Gestor ambiental x desenvolvimento sustentável: qual a relação?

Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5

19/08/2020

gestor ambiental

O papel do gestor ambiental vem se tornando um grande aliado das empresas que buscam manter seus processos, aspectos e impacto ambiental sob controle, para assim serem caracterizadas como uma empresa sustentável.

A gestão ambiental é uma importante estratégia para as empresas realizarem a gestão dos impactos dos seus produtos e serviços sobre o meio ambiente. Por meio dela, a organização obtém melhores oportunidades de negócios, melhora a sua imagem e a administração de recursos energéticos e materiais, reduz riscos, acidentes ambientais e gastos desnecessários. Além disso, cumpre com a legislação ambiental.

Neste artigo, vamos entender melhor qual a relação do gestor ambiental para o desenvolvimento sustentável. Então vamos lá!

Gerenciamento de resíduos

Qual papel do gestor ambiental na empresa?

Você sabe o que faz um gestor ambiental? O gestor ambiental é um profissional de suma importância. Ele atua atento ao bom uso dos recursos naturais e desenvolve maneiras de reduzir os impactos ambientais produzidos pelas atividades das empresas no meio ambiente.

A profissão surgiu devido à crescente preocupação de ambientalistas com a relação entre homem e o meio ambiente. E da necessidade das organizações respeitarem as leis ambientais.

Sua função consiste em fazer a gestão dos processos administrativos e de produção das organizações, garantindo a responsabilidade socioambiental e o desenvolvimento da sustentabilidade.

Responsabilidades do gestor ambiental

O gestor ambiental é responsável por garantir a execução de práticas como:

  • redução dos impactos da empresa na natureza;
  • uso racional e sustentável dos recursos naturais;
  • preservação da biodiversidade;
  • uso dos métodos corretos de destinação de resíduos e materiais tóxicos;
  • adoção de sistemas de reciclagem;
  • uso de métodos que reduzam a poluição do ar, da água e do solo;
  • gestão de resíduos;
  • tratamento e reutilização de resíduos e de matéria-prima no processo produtivo de empresas;
  • redução do consumo de água e energia;
  • desenvolvimento de programas de educação ambiental, reciclagem e logística reversa de produtos como pilhas, pneus, baterias, peças de eletrônicos etc.

Para isso, o gestor ambiental deverá elaborar a política ambiental da empresa e propor soluções para a adoção de medidas que diminuam os efeitos negativos no meio ambiente. Também, deverá estabelecer o controle e monitoramento das ações empresariais, estas devem estar de acordo com as normas legais.

O gestor ambiental será responsável por criar planos e programas para implementar a política ambiental e por definir metas e objetivos para a empresa adotar as ações sustentáveis.

Gerenciamento de resíduos

Participação do gestor ambiental para o desenvolvimento sustentável

gestor ambiental

O gestor ambiental tem uma participação fundamental para o alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável. Eles elaboram projetos com o objetivo de alcançar resultados positivos em relação ao meio ambiente, bem como a redução dos impactos ambientais provocados pelas ações da empresa.

Esses projetos melhoram a qualidade de vida para todos, uma vez que o ambiente se torna menos poluído. Também, garante o uso mais racional dos recursos naturais, preservando-os para as gerações futuras, assim, contribuindo para a sustentabilidade.

Veja algumas práticas que o gestor ambiental pode aplicar na empresa para alcançar a sustentabilidade:

Aplique a Política dos 5R’s a política dos 5R’s consiste em cinco ações importantes para serem aplicadas nas empresas, com o intuito de que o impacto do resíduo sobre o meio ambiente seja reduzido. As cinco ações para alcançar a sustentabilidade são: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.

Estabeleça metas ambientais A empresa deverá definir em primeiro lugar as estratégias, e depois as metas ambientais e seus recursos necessários para implantar a gestão ambiental.

Otimize os processos e reduza custos Para otimizar os processos e reduzir custos, é preciso realizar um diagnóstico de todos os processos da empresa a fim de identificar quais os recursos são utilizados e quais podem ser substituídos por alternativas mais limpas e de menor custo. Invista, também, em equipamentos e tecnologias que minimizem impactos ambientais.

Conscientize os colaboradores e a comunidade Desenvolva ações e campanhas para disseminar entre os colaboradores e a comunidade a importância em preservar recursos, poupando o meio ambiente.

Faça parcerias sustentáveis Procure fazer parcerias com fornecedores que promovam o desenvolvimento sustentável e social.

Esteja em dia com as leis ambientais Cumpra com as legislações ambientais. Além de estar em acordo com a legislação do órgão ambiental competente, evita-se o risco de sofrer penalidades.

Qual o papel do gestor ambiental na gestão de resíduos?

gestor ambiental

Ao realizar a gestão de resíduos a empresa está adotando um conjunto de ações adequadas nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação final e disposição final ambientalmente adequada.

Tais atividades envolvem uma relação entre aspectos administrativos, financeiros, legais e de planejamento. O objetivo do gerenciamento é minimizar a produção de resíduos, preservar a saúde pública e a qualidade do meio ambiente.

Com atuação do gestor ambiental é possível quantificar, controlar, gerenciar e inspecionar a geração de resíduos, isso colabora para a redução.

Também, facilita o cumprimento dos regulamentos ambientais por meio da padronização e organização de toda a documentação referente a gestão de resíduos.

Elabora todos os documentos necessários como MTR, inventários, relatórios, CDF, entre outros.

Como o software de gestão facilita a atuação do gestor ambiental?

A infraestrutura adequada é de extrema importância. Sem ela o trabalho se torna árduo e cheio de desafios que poderão desanimar o colaborador. Com a automatização dos processos todo o trabalho necessário para uma gestão ambiental fica mais fácil.

O uso da tecnologia digital surge com grande aliada para gestão ambiental. O gestor ambiental pode trabalhar de forma sistematizada e organizada, aumentando eficácia da gestão. Os acompanhamentos podem ser feitos em um ambiente virtual aumentando a agilidade dos processos e a segurança das informações.

Para facilitar a gestão ambiental dentro das organizações, é que foi criado o software VG RESÍDUOS. Esse software vislumbra as necessidades dos clientes que demandam de controle total de todos os processos de gestão ambiental. A principal funcionalidade do software é promover a gestão, eliminando as antigas planilhas de Excel, licenças em PDF, documentos em Word.

O software de gestão da VG Resíduos oferece diversos dashboards que permitem que toda sua equipe veja as tarefas de uma só vez. O progresso de cada uma delas é registrado no seu respectivo lugar para evitar desorganização.

Com a plataforma é possível realizar a gestão completa dos documentos necessários para o licenciamento ambiental. Inclusive documentos de seus fornecedores.

Também, pelo software, é possível emitir todos os certificados de maneira automática e monitorar todas as obrigações ambientais da empresa. Além disso, acusa a falta de documentos obrigatórios.

O software, também, coleta automaticamente todas as informações e registros de destinação do resíduo, bem como os dados dos transportadores e tratadores dos resíduos. Gera o inventário Conama 313 já nos moldes exigidos pela legislação e com toda a informação atualizada

Sendo assim, o gestor ambiental busca manter os processos, aspectos e impacto ambiental de uma empresa sob controle, para assim serem caracterizadas como uma empresa sustentável.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Gestão ambiental

Compartilhe!


Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5