tecnologia para tratamento de residuos                    
       
16 Julho
4 min de leitura

Lodo Biológico: como sua empresa deve destinar corretamente?

cover image
O lodo biológico é basicamente biomassa microbiana resultante do tratamento de efluentes líquidos sanitários e industriais. Conheça!
lodo biológico

O lodo biológico (também conhecido como lodo ativo ou ativado) é basicamente biomassa microbiana resultante do tratamento de efluentes líquidos sanitários e industriais.

A maneira mais comum de destinação deste resíduo é em aterros sanitários. Contudo, com as diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos e em seu atendimento, as empresas passaram a buscar alternativas ambientalmente sustentáveis.

Diante da necessidade de preservar o meio ambiente, surge o desafio de encontrar formas ecológicas para destinar o lodo biológico resultante do tratamento de efluente. Então, confira neste artigo como destinar corretamente o lodo biológico.

Leia também: Saiba como ganhar dinheiro com a reciclagem de resíduos

Destinação do lodo biológico

A escolha da melhor forma de destinação do lodo biológico dependerá das suas características. Logo, as características dependem do tipo de tratamento adotado nas Estações de Tratamento de Efluentes. Os tipos de tratamento das ETEs são: aeróbio, anaeróbio ou facultativo. A escolha do melhor tratamento deve levar em consideração a viabilidade econômica da empresa.

Os usos benéficos mais utilizados ou de maior potencial de destinação do lodo biológico são: compostagem, incineração, fabricação de cimento, disposição no solo, cultivo de grama comercial, fabricação de tijolos, solo comercial e plantações de cítricos.

Também, pode ser utilizada para a melhoria da sedimentabilidade em águas de baixa turbidez, recuperação de coagulantes e controle de H2S(sulfeto de hidrogênio). Ou seja, a melhor destinação dada aos lodos biológicos é o reaproveitamento em outros processos.

Gerenciamento de resíduos

Os tipos de destinação do lodo biológico

lodo biológico

Os tipos de destinação mais comum dada ao lodo biológico:

Incineração

O lodo biológico é queimando a 1200°C. Não é necessário um combustível para o processo, já que o próprio lodo é usado como um.

Neste processo os gases produzidos já são tratados na própria queima, evitando assim poluição atmosférica.

Esse tratamento reduz até 95% da massa inicial de resíduo, o que praticamente elimina os problemas de descarte do lodo, fazendo desta uma opção muito efetiva.

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar

Compostagem

lodo biológico

Este é um processo de tratamento de resíduos orgânicos (incluído o lodo biológico), agroindustriais e agropecuários.

Na compostagem utilizam-se os microrganismos aeróbios presentes no próprio resíduo. Esses microorganismos degradam o composto, permitindo a produção de produtos como fertilizantes orgânicos compostos.

Digestão aeróbia

Neste processo as bactérias aeróbicas sofrem fermentação para se transformar em acetato e produzir metano. É mais indicado para pequenas instalações.

Digestão anaeróbia

Neste tratamento é gerado um biogás através da decomposição do lodo biológico. Os resíduos restantes podem ser tratados como composto orgânico.

Por que tratar o lado biológico?

O tratamento do lodo biológico possui dois objetivos, que são:

  • redução do volume, já que não é possível extinguir a matéria completamente;
  • estabilidade da matéria orgânica.

Tratando o lodo biológico facilita o manuseio a partir da diminuição de volume e reduz de forma definitiva os gastos com o descarte adequada do resíduo.

Confira: Como a coleta seletiva pode trazer benefícios para sua empresa?

Armazenamento e transporte do lodo biológico

lodo biológico

O armazenamento do lodo biológico desaguado (isento de líquidos livres) poderá ser diretamente sobre o solo, porém com uma ressalva, o solo deve ser coberto. Já o lodo biológico contendo líquidos livres só poderá ser armazenado em área com piso impermeabilizado. Importante que neste local haja um ligeiro caimento para escoamento do percolado. Esse percolado deverá ser coletado em tanque de acumulação e tratado adequadamente.

O armazenamento do lodo biológico deve ser feita em local com declividade máxima de até 5%, com distância mínima de segurança de rios, poços, lagos, minas e afins que varia de 15 a 100m. O período de armazenamento máximo é de 15 dias, após esse tempo deve ser definido o tipo de destinação que será dada.  O manuseio e carregamento de caminhões na área de estocagem poderão ser feitos com pás carregadeiras de rodas ou retroescavadeiras com caçambas frontais.

O transporte do lodo biológico pode ser feito em caminhões tanque, do tipo “limpa-fossa” e caminhões tipo basculante com capacidade entre 10 a 16 metros cúbicos (ou aproximadamente 8 a 12,8 toneladas de lodo por viagem). A caçamba deve estar bem vedada e travada para evitar fuga do material. Também deve esta coberta por lona.

Há também a alternativa de usar caminhões do tipo semirreboque com capacidade de transporte entre 20 a 25m³/viagem. Isso possibilitaria uma redução nos custos de transporte por tonelada.

Importante que o transporte do lodo biológico seja bem gerenciado para evitar transtornos durante o percurso.

Saiba mais: Como Política Nacional de Resíduos Sólidos influencia o meu negócio?

Legislação

lodo biológico

A destinação ambientalmente correta do lodo biológico é embasada na Política Nacional de Resíduos Sólidos no art. 36, alínea V. A PNRS deixa clara a importância em implantar um sistema de compostagem para resíduos sólidos orgânicos, o que inclui o lodo.

Também na Resolução CONAMA 375 de 2006 são definidos critérios e procedimentos, para o uso agrícola de lodo biológico.

Em caso do não cumprimento o infrator estará sujeito às penalidades e sanções previstas na Lei no 9.605.

Diante disso, concluímos que optar pela destinação ambientalmente correta do lodo biológico que não seja o descarte em aterro é uma alternativa segura e sustentável. A escolha pela compostagem, incineração ou outros meios de tratamento contribui para reduzir passivos ambientais.

A sua empresa busca uma destinação ambientalmente correta do lodo biológico proveniente do tratamento do efluente industrial? A empresa preocupa com o meio ambiente? Tem interesse pelas certificações como a ISO 9001 e ISO 14001? No Mercado de Resíduos, é possível encontrar empresas especializadas em soluções ambientais adequadas e viáveis economicamente.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Como a VG Resíduos pode ajudar na gestão de resíduos da sua empresa?

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar
seta para cima