lixo                    
       
16 Março
5 min de leitura

Lixo ou resíduos sólidos?

cover image
Entenda por que a palavra "lixo" não é a mais apropriada para definição dos resíduos sólidos gerados pelas empresas e a relevância desse material

Entenda por que a palavra “lixo” não é a mais apropriada para definição dos resíduos sólidos gerados pelas empresas

Considera-se “lixo” todo material que é jogado fora e que não tem mais utilidade ou valor, porém o conceito de resíduos sólidos vai muito mais além de um item não utilizado.

Veremos nesse artigo o motivo da palavra lixo não ser mais considerada adequada para definir os resíduos sólidos gerados.

Lixo: um problema que persiste no mundo moderno

Desde muitos anos atrás o lixo era reaproveitado como adubo na agricultura. Os resíduos eram basicamente: restos de comida, excrementos de animais e outros materiais orgânicos.

Como esses rejeitos eram basicamente compostos apenas por matéria orgânica, eles eram juntados e se decompunham naturalmente, e assim podiam ser utilizados como adubo sem nenhum problema.

Com o passar do tempo, com o aumento de oferta de produtos diferenciados, e também o aumento da população, o lixo também teve uma mudança nas suas características. A humanidade apenas começou a se preocupar com suas consequências na metade do século XX. E assim o lixo foi se tornando um problema do mundo moderno.

O lixo se tornou um desafio quanto as suas características e capacidade de decomposição foram mudadas. Isso porque alguns resíduos demoram milhões de anos para se decompor.

É visível que a sociedade moderna rompeu os ciclos da natureza: existe o aspecto positivo pelo fato que conseguimos extrair muita matéria prima, por outro lado, a geração de resíduos sólidos se tornou muito grande. E como todo esse rejeito não retorna ao ciclo natural, pode tornar-se uma perigosa fonte de contaminação para o meio ambiente ou de geração de doenças.

Além dos problemas relacionados ao aumento da geração de resíduos sólidos, dos custos para coleta e do tratamento que está se tornando cada vez mais elevado, há também o desafio de encontrar áreas disponíveis para dispor os resíduos.

A sociedade moderna está mais consciente dos problemas causados pelos resíduos sólidos, quando depositados em locais inadequados ou quando a coleta é deficitária. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, alguns dos problemas são:

  • contaminação do solo, ar e água;
  • proliferação de vetores transmissores de doenças;
  • entupimento de redes de drenagem urbana;
  • enchentes;
  • degradação do ambiente e depreciação imobiliária;
  • doenças.

A diferença entre lixo e resíduo

Ainda é comum que as pessoas associem resíduo sólido ao lixo. Mas sabemos que o resíduo sólido pode ser fonte de renda para muitas pessoas e gerarem lucro para empresas. O resíduo tem valor agregado, e em muitos processos produtivos é visto como matéria prima.

Assim como houve a modernização nos tipos de resíduos que são gerados atualmente, como: lixo industrial, pilhas, lâmpadas, dentre outros tipos de resíduos. Também é mais utilizado hoje em dia o termo resíduos sólidos, além desse termo ser mais correto para nomear os rejeitos que são gerados pela nossa sociedade como um todo.

Entenda que a definição de resíduos sólidos é mais abrangente:

Resíduos sólidos são constituídos de materiais líquidos, sólidos e gasosos gerados pelas atividades humanas que não apresentem utilidade para a atividade fim onde foram produzidos. Todavia, podem ser reutilizados ou agregados em outros processos produtivos potencializando o seu ciclo de vida.

Lixo qualquer material sem valor ou utilidade, ou detrito oriundo de trabalhos domésticos, industrias que é descartado.

Portanto, o correto mesmo é utilizar o nome resíduo sólido para qualquer sobra no processo de produção ou de consumo. Porém, também não é errado falar o termo lixo para os rejeitos domiciliares ou de escritório que não possam ser mais reaproveitados ou reutilizados.

Por isso a VG Resíduos pode te dar todo auxílio nesta questão, pois como dito, todo resíduo pode ter uma nova utilidade, seja como matéria-prima, seja como artesanato, ou até mesmo como moeda de troca com catadores ou aparadores. Enfim, o seu resíduo tem sim valor no mercado e estamos aqui para te dar este suporte, entre em contato conosco e se surpreenda com o que o seu resíduo pode te oferecer!

Descubra o valor que o resíduo da sua empresa tem no mercado

Os materiais que sobram no seu empreendimento podem se transformar em fonte de renda, ou seja fazer com que o lixo se transforme em resíduo.  A VG Resíduos criou um software conhecido como Mercado de Resíduos que conecta empresas tratadoras com organizações geradoras de resíduos. Portanto você pode vender ou comprar resíduos a partir do Mercado de Resíduos. A ferramenta é gratuita e pode receber inscrição de empresas de qualquer porte ou seguimento.

Quanto aos materiais que seu negócio gera, confira abaixo alguns exemplos de materiais e descubra como sua empresa pode transformar em receita o que antes era prejuízo.

Papel

Mesmo com a digitalização de documentos, o papel é ainda muito utilizado e, por isso possui uma significativa representatividade na quantidade de lixo gerada no mundo.

Portanto, a sua empresa pode economizar dinheiro de várias formas, principalmente reutilizando, que é um dos métodos simples no processo de redução de resíduos. Veja alguns exemplos:

- Aproveitar os dois lados do papel, tanto para escrever quanto para imprimir;

- Reutilizar agendas antigas, sobras de papel como anotações;

- Preferir receber documentos e informações por correio eletrônico;

Além de reduzir gastos, é possível lucrar com a venda do papel que jnão tem utilidade para sua empresa.

Plásticos

Também muito utilizado como embalagens no geral, nas farmácias, supermercados, lojas, comércios.

Os plásticos têm variedades na sua tipologia, e os tipos que podem ser reaproveitados são: PET, PEAD, EVA, PVC polipropileno, polietileno e plásticos misto. Empresas tem interesse nestes materiais para virarem matéria prima para transformarem em: vassouras, bandejas, tecidos, embalagens, tubulações, caixas, dentre outros.

Latas de alumínio

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o alumínio é o material mais reciclado no país, devido ao seu valor significativo, pelo fato do gasto de energia na sua produção. O alumínio é fundido e laminado e vendido para indústria de alumínio.

No processo de reciclagem do alumínio, é gerado a escória, que é tóxica, mas também pode ser reaproveitada e tem valor no mercado industrial, pois pode ser aproveitada como concreto.

Cada material tem seu valor e este varia de acordo com a região e a quantidade.

A equipe da VG Resíduos pode te ajudar nessa venda, podendo indicar a sua empresa para um estabelecimento que tenha interesse nos seus resíduos. A VG irá indicar locais que sejam mais próximas da sua empresa, diminuindo inclusive gastos com a logística.

Outra forma de promover a gestão de resíduos é a partir da certificação na norma ISO 14001, Sistema de Gestão da Qualidade. Entre em contato com a VG Resíduos, empresa do Grupo Verde Ghaia, pelo telefone (31) 3656-5538.

Gerenciamento de resíduos
seta para cima