que frequência os resíduos são coletados.

Por exemplo: pode haver uma lixeira doméstica padrão de 240L que está 50% cheia e coletada uma vez por semana, o que equivale a 120L de resíduos por semana. Depois de coletar essas informações, você saberá quanto material residual sua empresa produz em um determinado intervalo de tempo.

Etapa 2 - Reduzir o lixo que vai para aterro Identifique suas opções para:

Reduzir - o desperdício pode ser evitado/reduzido pela maneira como sua empresa obtém bens e serviços? Há maneiras de mudar a forma operacional, e assim, reduzir a produção de resíduos?

Reutilizar – Há uma linha produtiva, outra unidade fabril, ou mesmo outra organização que possa usar os resíduos que você produz?

Reciclar - Quais materiais podem ser direcionados para reciclagem?

Etapa 3 - Identificar coletores locais de materiais recicláveis

Ao saber a quantidade de material que sua empresa produz em um período de tempo e os tipos de materiais que podem ser desviados do aterro, você pode identificar os empreiteiros de coleta de lixo e reciclagem mais adequados.

Etapa 4 - Entenda os contratos de coleta de lixo e reciclagem Você deve tentar garantir o arranjo de coleta mais adequado para os materiais recuperáveis ​​que você produz. Seu primeiro contato deve ser o seu provedor de serviços de resíduos atual, que pode ser um operador privado ou um serviço público Como parte da investigação do que pode ser reciclado, você também precisa considerar o impacto que seus acordos de resíduos ou contratos de reciclagem terão em sua capacidade de reciclar. Por exemplo, se sua coleta for quinzenal, certifique-se de que sua lixeira seja grande o suficiente para conter 2 semanas de reciclagem ou mude seu contrato para que sua lixeira seja recolhida semanalmente.

Pense sobre o que seu contrato atual oferece e como isso pode afetar suas práticas de resíduos e reciclagem. Lembre-se de que um contrato de descarte ou reciclagem é um documento legal e você pode precisar de aconselhamento jurídico independente.

Etapa 5 - Implementar sistemas de coleta de material nas instalações da empresa

Diferentes empresas geram diferentes tipos de materiais recuperáveis. As lixeiras esvaziadas no caminhão de coleta, normalmente as caixas com rodinhas e as caixas a granel, podem não ser as mesmas usadas para coletar o material em torno das instalações da sua empresa. A maneira como você separa os materiais em seu negócio será determinada pela forma como os resíduos são coletados.

Por exemplo, se você tiver serviços de coleta separados de papel ou papelão, o papel e o papelão precisarão ser separados de outros materiais recicláveis, de preferência no local onde são gerados. Isso requer comunicação e sinalização claras para a equipe, a limpeza e, em alguns casos, os clientes.

Se a sua empresa estiver localizada em uma área comercial ou em um shopping center com lixeiras compartilhadas, comunique-se com outros proprietários de empresas para garantir que os resíduos sejam separados corretamente.

Use sinalização para ajudar sua empresa a implementar um sistema de reciclagem eficaz.

Como interfere na sustentabilidade e Gestão ambiental?

gestão de resíduos

A maioria das empresas gera diferentes tipos de resíduos líquidos e precisa garantir que eles sejam descartados da maneira correta. Esses resíduos podem incluir qualquer coisa, desde ácido e água de lavagem a graxa e óleos. Existem regulamentações muito rigorosas no Brasil sobre como os resíduos podem ser descartados, O lançamento inadequado pode incorrer em multa e crime ambiental.

É responsabilidade de cada empresa garantir que os resíduos gerados em sua propriedade sejam descartados dentro do prazo.

A gestão de resíduos envolve a coleta regular, transporte, bem como processamento e descarte ou reciclagem e monitoramento de diferentes tipos de materiais residuais. Esses serviços podem economizar uma quantia considerável de dinheiro para a sua empresa e também podem evitar que o meio ambiente seja prejudicado.

A importância da gestão de resíduos líquidos para o seu negócio:

1. Requerimentos legais As empresas são legalmente obrigadas a gerenciar e descartar todos os resíduos de maneira eficaz. Se não o fizerem, abrem-se para as ações judiciais das autoridades locais, caso haja danos causados ​​por sua negligência.

2. Impacto ambiental Quando os resíduos são descartados ou reciclados de maneira segura, ética e responsável, isso ajuda a reduzir os impactos negativos ao meio ambiente. Garantir que os procedimentos de gestão de resíduos sejam realizados com regularidade ajuda a garantir que menos resíduos vão para aterros sanitários e afins. Por sua vez, isso também ajuda a reduzir as diferentes formas de poluição.

3. Melhoria da saúde humana O manuseio impróprio de diferentes tipos de resíduos e métodos de descarte de má qualidade podem resultar em condições médicas graves. Se você não seguir o tipo certo de práticas de gerenciamento de resíduos, isso pode resultar em extensa poluição do ar e do solo. Isso pode afetar as pessoas saudáveis ​​e também originar problemas respiratórios. Qualquer tipo de resíduo perigoso que penetre na água e no solo pode afetar animais e plantas. Se os humanos consumirem esses animais ou plantas, isso também pode afetar nossa saúde.

Como interfere na Gestão dos Resíduos?

gestão de resíduos

Obviamente, a gestão de resíduos é importante para o seu negócio. Você não pode se dar ao luxo de ignorar, pois o desperdício de negócios é muito caro.

Muitas empresas produzem diferentes tipos de resíduos, por isso precisam ter certeza de que eles são descartados da maneira correta. Ao pensar em resíduos, você deve saber que nem tudo se trata de papel e plástico. Os resíduos podem incluir qualquer coisa, desde águas de lavagem, ácidos, graxas, óleos e outros resíduos gerais prejudiciais.

Diferentes tipos de resíduos podem ser gerados a partir de empresas, incluindo água industrial, óleo de cozinha, banheiro portátil, papel, caixa de gordura, plástico, etc. É de suma importância, por isso, a adoção de estratégias eficazes para o correto gerenciamento destas diferentes tipologias de resíduos.

Abaixo, listamos alguns motivos que mostra como o gerenciamento de resíduos pode afetar seus negócios:

  • Você não pode se dar ao luxo de ignorar isso: O descarte de resíduos comerciais é caro e pode representar de 4 a 5% do faturamento de uma empresa. Com os pesados ​​impostos sobre aterros sempre aumentando, poderá custar ao seu negócio ignorar o desperdício comercial como uma área de economia potencial.

  • O futuro dos negócios é verde: Sendo a mudança climática uma ameaça muito real, a consciência ambiental se tornou mais do que uma moda passageira. As últimas estatísticas de resíduos mostraram que cerca de 55% do lixo gerado no Brasil em 2020 foi de matéria não orgânica. A forma como as empresas descartam esses resíduos faz uma diferença crítica para o meio ambiente.

  • Stakeholders: As práticas éticas em torno da gestão de resíduos são agora mais importantes do que nunca para as pessoas e organizações que fazem transações com a sua empresa. Empresas de todos os tamanhos estão sob o escrutínio de seus clientes cada vez mais preocupados com o meio ambiente para implementar práticas ambientais responsáveis ​​e sustentáveis ​​- e isso inclui o desperdício. Os proprietários de empresas têm a obrigação de cuidar dos resíduos de seus funcionários. Em alguns casos, o armazenamento e descarte incorretos de resíduos podem ter efeitos negativos para a sua saúde e para as pessoas que trabalham para você.

  • Custos operacionais afetados: Olhar para o conteúdo de suas caixas pode ser revelador. Um plano de gestão de resíduos eficaz avaliará e informará como os resíduos são produzidos e auxiliará na identificação de áreas de economia e mudanças potenciais. Ao reduzir a quantidade de matérias-primas que você usa e aumentar a reutilização de certos itens, isso afeta seu custo de despesas.

Como VGR, como um software de gestão ambiental, pode auxiliar?

gestão de resíduos

Gerenciar a gestão ambiental é uma função crítica em qualquer organização, não apenas para economizar tempo e dinheiro, mas também para prevenir impactos adversos no meio ambiente.

Quanto mais tempo os problemas de conformidade ambiental são ignorados e mal gerenciados, mais complexos se tornam os problemas.

Pensando nisso, o sistema VG Resíduos permite que você gerencie e reduza o desperdício, garanta a conformidade regulatória e melhore seu desempenho ambiental.

O uso da plataforma ira possibilitar para sua organização:

  • Simplificação e melhoria dos resíduos: otimize o gerenciamento de resíduos em sua organização por meio de perfis de resíduos. Identifique facilmente as fontes de resíduos, obtenha visibilidade e supervisão dos fornecedores e aumente a eficácia rastreando o movimento, quantidade e tipo de resíduo;
  • Controlar os custos relacionados ao lixo: identifique e selecione os transportadores de resíduos e instalações de descarte mais econômicos.
  • Automatize o gerenciamento de faturas vinculadas a empresas terceirizadas de descarte. Faça uma estimativa precisa de todos os custos para a eliminação de resíduos programada e futura pelos corretores; e
  • Garantia de conformidade regulamentar: reduza os riscos de não conformidade, rastreando todas as normativas pertinentes vinculados ao perfil do resíduo gerado, licenças de instalação e suas datas de validade

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Novas diretrizes para emisssão do MTR online baseado na portaria 280 do MMA / Sinir

Compartilhe!


Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5