Ilha do Lixo                    
       
13 Outubro
6 min de leitura

Impactos causados pelo lançamento de resíduos no oceano

cover image
O lançamento de resíduos no oceano traz uma reflexão importante: quais consequências e impactos ambientais podem surgir com comportamento? Confira!
lançamento de resíduos no oceano

O lançamento de resíduos no oceano traz uma reflexão importante: quais consequências e impactos ambientais podem surgir com comportamento?

A área coberta por mares e oceanos é consideravelmente superior a extensão de terra, chegando a ocupar mais de 71% da superfície do planeta. Nesse sentindo, compreende-se a relevância da preservação das águas marítimas, não apenas pela vida que se concentra nos mares, mas por todo o ser vivo que possui alguma ligação com a água salgada.

Nesse artigo vamos apontar os principais impactos causados pelo lançamento de resíduos no oceano, a origem deles e como minimizar esse problema. Confira!

Leia também: Como implementar a produção mais limpa na minha empresa?

Alguns dados sobre o lançamento de resíduos no oceano

No entanto, o que temos visto é o contrário disso. Segundo cientistas, cerca de oito milhões de toneladas de lixo plástico são lançadas nos oceanos anualmente.

Para compreender melhor esse dado, o valor expresso acima é comparado a uma quantidade capaz de cobrir 34 vezes a área da ilha de Manhattan, em Nova York. A camada lixo teria a altura dos joelhos de uma pessoa.

No Brasil os números também são assustadores: em média seis tartarugas marinhas são encontras mortas na praia do Cassino, localizada no Rio Grande do Sul (RS).

Os resíduos descartados no oceano possuem origens distintas, como plásticos, papeis, restos de alimentos, pneus, vidro, entre outros materiais, no entanto a fonte mais expressiva de lixo depositado são os plásticos. Estima-se que cerca de 85% de todo lixo encontrado nos mares e oceanos é composto por plásticos.

Com tanto dejeto sendo lançado nas águas marítimas, precisamos refletir: quais consequências podem ser geradas a partir desse comportamento para o planeta?

Gerenciamento de resíduos

Mas o que é poluição marinha?

lançamento de resíduos no oceano

Antes de tudo precisamos ficar familiarizados com os termos a serem usados nesse texto. A poluição marinha possui como característica a presença tanto de lixos sólidos, quanto de poluentes líquidos no mar e oceano. É importante frisar que essas ações são frutos da atividade humana.

Embora haja duas formas de poluição, nesse texto focaremos na questão dos resíduos sólidos dispensados no mar**.**

Saiba mais: 6 dicas para o tratador de resíduos mostrar seus diferenciais no mercado

Quais são os impactos causados?

A poluição marinha pode levar uma série de resultados negativos, vejamos alguns deles:

lançamento de resíduos no oceano

Morte dos animais marinhos

Citamos acima números preocupantes de mortes de tartarugas devido aos resíduos no oceano. Sabemos que toda vida marinha pode sofrer impacto, como os peixes, plânctons, mamíferos entre outros. Em muitas ocasiões isso ocorre porque o animal confunde o plástico com água viva ou outro tipo de alimento e acaba ingerindo resíduo durante o processo de alimentação. Há ainda outros resíduos que acabam sufocando, aprisionando ou machucando os animais aquáticos.

Problemas gerados para o meio ambiente

Não apenas a vida animal, mas as plantas também podem sofrer danos devido ao lançamento de lixo no oceano. Isso é um grave problema, uma vez que os plânctons e as algas são os responsáveis pela grande produção de oxigênio na terra e também de alimento para outros animais.

Desequilíbrios nos ecossistemas marinhos

Sabemos que quando há crescimento desacelerado de um animal ou a morte desproporcional de outro gera-se um desequilíbrio na cadeia. Portanto, os resíduos jogados no oceano afetam diretamente a cadeia.

Contaminação de peixes e outros animais marinhos

Contaminação de peixes e outros animais marinhos que serão consumidos é uma grande preocupação. Mesmo infectado, os animais podem passar despercebidos durante a pesca, gerando problemas intestinais ou danos mais sérios a saúde humana.

Águas das praias tornam-se impróprias para o banho

Quem já não viu no jornal ou visitou pessoalmente uma praia que deixou de receber banhistas pela poluição desordenada do mar? Esse é um problema tanto para turistas e visitantes quanto para a comunidade local que usufruía da praia para comercio local e atividades pesqueiras.

Redução das atividades de pesca

Como os peixes e outros animais marinhos foram infectados pelos resíduos, a pesca sofrerá danos diretos, resultando em perdas econômicas para o comercio e a população local.

Multas para empresas causadoras do rejeito de resíduos no mar

Além dos danos à vida marinha e também de pássaros que se alimentam dos peixes do mar, as empresas responsáveis por essas agressões, sofrem multas de valores exorbitantes. Não estamos restringindo a poluição marinha apenas ao fruto das atividades das organizações, mas no que tange as empresas, elas são multadas pelo despejo inadequado de resíduos no oceano.

Uma consequência preocupante que o lançamento de resíduos no oceano gerou é a “Ilha do lixo”, descoberta há poucos anos no oceano pacífico.

Você conhece a Ilha do Lixo?

lançamento de resíduos no oceano

Um dos resultados reais que apontam a agravante questão da poluição marinha no mundo é a Ilha do Lixo. Localizada a meio caminho entre as costas da Califórnia e o Havaí, a porção de lixo do oceano pacífico se estende por cerca de 1.000 Km e é formada por aproximadamente 4 milhões de toneladas de todo tipo de objeto plástico.

Para visualizar melhor a profundidade do problema, basta entender que a ilha do lixo é maior que o estado de São Paulo. É um aglomerado de detritos com o tamanho aproximado do Texas, Estados Unidos.

A Ilha é inabitada, portanto os resíduos que se concentram na região chegam pelas ondas marítimas. Geralmente são lixos despejados nas praias ou descartados nos barcos. Devido à alta concentração de lixo, muitos animais da ilha têm sofrido resultados da poluição com mutações no próprio corpo.

Confira: O que sua empresa precisa saber sobre produção ecoeficiente?

Quais são as principais causas da poluição marinha?

lançamento de resíduos no oceano

Para entender melhor essa questão, é preciso saber que existem quatro grandes causadores da poluição no mar. São eles:

  • depósito inadequado de resíduos urbanos;
  • atividade desregrada de turistas no veraneio;
  • descarte deliberado de resíduos pelo mercado industrial;
  • Descarte de resíduos por países que burlam das regras de controle de resíduos;
  • lançamento de resíduos pela navegação comercial e turística.

Problemas causados pelos resíduos urbanos

Primeiramente iremos citar a questão dos resíduos urbanos. Um dos problemas é que rios, lagos e lagoas carregam milhões de toneladas de efluentes domésticos e industriais, e de resíduos sólidos para os mares e oceanos. Quando este material poluente chega às áreas estuarinas — transição entre um rio e o mar — da costa, acaba se juntando com os resíduos descartados pelos moradores das cidades litorâneas. Isso acaba criando um sério agravante para o oceano.

Outro problema preocupante dentre os quatro causadores trata-se das ações ilegais e incorretas das empresas no descarte de resíduos.  As industrias são as principais produtoras de tudo que é consumido no mercado, e além dos resíduos que geram-se após o uso do produto, durante as atividades da empresa, produz muitos resíduos. Muitas organizações realizam a disposição incorreta dos resíduos, apropriando-se de lugares inadequados como o oceano.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Saiba como a VG Resíduos pode ajudar na gestão de resíduos da sua empresa

Como resolver o problema?

lançamento de resíduos no oceano

A conscientização é, sem sombra de dúvidas, o caminho a ser trilhado para tentar minimizar o problema. Desde um turista que vai à praia e não joga lixo na areia, até uma grande indústria que procura formas adequadas de gerenciamento de resíduos. Essas são ações que demonstram a conscientização de pessoas e empresas na conservação ambiental.

Hoje em dia existem algumas plataformas que tentam resolver o problema dos resíduos gerados pelas empresas. Podemos citar a VG Resíduos, que, por meio de um software online conecta empresas geradoras a empresas compradoras de resíduos. Tornando o problema uma fonte de lucros. A VG Resíduos também mune a empresa com todas as leis ambientais concernentes a sua área de atuação evitando multas e tarifas altíssimas.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Porque aplicar a política dos 5R´s para reduzir a geração de resíduos?

Gerenciamento de resíduos
seta para cima