mercado de residuos                    
       
26 Julho
5 min de leitura

Mercado de Resíduos: obtenha mais clientes e amplie o seu negócio agora!

cover image
Se sua empresa busca atrair mais clientes, saiba que pode ser possível impulsionar seu negócio e lucrar mais com o Mercado de Resíduos. Leia mais!
Mercado de Resíduos

Se sua empresa busca atrair mais clientes, saiba que pode ser possível impulsionar seu negócio e lucrar mais com o Mercado de Resíduos. O ramo de resíduos vem ganhando muito destaque, mas existe uma clientela a ser conquistada ainda.

O Brasil produz grande volume de resíduos, mas muitas geradoras não sabem manejá-los. Não conhecendo como tratar os resíduos sólidos, 40% do que é coletado tem uma destinação inadequada.

Diante desse cenário, nos dias atuais, fazer o gerenciamento de resíduos não é mais uma opção, mas uma necessidade. Por isso, tem sido essencial a atuação das tratadoras, empresas especializadas na destinação dos materiais que não têm mais serventia. Essas sobras, oriundas das indústrias, construção civil, estabelecimentos comerciais, podem não ser mais úteis para aquilo que foram originalmente produzidas. Porém, podem ser recicladas, reaproveitadas ou recuperadas. Acompanhe!

Leia também: Sete dicas para vender resíduos e lucrar no Mercado de Resíduos

Entenda o contexto em que atua

Mercado de Resíduos

Uma das formas de avalancar sua atuação no setor de resíduos é conhecer a fundo o contexto em que está inserido. O melhor cartão de visitas de uma tratadora é demonstrar ao cliente em potencial que tem domínio sobre o manejo de resíduos.

A tratadora deve comprovar ao seu público potencial que o acúmulo de resíduos se tornou um grave problema dos centros urbanos. Em todo o mundo, 1 milhão de garrafas de plástico são compradas a cada minuto. Todos os anos são usadas até 500 bilhões de sacolas plásticas descartáveis.

O excesso de resíduos é consequência, entre outros fatores, do aumento da população e dos hábitos de consumo. Também é efeito do aumento da fabricação de produtos acondicionados em embalagens e da redução da vida útil das mercadorias. É preciso uma atuação firme para reverter essa situação.

No Brasil, há uma legislação que versa sobre a gestão de resíduos, obrigando as empresas a uma nova postura. As sobras dos processos de produção não podem mais ser descartados de qualquer maneira porque ameaçam indivíduos e a natureza.

As empresas tratadoras devem sinalizar à sua clientela que é possível não só evitar o excesso de resíduos. Há diferentes tecnologias que podem reciclar, reaproveitar ou recuperar esses materiais, funcionando como uma solução para as sobras geradas.

Confira: como os resíduos da construção civil podem alavancar seu negócio?

Demonstre que tem soluções sustentáveis

Para aumentar sua carta de clientes, a tratadora deve demonstrar que tem soluções sustentáveis para os resíduos gerados pelas empresas. Ela precisa comprovar que fará o manejo correto das sobras, garantindo à geradora que pode confiar na terceirização desse serviço.

As tratadoras precisam conhecer a composição dos resíduos, o quanto eles podem ser nocivos e as formas corretas de tratá-los. Para cada tipo de resíduo há um tratamento indicado, mas todo o manejo deve ser feito de maneira ambientalmente responsável. Os resíduos perigosos, por exemplo, devem ser tratados com extremo cuidado, pois podem causar doenças ou contaminar cursos d´água.

Montar uma empresa de reciclagem de sucatas

Apresente os benefícios da tratadora

Outro motivo que pode atrair a clientela é demonstrar as vantagens de se contratar uma tratadora. Ao optar pela terceirização dos resíduos gerados, a empresa passa a contar com profissionais especializados no manejo das sobras.

Além disso, ao transferir para as tratadoras o gerenciamento dos resíduos, as organizações ganham em outros aspectos porque:

  • evitam multas;
  • evitam notificações ambientais;
  • tornam-se mais sustentáveis;
  • obtêm mais credibilidade no mercado.
comprar e vender resíduos

Cumpra a legislação ambiental

Mercado de Resíduos

Também não se pode abrir mão das diretrizes ambientais, pois isso gera credibilidade junto à clientela. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), as tratadoras devem priorizar o licenciamento ambiental, documento que avaliza sua atuação.

Além de prejuízos financeiros, tratar resíduos sem licença ambiental põe em risco a natureza, a população e a reputação da empresa. A lei assinala, por exemplo, que as tecnologias de recuperação dos resíduos têm que ter sua viabilidade técnica e ambiental comprovadas.  Outra determinação é a implantação de um programa de monitoramento de emissão de gases tóxicos aprovado por órgão ambiental.

Saiba mais: 8 passos para localizar bons geradores de lixo orgânico

Conte com o Mercado de Resíduos

Para encontrar clientes, as tratadoras podem contar com uma plataforma que facilita as negociações. Criada pela startup VG Resíduos, o Mercado de Resíduos é um site que aproxima compradores e geradores de resíduos.

A plataforma reúne milhares de empresas do Brasil e pode ser acessada 24 horas por dia, de qualquer lugar do mundo. Os geradores cadastrados na plataforma informam qual resíduo produzem, já os tratadores podem fazer ofertas para manejo ou compra dessas sobras. De forma totalmente automatizada, a plataforma seleciona qual a oferta ganhadora do leilão, colocando gerador e tratador em contato.

Leia mais: Saiba como ganhar dinheiro com a reciclagem de resíduos

Recicle os resíduos e lucre duplamente

Mercado de Resíduos

Além de obter ganho com o tratamento de resíduos, as empresas também podem transformar essas sobras, obtendo rendimento extra.

Os resíduos eletrônicos, por exemplo, provenientes dos equipamentos eletroeletrônicos, podem ser reciclados de diferentes formas, tais como:

  • tubos de monitores podem ser cortados em via úmida, gerando óxidos metálicos;
  • placas passam por moagem e separação química. Em seguida, banho e separação interna para retirada de metais que estão agregados na matéria-prima. Todo o processo é químico;
  • após o reprocessamento dos resíduos tecnológicos, são obtidos sais e óxidos metálicos úteis nas indústrias de colorifícios, cerâmicas, refratárias e indústrias químicas;

Leia também: Como Política Nacional de Resíduos Sólidos influencia o meu negócio?

Invista em uma consultoria

Uma medida que também pode avalancar o tratamento de resíduos é contar com o suporte de uma consultoria. Ao contratar esse serviço, as tratadoras recebem as melhores orientações para processar os materiais, eliminar sua periculosidade ou imobilizar componentes nocivos. Além da plataforma online, os profissionais do Grupo Verde Ghaia têm expertise em legislação ambiental. Isso habilita a tratadora a atuar segundo os princípios da sustentabilidade, demonstrando que é ecologicamente responsável.

Existem, portanto, diferentes estratégias para atrair mais clientes e impulsionar os negócios de uma tratadora de resíduos. Contando com o Mercado de Resíduos e adotando práticas sustentáveis é possível se tornar uma empresa diferenciada e lucrativa.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Se quiser aprofundar mais sobre o assunto leia este outro artigo do blog: Crie oportunidades com o Mercado de Resíduos e saia da crise

reciclagem de plástico passo a passo
seta para cima