industria textil                    
       
8 Outubro
5 min de leitura

Como empresas podem lucrar com a venda de retalhos da sua produção?

cover image
Muitas empresas descobriram como lucrar com a venda de retalhos ao invés do descarte em aterros é muito mais lucrativa. Saiba mais!
lucrar com a venda de retalhos

Muitas empresas descobriram como lucrar com a venda de retalhos ao invés do descarte em aterros. Algumas já identificaram essa oportunidade que, além de complementar os rendimentos do negócio, evita o desperdício e torna a empresa sustentável.

Antes da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, o que sobrava da produção era misturado ao lixo comum, sem nenhum processo de gestão, e recolhido para ser descartado. Até que muitas organizações perceberam que poderiam lucra na venda de retalhos e gerenciar melhor seus resíduos cumprindo com a lei.

A venda de retalhos também é lucrativa para quem compra. Já que o custo do retalho é muito mais baixo que a da ”matéria-prima” ou de um produto novo. Confira como as empresas estão lucrando com a venda de retalhos da sua produção!

sucata

Tipos de retalhos comercializados

Os retalhos mais comercializados no mercado de resíduos são o de tecido, de aço e madeira.

Retalhos da indústria têxtil

lucrar com a venda de retalhos

Geralmente, os retalhos de tecidos são gerados devido ao mau planejamento da confecção, criação, modelagem, corte e encaixe. Também, pode ser gerada devido à falta de padronização das matérias-primas, mão de obra desqualificada, maquinário impróprio.

Os retalhos da indústria têxtil são classificados como classe II A – não inertes devido suas propriedades como combustilidade, biodegrabilidade ou solubilidade em água.

Caso esse resíduo teve contato com algum produto tóxico no processo industrial, o retalho passa a ser classificado como resíduos de classe I – perigoso.

As consequências do descarte incorreto dos retalhos de tecido são: poluição visual; entupimento de sistemas de drenagem urbana, o que provoca enchentes; diminuição da vida útil do aterro; entre outros.

Descubra 3 alternativas para o descarte correto de resíduos têxteis.

Retalhos da indústria siderúrgica

A descoberta de que os retalhos de aço têm valor econômico e trazem ganhos ambientais mudou o conceito de resíduo para o setor siderúrgico. Muitas empresas estão investindo em processos inovadores de reaproveitamento. Isso é bom para manter um lugar de destaque frente aos concorrentes e perante o consumidor. Além disso, demonstra que a organização tem responsabilidade com o meio ambiente e o ser humano.

A venda de retalhos da fabricação de aço garantem vários benefícios ambientais, dentre eles:

  • minimização do consumo de recursos naturais não renováveis da mineração de minério de ferro, areia e outros materiais primários e;
  • alteração do passivo na forma de agentes impactantes ao meio ambiente, em ativo ambiental reduzindo a destinação em aterros e obras de infraestrutura.

Saiba como as Indústrias estão lucrando com as sobras de fabricação do aço.

Retalhos da indústria moveleira

Os retalhos de madeira são provenientes dos cortes feitos na fabricação de móveis na indústria moveleira.

Por falta de equipamentos mais modernos ou por não conseguirem um aproveitamento melhor no corte das chapas é gerado muito resíduo.

Esse retalho poderia ser comercializado para outras indústrias moveleiras ou outros clientes que tem interesse no material, por exemplo, como combustível para fornos.

sucata

A venda de retalhos pode ser lucrativa

Com a instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), através da Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, os geradores passaram a ser responsáveis pelo destino correto de todos os resíduos que produzem. Dessa forma, as empresas precisam atentar para a correta destinação dos resíduos.

Nesse contexto, algumas empresas especializadas no tratamento de resíduos viram uma oportunidade de expandir seu negócio lucrando com a venda de retalhos.

Por meio do mercado de resíduos, surge uma oportunidade de cumprir as novas regras da PNRS e gerar receita a partir dela.

O mercado de resíduos possibilita agregar valor aos resíduos, transformando-os em matéria-prima ou insumo na fabricação de outros produtos.

Essa negociação de resíduos tem a função de servir como guia para promoção de oportunidades de negócios, conciliando ganhos econômicos com ganhos ambientais. Tudo isso através do anúncio de resíduos para compra, venda, troca ou doação.

sucata

Como lucrar com a venda de retalhos

lucrar com a venda de retalhos

Nas plataformas de negociação os retalhos são classificados por categorias de procedência e subdivididos em função da sua qualidade, acondicionamento, uso ou negociação pretendida. O principal foco é a reutilização ou reciclagem desses resíduos.

A negociação de retalhos é toda feita online. Atualmente, a popularização da internet para compra e venda de qualquer produto se tornou a melhor opção para a empresa localizar bons geradores e tratadores de resíduos. Antes da internet, era necessário deslocamento até o gerador ou tratador, horas e horas em reuniões para realizar grande parte das relações comerciais.

As vantagens em utilizar a internet são o ganho de tempo e poder maior de negociação, pois é possível realizar uma pesquisa rápida e identificar bons geradores e tratadores.

Hoje é possível localizar bons geradores e tratadores a partir de paginas da internet que reúnem várias empresas que precisam de alguma forma destinar seus retalhos de forma ambientalmente correta.

Mercado de Resíduos, uma plataforma da VG Resíduos, é um desses ambientes onde empresas compradoras encontram geradores de retalhos, ou vice versa. Tudo isso através de um portal unificado de fornecedores e compradores.

Para localizar bons geradores ou tratadores é vantajoso aderir uma plataforma que reúna as empresas dispostas a venderem seus retalhos.

A plataforma de compra e venda aumenta a chances de qualquer empresa lucrar.  É uma excelente alternativa que beneficia a todos, gerador e comprador.

Novo Mercado de Resíduos agiliza contratação de fornecedores.

Como utilizar uma plataformas online pra venda de retalhos?

lucrar com a venda de retalhos

O software de negociação online de resíduos da VG Resíduos permite que organizações de todo o Brasil se cadastrem para vender e comprar retalhos.

O sistema é 100% online, com acesso 24 horas por dia. A plataforma é bem simples e didática.

A plataforma integra empresas que vendem retalhos com aquelas que querem comprar. Também, estão reunidas na plataforma as demais organizações que são capacitadas a transportar e/ou tratar resíduos.

No Mercado de resíduos o comprador tem acesso gratuito para visualização e cadastro de resíduos, com opção de contratação de funcionalidades exclusivas. O vendedor tem opções de contrato semestral e anual. Os contratos mensais podem ser firmados para veiculação de anúncio.

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar

Assim sendo, concluímos que a venda de retalhos é uma solução que busca manter os resíduos fora dos aterros e ajuda as empresas, indústrias e cooperativas a economizarem dinheiro e ainda lucrar com a reciclagem. Através do Mercado de Resíduos tratadores e geradores estão conectadas diretamente. Porém o ideal é fazer parte dessas plataformas online de compra e venda de resíduos para conseguir aumentar a lucratividade do seu negócio. As plataformas facilita essa conexão entre geradores e compradores.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Como ganhar dinheiro com vendas de resíduos?

sucata
seta para cima