Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais

19/10/2020

Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais

Uma das atividades mais importantes para uma gestão ambiental eficiente é a execução do LAIA, o Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais, oriundos da operação da empresa. Dentre as atividades descritas no LAIA, uma parte considerável tratará da gestão de resíduos. Entender cada parte do processo faz toda a diferença. Neste artigo vamos abordar o que são e como fazer o levantamento dos Aspectos e Impactos Ambientais do seu empreendimento de forma coerente e eficaz. Confira!

As empresas precisam realizar o levantamento de aspectos e impactos ambientais, atentando para o que pode causar modificações e trazer consequências ao meio ambiente. Essa preocupação, que deve ser levada a sério pelas organizações, está relacionada aos aspectos e impactos ambientais. É fundamental fazer um levantamento desses dados para o controle e a prevenção dos riscos que comprometam o meio ambiente.

Ter esse controle é essencial para o sucesso da gestão ambiental de uma empresa. Além disso, evita que a organização sofra sanções por estar em discordância com a legislação ambiental.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

  • o que são aspectos e impactos ambientais
  • o que é o levantamento de aspectos e impactos ambientais
  • como é feito o levantamento de aspectos e impactos ambientais
  • por que o levantamento de aspectos e impactos ambientais é importante
  • quem pode realizar o levantamento de aspectos e impactos ambientais da empresa
  • o levantamento de aspectos e impactos ambientais é obrigatório por lei
  • em quais situações as empresas são obrigadas a realizarem o LAIA
  • o que o LAIA tem a ver com gestão de resíduos
  • como minimizar os impactos ambientais gerados pelos resíduos da empresa
  • como o VG Resíduos pode auxiliar na gestão dos impactos gerados pelos resíduos na operação da empresa

Entenda o que são aspectos e impactos ambientais

Os aspectos ambientais são, por definição, todos os elementos que podem causar alguma modificação ao meio ambiente. São as interações entre as operações da empresa e o meio ambiente, sejam elas maléficas ou benéficas.

Já os impactos ambientais são por definição, todas possíveis modificações causadas no ambiente pelas operações da empresa. Relacionam-se às consequências, ou seja, aos danos ou efeitos que os aspectos ambientais causam ao meio ambiente.

O Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), por meio da Resolução 001/86, conceitua impacto ambiental da seguinte forma:

“Impacto ambiental é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante de atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetem: a saúde, segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias e o meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais”.

Para melhor entendimento destes conceitos trouxemos alguns exemplos, confira:

  1. Imagine uma empresa que gera efluente contaminado ao fabricar seus produtos. Nesse caso, o aspecto ambiental é a geração da poluição e o impacto, é a contaminação dos rios.

  2. Outro exemplo está ligado à má gestão dos resíduos gerados por uma organização. O manejo incorreto de resíduos de uma reforma de um prédio ilustra a geração de aspecto e impacto ambiental. Nesse caso, a disposição de resíduos de demolição fica caracterizada como aspecto ambiental. Já o descarte desses materiais em locais inadequados, ilustra o impacto ambiental.

Contudo, há muitas situações relacionadas ao que empresa consome, gera ou emite que são benéficas à natureza. Por exemplo, a captação de água de um rio para produção de uma fabrica é um aspecto ambiental, porém se está empresa trata o efluente e o reutiliza em seus processos é um impacto positivo.

Um exemplo positivo vem deste restaurante mineiro que investiu em práticas sustentáveis, gerando aspectos e impactos que poupam recursos naturais.

O estabelecimento conta com um sistema de captação de água que trata e armazenam 20 mil litros. O reuso da água é aproveitado em bacias sanitárias, lavanderia e na lavagem das áreas comuns do restaurante. Além do sistema de água, 70% da energia usada são produzidas pelo próprio estabelecimento. Foi instalada uma estação eólica e placas fotovoltaicas, que transformam a luz do sol em eletricidade.

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar

O que é o levantamento de aspectos e impactos ambientais?

O Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais – LAIA é um diagnóstico da situação ambiental de uma empresa e auxilia o processo de tomada de decisões.

O LAIA trás planos de ações aos gestores ambientais para a mitigação dos impactos ambientais.

O levantamento é uma ferramenta do SGA (Sistema de Gestão Ambiental).

Como é feito o levantamento de aspectos e impactos ambientais?

Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais

O levantamento de aspectos e impactos ambientais é feito inicialmente através de uma planilha de aspecto e impacto, posteriormente, os dados são catalogados e separados.

Após o cruzamento de dados da planilha, os aspectos e impactos são analisados em geral sob a perspectiva da metodologia FMEA (Failure Mode ans Effect Analysis, em português, Análise de Modos de Falhas e Efeitos). Então serão geradas ações para tratar cada aspecto e cada impacto ambiental da empresa.

O FMEA é um método utilizado com objetivo de identificar, delimitar e descrever as não conformidades (modo da falha) geradas pelo processo da empresa e seus efeitos e causas, para através de ações de prevenção poder diminuí-los ou eliminá-los.

As etapas de concepção do FMEA são:

  • definir o processo que será analisado;
  • definir a equipe, priorizando os aspectos multidisciplinares;
  • definir a não conformidade (modo da falha);
  • identificar seus efeitos;
  • identificar sua causa principal e outras causas;
  • priorizar as falhas através do nível de risco;
  • agir através de ações preventivas (detecção);
  • definir o prazo e o responsável pela ação preventiva.

Por que o levantamento de aspectos e impactos ambientais é importante?

O levantamento de aspectos e impactos ambientais é importante sobre várias perspectivas. Inicialmente ele é necessário a uma correta gestão ambiental e prevenção de riscos, pois não se pode gerenciar aquilo que não se conhece.

O LAIA também é importante para a gestão de riscos da operação, pois o desconhecimento ou o não tratamento de um impacto ambiental pode resultar em acidentes com potenciais riscos ao meio ambiente.

Um grande exemplo é o que vimos no caso de uma mineradora em Minas Gerais, que negligenciou os impactos ambientais de sua operação de armazenamento de rejeitos e acabou não tomando as medidas corretas para minimizar os riscos de acidentes. O resultado foi uma tragédia ambiental nunca antes vista na história da mineração brasileira.

Outro fator importante a ser considerada a respeito o LAIA, é a informação aos gestores e acionistas sobre o possível impacto econômico gerado pelos aspectos e impactos ambientais da empresa. Certamente os acionistas e controladores desejam sempre saber o valor do possível passivo ambiental atrelado à operação da empresa para realizarem suas análises administrativas.

Quem pode realizar o levantamento de aspectos e impactos ambientais da empresa?

O levantamento de aspectos e impactos ambientais pode ser executado por funcionários da própria empresa, desde que possuam conhecimento sobre gestão ambiental.

Mas o mais comum é que o LAIA seja executado por uma empresa de consultoria ambiental com experiência no ramo, pois caso fiquem aspectos e impactos de fora da listagem, e por consequência, fora do tratamento e plano de ação, certamente a empresa estará assumindo para si riscos não controlados, o que é algo extremamente perigoso.

O levantamento de aspectos e impactos ambientais é obrigatório por lei?

O LAIA não é obrigatório, mas sua execução acaba por melhorando o relacionamento da empresa com os órgãos ambientais, uma vez que podem ser evitadas notificações e multas por descumprimento da legislação ambiental.

A concordância com as leis aplicáveis à organização é um dos parâmetros usados para se executar o levantamento de aspectos e impactos ambientais.

Em quais situações as empresas são obrigadas a realizarem o Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais?

O LAIA é obrigatório para empresas que pretendem se certificar na norma [NBR ISO 14001](Vc é da área de meio ambiente né? Tudo bem? Obrigado pela conexão! Eu trab. c/ software de resíduos, e queria manter contato! https://linkedin.com/company/vgresiduos e site: https://vgresiduos.com.br/gerenciamento-de-residuos se for interessante, mando a apresentação por email ou whatsapp! “NBR ISO 14001”). Um dos itens da norma é justamente o levantamento de aspectos e impactos ambientais.

Contudo, não apenas as empresas que desejam obter a certificação são obrigadas a realizar o levantamento. Grandes empresas solicitam a apresentação do LAIA para firmarem contratos com outras companhias, pois sabem que em caso de acidentes ambientais, elas podem sofrer responsabilização solidária pelos danos causados.

Gestão ambiental

O que o levantamento de aspectos e impactos ambientais tem a ver com gestão de resíduos?

O gerenciamento dos resíduos será um dos itens mais estudados durante o levantamento dos aspectos e impactos ambientais. Isso porque a forma como a empresa gerencia a geração, transporte e destinação dos resíduos são em geral algo que gerará algum impacto ambiental. Seja ele positivo, como no caso de reciclagem de 100% dos resíduos, ou negativos, como no caso de incineração ou deposição em aterros.

O gerenciamento dos resíduos certamente ocupará grande parte das linhas na planilha de aspectos e impactos ambientais

Como minimizar os impactos ambientais gerados pelos resíduos da empresa?

A melhor maneira de minimizar os impactos ambientais gerados pelos resíduos da operação é inicialmente levantar todos os dados, realizar um tratamento da informação e gerar planos de ação para a destinação de cada resíduo.

Após o levantamento dos impactos causados pelos resíduos, o melhor a se fazer é gerar ações de melhoria nos planos elaborados inicialmente para que os resíduos possam ser tratados de maneira mais ambientalmente adequada.

Outra ação muito importante é tentar reduzir progressivamente a quantidade de resíduos gerados, pois isso diminuirá tanto os impactos ambientais quanto os impactos econômicos da geração de resíduos.

Como o VG Resíduos pode auxiliar na gestão dos impactos gerados pelos resíduos na operação da empresa?

O VG Resíduos pode auxiliar o levantamento dos aspectos e impactos ambientais causados pela geração de resíduos da empresa através de um robusto conjunto de relatórios detalhados sobre cada tipo de resíduo que a empresa gera, transporta e destina.

Com o sistema é possível saber, por exemplo, controlar quantas destinações foram feitas no último período selecionado, a quantidade de resíduo enviada em cada uma, como cada tipo é tratado, para onde a empresa está enviando cada resíduo, qual área da empresa gera mais e menos, quanto a empresa gasta (ou arrecada) com cada destinação e etc..

São muitas opções de relatórios que auxiliarão na gestão dos resíduos. O mais interessante de tudo, é que eles são gerados de maneira automática, sem a necessidade de alimentação recorrente do sistema com dados sobre cada geração. Basta utilizar o sistema no dia a dia e ele automaticamente coleta todas as informações necessárias à geração dos relatórios.

Sendo assim, o levantamento de aspectos e impactos ambientais é um método importante para uma gestão ambiental eficiente. O LAIA consiste em um diagnóstico da situação ambiental de uma empresa e auxilia o processo de tomada de decisões. Esse levantamento pode ser feito por um sistema especializado em gestão ambiental, como o software da VG Resíduos.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Gerenciamento de resíduos

Compartilhe!