Entenda a importância da reciclagem para o seu negócio!

Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5

10/02/2021

Entenda a importância da reciclagem para o seu negócio!

A reciclagem é o processo de reaproveitamento do lixo descartado, como um novo produto ou a uma nova matéria-prima. Esse processo é muito importante para diminuir rejeitos e o seu acúmulo na natureza. Contudo, a importância da reciclagem vai, além disso. Ela contribui para economia, motivando as empresas a usarem desse processo para redução de custos no processo produtivo, ao mesmo tempo em que contribuem para a preservação do meio ambiente. Contribui também, para o alcance da sustentabilidade.

No Brasil são produzidos aproximadamente 79 milhões de toneladas de resíduo sólido por ano. Quando os resíduos são misturados, somente 1% destes resíduos pode ser reaproveitado, e quando ocorre a separação correta, o aproveitamento passa para a ser 70%.

A reciclagem, também, é uma fonte de renda para muitas famílias em condições de vulnerabilidade, sendo, portanto, um importante instrumento de desenvolvimento social.

Neste artigo, entenderemos sobre a importância da reciclagem para seu negócio e meio ambiente. Confira!

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

O que é reciclagem?

O que é reciclagem?

A reciclagem é o processo de reaproveitamento do resíduo que não serve mais para o processo, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características para que se torne novamente matéria-prima ou um novo produto.

Aplicando um conjunto de técnicas esses resíduos dão origem a um novo produto ou a uma nova matéria-prima com o objetivo de diminuir a produção de rejeitos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto ambiental.

Esses conjuntos de técnicas vão desde a separação do resíduo por material (plástico, papel, metal e vidro são alguns exemplos) até a sua transformação final em outro produto.

Novas diretrizes para emisssão do MTR online baseado na portaria 280 do MMA / Sinir

O Ministério do Meio Ambiente classifica a reciclagem como uma das alternativas de tratamento de resíduos mais vantajosas, uma vez que reduz o consumo de recursos naturais, poupa energia e água, diminui o volume de lixo e gera emprego a milhares de pessoas.

A reciclagem é um componente importante na gestão dos resíduos sólidos e ocupa a quarta posição na hierarquia de gestão ([ou ordem de prioridade da Política Nacional de Resíduos Sólidos](ordem de prioridade da Política Nacional de Resíduos Sólidos “ou ordem de prioridade da Política Nacional de Resíduos Sólidos”)): não gerar, reduzir, reutilizar e reciclar!

São muitos os materiais que são recicláveis e podemos fazer a separação na nossa casa e no local de trabalho. Os materiais que são recicláveis são: vidro, papel, metal, plástico, tecidos e componentes eletrônicos.

Também tem a compostagem, que é a reutilização dos detritos biodegradáveis, como o resíduo orgânico.

Os materiais que serão reciclados são transportados para uma cooperativa ou são recolhidos em locais estratégicos, esses materiais são limpos e reprocessados em novos materiais para a produção industrial.

Vantagens da reciclagem

Vantagens da reciclagem

As vantagens da reciclagem são inúmeras, tanto para o meio ambiente, quanto para a área socioeconômica.

Para o meio ambiente a vantagem é a redução na acumulação dos resíduos no meio ambiente, o descarte inadequado, a extração de matéria prima da natureza, etc..

Os resíduos na reciclagem são reaproveitados como matéria prima evitando a produção de novos produtos a partir de recursos naturais. Podemos citar como exemplo, o papel reciclado. Ele substitui a celulose extraída das árvores para produção de um novo papel. Sendo assim, a reciclagem contribui para redução do corte de árvores, emissão de gases como metano e gás carbônico, consumo de energia, agressões ao solo, ar e água.

Na questão socioeconômica, a reciclagem contribui para o uso racional dos recursos naturais e da reposição dos recursos que podem ser reaproveitados. As empresas tende a aumentar seus rendimentos, já que reduz o custo com a aquisição de matéria prima in natura. Aumentam a cartela de clientes, já que muitos buscam empresas com produtos sustentáveis.

A reciclagem também proporciona uma melhora na qualidade de vida das pessoas, com a preservação das condições ambientais, e também gera renda para aquelas pessoas que encontram nessa atividade uma oportunidade de negócio.

A regulamentação das atividades de coleta seletiva e reciclagem no Brasil teve um importante avanço no segundo semestre de 2010, quando foram sancionados a Lei nº 12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Decreto nº 7.404, que regulamentou a Lei nº 12.305, criando o Comitê Interministerial da Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Comitê Orientador para a Implantação dos Sistemas de logística reversa.

A PNRS veio, entre outras ações, regulamentar a atividade das cooperativas de trabalhadores do setor de coleta seletiva e traçar as diretrizes a serem seguidas pelas esferas de governo para implementar os serviços de coleta e reciclagem de resíduos sólidos.

Portanto, reciclar traz diversas vantagens ambientais e econômicas, como:

  • reduz o acumulo de resíduos no meio ambiente;
  • evita a produção de novos produtos a partir de matéria prima extraída da natureza;
  • evita o consumo de energia;
  • evita agressões ao solo, ar e água;
  • contribui para o uso racional dos recursos naturais;
  • proporciona melhor qualidade vida;
  • proporciona fonte de renda.
  • evita sansões ambientais a empresas
  • melhora a imagem das organizações.

A importância da reciclagem para a economia

A importância da reciclagem para a economia

A importância da reciclagem não é só para a preservação do meio ambiente, mas também para alavancar a economia.

Economicamente, a reciclagem motiva o aumento dos rendimentos de uma empresa, uma vez que elas usam desse processo para redução de custos no processo produtivo.

Com a reciclagem, a organização consegue alcançar a sustentabilidade financeira de seu negócio.

Sustentabilidade financeira resumidamente é saber utilizar os recursos disponíveis de forma racional, atendendo as necessidades presente, porém seguindo uma lógica de se importar com as necessidades futuras.

A empresa que aplica a sustentabilidade financeira cria meios de gerir seus recursos econômicos evitando despesas desnecessárias. Uma empresa sustentável usa esses recursos de forma segura, aplicando em investimentos e planejamento.

Para alcançar a sustentabilidade financeira na gestão de resíduos a empresa é persuadida a reduzir o descarte em aterros sanitários e aumentar a recuperação de materiais para otimizar o uso de recursos naturais.

Uma ótima maneira de alcançar a sustentabilidade financeira é buscar investimentos. Seja para reduzir a geração de resíduos ou buscar meios de destinação com custos menores. Esses investimentos, quando bem planejados, podem ser boas fontes de lucro e renda para a empresa.

Gestão ambiental

Outra maneira é disponibilizar os resíduos em bancos de compra e venda. A utilização do Mercado de Resíduos facilita as negociações entre o gerador e o tratador. Desta forma, a empresa consegue destinar seus resíduos de forma segura e com o melhor preço.

A plataforma Mercado de Resíduos aumenta a chances de qualquer empresa reduzir seu custo com destinação.

Portanto, a importância da reciclagem não é só para preservação ambiental, ela também é importante para o crescimento econômico de uma empresa. A reciclagem é o processo de reaproveitamento do lixo descartado, como um novo produto ou a uma nova matéria-prima.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Gerenciamento de resíduos

Compartilhe!


Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5