sistema de gestao ambiental                    
       
11 Fevereiro
5 min de leitura

NBR ISO 14031 - Ferramenta de Gestão Ambiental

cover image
A NBR ISO 14031, proposta pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, surge em 2004 como uma ferramenta ... Saiba mais!
NBR ISO 14031 - Ferramenta de Gestão Ambiental

A NBR ISO 14031, proposta pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, surge em 2004 como uma ferramenta de gestão ambiental com o objetivo de medir e analisar o desempenho ambiental de uma empresa. Os resultados obtidos são comparados às metas definidas no estabelecimento do sistema de gestão ambiental e, dessa forma, é possível avaliar as melhorias alcançadas.

Para mensurar isso, indicadores de desempenho ambiental são selecionados pela empresa. Eles devem deixar mais tangível uma tendência ou fenômeno que não seja imediatamente detectável. Além disso, devem informar o progresso em relação ao alcance de uma meta.

Outras características inerentes aos indicadores são: serem específicos a uma determinada área; serem relevantes; cientificamente válidos; de fácil comprovação; e terem custos de medição compatíveis aos objetivos da avaliação.

Quer saber mais sobre ISO 14031? Nesse artigo abordaremos os seguintes temas:

Novas diretrizes para emisssão do MTR online baseado na portaria 280 do MMA / Sinir

ISO 14031 como Ferramenta de Gestão Ambiental

ISO 14031 como Ferramenta de Gestão Ambiental

Empresas que desejam ter prosperidade no mercado e alcançar bons resultados perante os consumidores, investidores e concorrência devem, cada vez mais, buscar aperfeiçoar seu desempenho ambiental. Isso pode ser alcançado mediante o controle sobre atividades, produtos e serviços que tem potencial de gerar impactos ambientais.

Nesse contexto surge a Norma ISO 14031, que visa auxiliar a organização na avaliação do seu desempenho ambiental. Considerada como uma ferramenta de gestão interna, a norma busca prover o gerenciamento de uma base de dados contínua, de tal forma que seja possível avaliar a adequabilidade das medidas adotadas nos processos da organização em relação aos critérios estabelecidos inicialmente em seu sistema de gestão ambiental.

Por meio da Avaliação de Desempenho Ambiental, proposta pela norma, é possível que a organização: identifique aspectos ambientais e determine quais deles são relevantes; estabeleça critérios para seu desempenho ambiental e avalie seu desempenho mediante esses critérios.

Dentro da Avaliação de Desempenho Ambiental algumas ferramentas podem ser utilizadas, como as auditorias ambientais e a Análise do Ciclo de Vida. Em ambas, é possível analisar os aspectos ambientais e potenciais impactos relacionados a produtos e serviços.

Outra característica importante sobre a ISO 14031 é que ela é aplicável a todas as organizações, independente do seu tipo, tamanho, localização e complexidade. No entanto, a norma não estabelece níveis de desempenho ambiental, não podendo ser usada, portanto, com propósito de certificação ou registro.

O que é Indicador de Condição Ambiental (ICA)?

O que é Indicador de Condição Ambiental (ICA)?

Para promover a Avaliação do Desempenho Ambiental, a norma ISO 14031 estabelece duas categorias: os Indicadores de Desempenho Ambiental (IDA) e os Indicadores de Condição Ambiental (ICA).

Os ICA fornecem informações sobre a condição do meio ambiente. Dessa forma, é possível que a organização entenda quais impactos, sejam eles reais ou potenciais, estão relacionados aos aspectos ambientais oriundos das suas atividades.

Isso torna possível a adoção de medidas preventivas e/ou corretivas tanto durante a fase de planejamento quanto na fase de implementação da Avaliação de Desempenho Ambiental. Considera-se que o desempenho dos processos operacionais é fator decisivo nas tomadas de decisão por parte da administração da organização.

São exemplos de ICA: a concentração de um poluente no ar proveniente de veículos automotores; nível de água subterrânea de um lençol freático; taxa de abastecimento de água de uma região geográfica; população de uma espécie da flora dentro de um raio de distância pré-definido; o número total de espécies da fauna em uma dada área; entre outros.

Gestão ambiental

O que é Indicador de Desempenho Ambiental (IDA)?

O que é Indicador de Desempenho Ambiental (IDA)?

Os indicadores de desempenho ambiental (IDA), como o nome sugere, sugerem informações sobre o desempenho ambiental de uma organização. Podem ser divididos em dois tipos:

  • indicadores de desempenho gerencial: fornecem informações sobre esforços gerenciais que influenciam o desempenho ambiental das operações da organização. Exemplos: percentual de atendimento aos requisitos legais; percentual de alocação de recursos financeiros em programas ambientais; número de horas de treinamento para colaboradores internos; recursos financeiros destinados a pesquisas de monitoramento ambiental;

  • indicadores de desempenho operacional: fornecem informações sobre o desempenho ambiental das operações da organização. Exemplos: redução nas emissões de gases contaminantes por veículos automotores; quantidade de combustível fóssil consumido; eficiência do combustível; percentual da frota de veículos equipada com tecnologias de controle ambiental; quantidade de água consumida por dia; entre outros.

O Software VG Resíduos

O Software VG Resíduos

A ISO 14031, ao estabelecer a Avaliação de Desempenho Ambiental como o instrumento para analisar a performance de uma empresa em relação aos critérios estabelecidos, sugere uma atuação ampla em diversos aspectos ambientais. Dessa forma, torna-se possível obter mais melhorias e uma maior eficiência no processo.

Um desses aspectos ambientais é a gestão dos resíduos sólidos, que pode se constituir como uma fonte de economia significativa para a organização, principalmente no meio industrial.

Isso porque os resíduos sólidos permeiam grande parte das oportunidades de melhoria envolvidas em processos industriais, como na entrada de materiais (matéria-prima, recursos naturais e materiais processados), no fornecimento de insumos para a operação e nas saídas, em forma de produto, serviço, resíduos e emissões. Dessa forma, muitos indicadores podem ser construídos no intuito de avaliar a eficiência desses processos, o que pode ser convertido em melhorias para a organização.

Nesse sentido, o software VG Resíduos aparece como um sistema integrado de gestão de resíduos que pode auxiliar sua empresa no acompanhamento e monitoramento de indicadores ambientais. Isso é possível devido ao fato do software manter todas as informações e documentos gerados automaticamente em um ambiente único e confiável, de acordo com a legislação ambiental.

Com a disposição desses dados de forma clara e didática, a gerência consegue realizar suas tomadas de decisão tendo mais convicção dos rumos que deverão ser percorridos. Além disso, o VG Resíduos promove uma otimização contínua nos processos, considerando que os gargalos identificados no início passam a não existir mais, dando espaço para novas oportunidades de melhoria e, consequentemente, novas economias.

Diante disso, a NBR ISO 14031 se configura como uma ferramenta de gestão ambiental muito importante para todas as empresas. Isso se deve ao fato da norma propor uma Avaliação do Desempenho Ambiental de todos os aspectos que possam gerar impactos ambientais, o que abrange muitos setores e processos, convergindo em valiosas fontes de aperfeiçoamento que trazem benefícios financeiros e ambientais.

Gerenciamento de resíduos
seta para cima