tecnologia para tratamento de residuos                    
       
9 Outubro
5 min de leitura

Incineração de resíduos: quando ela deve ser uma boa opção?

cover image
Você sabia que a incineração de resíduos é um tratamento que diminui a geração das sobras, e ainda por cima pode gerar energia? Saiba mais!
incineração de resíduos

Você sabia que a incineração de resíduos é um tratamento que diminui a geração das sobras, e ainda por cima pode gerar energia? Considerada uma prática sustentável, a incineração pode ser bastante vantajosa para organizações. Desde que respeitadas as leis ambientais, a queima de resíduos pode ser opção ecologicamente correta e rentável para as geradoras. Porém, nem todos os resíduos são indicados para a incineração, somente os de alta periculosidade como os resíduos hospitalares.

Um dos grandes benefícios da incineração é que ela ajuda a combater o problema do excesso de resíduos gerados no Brasil. Anualmente são produzidos 78,4 milhões de toneladas de resíduos no país. Com a queima, reduz-se entre 70 e 90% o volume das sobras, restando apenas um material inerte. No entanto, a geradora que optar pelo método deve estar autorizada pelos órgãos ambientais a realizar a incineração. Ainda assim, todo o processo deve ser feito de maneira criteriosa, evitando danos ambientais.

A seguir, você entenderá como funciona a incineração de resíduos, quais tipos podem ser queimados e quando esse tratamento torna-se uma boa opção.  Acompanhe!

Como empresas podem lucrar com a venda de retalhos da sua produção?

Veja como funciona a incineração de resíduos

incineração de resíduos

A incineração é um método de tratamento de resíduos que consiste na queima das sobras, usando fornos ou usinas próprias. É um processo que se dá com altas temperaturas, associadas a oxigênio em excesso. Essa junção promove a formação de cinzas inertes, reduzindo em muito o volume de resíduos.

De acordo com este estudo, existem duas técnicas de incineração, o Mass Burning e o Refuse-derived Fuel. Na primeira, os resíduos são incinerados em estado bruto, sem qualquer pré-tratamento, com exceção da retirada de partes de grandes dimensões. Já com a técnica Refuse-derived Fuel, os resíduos são primeiramente processados. Esse cuidado visa remover materiais recicláveis e minimizar a heterogeneidade do material que será queimado.

A técnica Mass Burning é a mais frequentemente utilizada porque não requer uma etapa anterior à queima.

incineração de resíduos

Saiba quais resíduos devem ser incinerados

Há dois tipos de sobras que são especialmente indicados para a incineração, os resíduos hospitalares e os resíduos industriais de grande periculosidade, como os defensivos agrícolas.

Entre os resíduos hospitalares - aqueles gerados em hospitais, clínicas, necrotérios -, pelo menos dois tipos, os do grupo A e do grupo B, podem ser incinerados:

  • grupo A: resíduos potencialmente infectantes, com agentes biológicos que apresentem risco de infecção. Ex: bolsa de sangue contaminada;
  • grupo B: resíduos químicos, aqueles que contêm substâncias químicas capazes de causar doenças ou contaminação ao meio ambiente, independente de suas características inflamáveis, de corrosividade, reatividade e toxicidade. Ex: medicamentos para tratamento de câncer, reagentes para laboratório e substâncias para revelação de filmes de raio-x.

Os resíduos gerados em diferentes setores industriais também podem ser incinerados. O tratamento é indicado especialmente para as fábricas que produzem resíduos de alta periculosidade.

Quais técnicas de tratamento do lixo mais lucrativas no Brasil?

Entenda quando a incineração é eficiente

incineração de resíduos

Além da redução do volume de resíduos, a incineração pode ser uma boa opção para a geradora que produz sobras danosas.  O método é capaz dar uma destinação final e segura a resíduos que podem causar danos à natureza ou à saúde pública.

A geradora também pode lucrar com a incineração porque esse é um tratamento capaz de gerar energia. Parte da energia liberada no processo de queima pode ser transformada em energia térmica e, posteriormente, elétrica.

Isso ocorre porque incineração de resíduos gera vapor, movimentando pás ligadas a uma turbina. Os movimentos giratórios das turbinas alteram o fluxo do campo magnético dentro do gerador. Essa alternância é capaz de produzir a energia elétrica que pode abastecer, por exemplo, indústrias e residências.

Sucata: 7 dicas para empreender e lucrar reciclando esse resíduo

O lucro pode vir, ainda, de subprodutos. As cinzas geradas na incineração podem ser reaproveitadas. Ao serem processadas, geram materiais principalmente ferrosos. Como destino final, podem ser usadas como material agregado em formulações de cimento.

incineração de resíduos

Respeite as leis ambientais ao adotar a incineração

incineração de resíduos

A combustão dos resíduos pode ser muito vantajosa para a geradora, mas exige manejo cuidadoso. Um dos principais riscos são os gases emitidos ao se realizar a incineração dos resíduos. A queima pode causar emissão de dioxina e de outros poluentes comprovadamente perigosos para a saúde pública. Essas descargas são potencialmente cancerígenas e de alto nível de toxicidade.

Por isso, é imprescindível que a geradora cumpra todas as obrigações ambientais. Antes de implantar a incineração, o método de tratamento precisa ter sua viabilidade técnica e ambiental aprovadas por órgãos especializados. Além disso, a queima só pode ser realizada se houver um programa que monitore os riscos de emissão dos gases tóxicos.

Para não errar na operação de queima de resíduos é viável contar com uma consultoria. O Grupo Verde Ghaia possui uma equipe especializada em gerenciamento de resíduos. Seus profissionais podem assessorar a geradora tanto em relação à legislação quanto à operação de queima de resíduos.

incineração de resíduos

Mercado de Resíduos aproxima interessados

incineração de resíduos

Outra dica importante é saber onde divulgar os resíduos gerados ou tratados. Nesse sentido é possível contar com a plataforma Mercado de Resíduos. Desenvolvido pela VG Resíduos, é um software onde se pode comercializar os resíduos, de maneira rápida e prática.

A plataforma reúne interessados em resíduos de todo o Brasil e, sobretudo, aproxima quem quer fornecer ou tratar as sobras. As empresas cadastradas podem acessar a plataforma continuamente, 24 horas por dia, de qualquer lugar do mundo.  Outra vantagem é que todas as empresas cadastradas na plataforma estão em conformidade com a legislação ambiental.

Como comprar e ampliar seu negócio ao negociar resíduos online?

Cumprindo as diretrizes ambientais, a incineração de resíduos pode ser uma solução para as geradoras que produzem resíduos perigosos. É um método que se mostra sustentável porque, além de dar uma destinação segura a resíduos poluentes, pode gerar energia e subprodutos. Além de lucrativa, a queima de resíduos pode ser ambientalmente correta, dando uma destinação segura e diminuindo o excesso de resíduos gerados.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Se quiser aprofundar mais sobre o assunto leia este outro artigo do blog: Como a gestão de resíduos auxilia sua empresa a afastar passivos ambientais.

incineração de resíduos
seta para cima