reciclagem                    
       
16 Junho
4 min de leitura

Manufatura reversa: o que é e porque minha empresa precisa fazer?

cover image
A manufatura reversa é a principal atividade da logística reversa e, consiste no processo de desmonte, descaracterização e reciclagem de produtos obsoletos, defeituosos ou ao fim da vida útil. Saiba mais!
manufatura-reversa

A manufatura reversa é a principal atividade da logística reversa e, consiste no processo de desmonte, descaracterização e reciclagem de produtos obsoletos, defeituosos ou ao fim da vida útil. As empresas que trabalham com a manufatura reversa atuam na política socioambiental, pois contribuem na preservação do meio ambiente através das atividades de tratamento dos resíduos. Manufatura reversa reduz os custos de produção e colabora com a economia circular, por meio da redução da geração de resíduos. Além disso, garante o cumprimento da legislação ambiental e das exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

Neste artigo falaremos mais sobre a manufatura reversa. Confira!

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar

O que é manufatura reversa?

manufatura-reversa

A manufatura reversa consiste no processo de desmonte, descaracterização e reciclagem de produtos obsoletos, defeituosos ou ao fim da vida útil. O processo consiste em obter a matéria-prima por meio de processos que levam à desconstrução de produtos.

Isso que dizer que são desmontados e separados os componentes que podem ser utilizados em novos processos produtivos, de modo que integram processos de reciclagem de outros produtos.

Exemplos têm a manufatura reversa de equipamentos eletrônicos. Os equipamentos eletrônicos em desuso como televisores, aparelho de som, computadores, celulares, enfim… são desmontados e as partes reaproveitáveis são utilizadas como matéria prima para fabricação de outros produtos.

É importante não confundir logística reversa com manufatura reversa. Os dois termos estão relacionados, mas não significam a mesma coisa. Na manufatura reversa, como dito nos parágrafos acima, consiste na descaracterização e reaproveitamento dos produtos em desuso. Já a logística reversa, consiste nos processos de retorno dos materiais e produtos do cliente final para a empresa que o produziu, ou para parceiros contratados por ela.

Normalmente o processo de logística reversa envolve somente a recuperação de embalagens para uma destinação adequada ou a reutilização de embalagens retornáveis.

A manufatura reversa e a PNRS

manufatura-reversa

A PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos, publicada através da Lei 12.305/10 define diretrizes para as empresas, com enfoque na responsabilidade compartilhada e retorno de produtos inservíveis através do consumidor – ou seja, através da logística reversa.

Através da PNRS é pretendida a diminuição do consumo e exploração de recursos naturais, muitos destes não renováveis, de maneira irracional e desenfreada. Com a manufatura reversa associada à logística reversa isso é possível.

Benefícios da manufatura reversa

manufatura-reversa

Há inúmeros benefícios com a manufatura reversa. Conheça alguns destes benefícios!

1. Redução da obtenção de matéria-prima: com a manufatura reversa a obtenção de matéria-prima através da exploração de recursos naturais diminui já que os componentes dos produtos inservíveis são reaproveitados.

2. Redução de custos com a obtenção de matéria-prima: com a manufatura reversa, os custos para obtenção de matéria-prima pode ser reduzido com reaproveitamento de materiais óbitos através dos desmontes dos produtos inutilizáveis.

3. Redução do lixo: a manufatura reversa diminui a quantidade de lixo que seria descartado em aterros sanitários ou em locais inadequados

4. Geração de empregos: a manufatura reversa faz com que mais empregos sejam gerados, uma vez que surgem empresas especializadas para realizar a manufatura reversa.

5. Relacionamento com o consumidor prolongado: manter um relacionamento com o cliente mesmo depois de ter realizado a venda é importantíssimo para o negócio, principalmente agora que os consumidores estão mais engajados nas causas ambientais. Com a manufatura reversa, essa relação se estende não só durante a vida útil do produto adquirido como também após ela, quando o consumidor precisa descartá-lo. A empresa ganha quando implementa programas de devolução dos produtos. O cliente destina adequadamente o seu produto inutilizado e a organização consegue reaproveitar os componentes desses produtos.

6. Valorização da marca da empresa: quando a empresa assume a responsabilidade pela destinação dos seus produtos inservíveis ele valoriza a sua marca. Hoje, os consumidores estão cada vez mais exigentes e preferem comprar produtos de empresas sustentáveis.

As etapas da manufatura reversa

manufatura-reversa

As etapas do processo de manufatura reversa envolvem a coleta, o transporte, o armazenamento, a descaracterização e a reinserção desses materiais na cadeia produtiva.

Portanto, para o primeiro passo para a manufatura reversa, é necessário que os fabricantes adotem um sistema de logística reversa eficiente.

No planejamento devem ser observados o estabelecimento de pontos de entrega pelos consumidores, a coleta, o transporte seguro e adequado, a descaracterização dos produtos e o tratamento do material para a reciclagem, a reutilização ou o descarte ambientalmente adequado.

Todo esse processo exige do fabricante a atuação em parceria com empresas de coleta com experiência em manufatura reversa. Nesse sentido, a VGR – Gestão de Resíduos Online desenvolveu uma plataforma onde é possível encontrar fornecedores adequados.

Na plataforma Mercado de Resíduos as organizações de todo o Brasil poderão cadastrar, vender e comprar resíduos, além de contratar fornecedores para transporte e tratamento de resíduos. Tudo isso on-line, com acesso 24 horas por dia, em uma plataforma simples e didática.

A VGR é um sistema integrado de gestão de resíduos que pode auxiliar a organização a manter todas as informações e documentos necessários para realizar a manufatura reversa. No sistema são gerados automaticamente em um ambiente único e confiável todos os documentos que comprovem que os resíduos recolhidos tiveram destinação ambientalmente correta. Além disso, a organização demonstra que está de acordo com a legislação ambiental, eliminando assim as possíveis multas e perda de licença ambiental.

Sendo assim, vimos neste artigo seis benefícios que demonstram o porquê a empresa deve fazer manufatura reversa. O processo é simples, pois consistem no desmonte, descaracterização e reciclagem de produtos obsoletos, defeituosos ou ao fim da vida útil.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

ebook passo a passo para encontrar fornecedor qualificado
seta para cima