Gestão de Rotas: como maximizar resultados para destinação de resíduos?

Gestão de Rotas: como maximizar resultados para destinação de resíduos?
5 (100%) 1 voto

A gestão de rotas possui uma função essencial na gestão de resíduos. Por meio dele, o transporte de resíduos é otimizado, os custos são reduzidos e a destinação de resíduos é maximizada.

Atualmente as geradoras de resíduos têm se empenhado para maximizar resultados para destinação de resíduos, evitando prejuízos e gastos desnecessários.

A legislação brasileira, através da lei 12.305/2010, deixa claro que as empresas devem dar a destinação final adequada aos seus resíduos. O gerador deve sempre buscar alternativas ambientalmente corretas, ou seja, modelos de destinação que proteja o meio ambiente e a saúde do homem.

O que é gestão de rotas?

A gestão de rotas é o planejamento das rotas, ou seja, é o planejamento de qual a forma mais eficiente para transportar resíduos, qual a melhor rota e qual o itinerário mais seguro. Além disso, na gestão são avaliados os custos, sempre buscando a forma mais econômica para a empresa. É buscado por fornecedores mais próximos da organização e formas mais econômicas de destinação que de alguma forma trás rentabilidade e/ou economia para a instituição.

Em uma gestão de rotas eficiente e, que busca maximizar resultados para destinação de resíduos, é necessário levar em consideração qual a carga a ser transportado, qual o ponto de coleta e qual o ponto de entrega, quantidade da carga e prazos de coleta. Além da distância entre a empresa e o local de destinação.

Realizar a gestão de rotas pode ser uma tarefa extremamente trabalhosa e consumir muito tempo quando feita manualmente. Mas com a ajuda de softwares de gestão de resíduos o processo será otimizado.

O software de gestão de resíduos da VG Resíduos pode funcionar online, desktop e móbile. O usuário informa a quantidade de resíduos gerados e a data, bem como a data de coleta. Também informa quem realizará o transporte e qual o tipo de destinação será dada. Além de outras informações importantes sobre os resíduos, como sua classificação. Sendo assim, facilitando o planejamento da rota.

Com base nessas informações à empresa define qual o meio de coleta e transporte de resíduos mais eficientes. Bem como qual a melhor destinação.

Com o software é possível:

  • realizar a gestão de resíduos;
  • monitorar a quantidade de resíduos armazenados;
  • controlar licenças e demais documentos necessários, gerando automaticamente documentos como: manifesto de transporte do resíduo; ficha de emergência; ficha de segurança do resíduo químico de acordo com a legislação vigente; relatórios com gráficos; inventários; e indicadores gerenciais.

Benefícios da gestão de rotas

A gestão de rotas pode ajudar a diminuir o custo com coleta, armazenamento, transporte. Diminui o consumo de combustível, e consequentemente o custo com o mesmo.

A empresa consegue controlar melhor a logística dos resíduos.

Na gestão de rotas é avaliado o custo com a rota, à disponibilidade de o fornecedor receber a carga e o tempo adequado entre as coletas.

Outro benefício da gestão de rotas é a escolha da melhor forma de destinação de resíduos. Como a gestão avalia o custo / beneficio são avaliados qual a destinação mais rentável e com menor custo. Além de ser avaliado qual o fornecedor mais próximo.

Uma maneira de encontrar o melhor fornecedor para destinação de resíduos é através do Mercado de Resíduos. Na plataforma o gerador faz um filtro direto no mapa e encontra os fornecedores mais próximos da sua empresa. Para isso é necessário dizer qual o resíduo e a quantidade produzida.

Desta forma, a plataforma irá direcionar você para o melhor fornecedor, já com uma análise prévia de critérios como licença ambiental, preço e pontuação em relação à concorrência.

Também, pelo Mercado de Resíduos é possível encontrar transportadores de resíduos que podem realizar o transporte até o local de destinação.

A plataforma tem a função de servir como um guia para promoção de oportunidades de negócios, a fim de evitar o desperdício e permitir melhor qualidade, menor custo e menor impacto ambiental.

Como maximizar a destinação com a gestão de rotas?

Abaixo listamos algumas dicas sobre como realizar uma boa gestão de rotas.

Conheça a localização dos seus fornecedores

A empresa deve conhecer a localização de seu fornecedor para ter uma noção de qual o impacto financeiro que ela terá em seu negócio.

A intenção é verificar se seu fornecedor esta distribuído de maneira muito dispersa, o que exige grande deslocamento.

Com essa informação é possível definir uma rota que reduza os custos operacionais.

Organize sua agenda de coleta

Para obter resultado positivo é importante que a empresa organize sua agenda de coleta, ajustando os dias e horários. Isso é necessário, pois a coleta será realizada respeitando a quantidade certa de resíduos que será transportado.

Sem essa organização a empresa corre o risco de coletar pouco resíduo e na próxima coleta ser necessário o serviço de dois caminhões de transporte. Aumentando o custo com o serviço.

Busque fornecedores mais próximos

Para maximizar os resultados de destinação de resíduos a organização deve buscar por fornecedores mais próximos dos locais de geração de resíduos. Assim, o custo com transporte será menor.

Para localizar empresas que realizam a destinação ambientalmente correta e reduzir o custo com o transporte do mesmo não é tarefa fácil, mas é facilitada pelo Mercado de Resíduos. A plataforma Mercado de Resíduos aumenta a chances de qualquer empresa reduzir seu custo com destinação e maximizar os resultados.

Dessa forma, a gestão de rotas é essencial para reduzir custos com coleta e transporte, maximizar o resultado de destinação de resíduos e localizar fornecedores mais próximos. A gestão de rotas planeja a coleta e qual a rota mais indicada para realizar a destinação ambientalmente correta

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© VG Residuos Ltda, 2019