mercado de residuos                    
       
24 Setembro
4 min de leitura

Negociação online de resíduos: como vender e lucrar mais?

cover image
A negociação online de resíduos é uma forma das empresas darem uma destinação ambientalmente correta para os seus resíduos. Saiba mais!
negociação online de resíduos

A negociação online de resíduos é uma forma das empresas darem uma destinação ambientalmente correta para os seus resíduos. Além do mais, contribui para que a organização aumente seus rendimentos com a venda dos resíduos.

A destinação ambientalmente correta dos resíduos tem sido um grande desafio para muitos geradores, mesmos com avanço de tecnologias que os tratam eliminando seus perigos.

De olho nisso, algumas startup de gestão de resíduos criaram plataformas online para conectar empresas com tratadores de resíduos. Essa negociação online possibilita a comercialização das sobras e aumento dos lucros. O objetivo principal dessas plataformas é mostrar aos geradores que os resíduos podem se tornar algo nobre. Confira neste artigo como a negociação online de resíduos contribui para o crescimento econômico das empresas!

negociação online de resíduos

Aprenda como negociar resíduos online

negociação online de resíduos

Com a instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), através da Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, os geradores passaram a ser responsáveis pelo destino correto de todos os resíduos que produzem. Dessa forma, as empresas precisam atentar para a correta destinação dos resíduos.

Nesse contexto, por meio do mercado de resíduos, surge uma oportunidade de cumprir as novas regras da PNRS e gerar receita a partir dela.

O mercado de resíduos possibilita agregar valor aos resíduos, transformando-os em matéria-prima ou insumo na fabricação de outros produtos.

A negociação online de resíduos tem a função de servir como guia para promoção de oportunidades de negócios, conciliando ganhos econômicos com ganhos ambientais. Tudo isso através do anúncio de resíduos para compra, venda, troca ou doação.

Nessas plataformas de negociação os resíduos são classificados por categorias de procedência e subdivididos em função da sua qualidade, acondicionamento, uso ou negociação pretendida. O principal foco é a reutilização ou reciclagem desses resíduos.

A negociação online de resíduos é um importante instrumento de gerenciamento de resíduos.

Leia mais sobre mercado de resíduos em outro artigo do nosso blog: Mercado de Resíduos: obtenha mais clientes e amplie o seu negócio agora!

As plataformas de negociação online de resíduos

Atualmente, a popularização da internet para compra e venda de qualquer produto se tornou a melhor opção para a empresa localizar bons geradores e tratadores de resíduos. Antes da internet, era necessário deslocamento até o gerador ou tratador, horas e horas em reuniões para realizar grande parte das relações comerciais.

As vantagens em utilizar a internet são o ganho de tempo e poder maior de negociação, pois é possível realizar uma pesquisa rápida e identificar bons geradores e tratadores.

A internet trouxe um processo de compra e venda rápido acabando com a perda de tempo.

Hoje é possível localizar bons geradores e tratadores a partir de paginas da internet que reúnem várias empresas que precisam de alguma forma destinar seus resíduos de forma ambientalmente correta.

Mercado de Resíduos, uma plataforma da VG Resíduos, é um desses ambientes onde empresas compradoras encontram geradores de resíduos, ou vice versa. Tudo isso através de um portal unificado de fornecedores e compradores.

Para localizar bons geradores ou tratadores é vantajoso aderir uma plataforma que reúna as empresas dispostas a venderem seus resíduos.

A plataforma de compra e venda aumenta a chances de qualquer empresa aumentarem seu lucro.  É uma excelente alternativa que beneficia a todos, gerador e comprador.

Saiba as sete dicas para vender resíduos e lucrar no Mercado de Resíduos.

Vantagens da negociação online de resíduos

Gestão ambiental

A negociação online de resíduos torna fácil, seguro e ágil o processo de compra e venda de resíduos. Ela representa uma solução lucrativa, ambientalmente correta e inteligente de se manter em dia com a legislação ambiental.

Por reunir compradores e geradores em plataformas de negociação a chances de bons negócios serem firmados aumenta consideravelmente.

negociação online de resíduos

São várias as vantagens de realizar a negociação online de resíduos. Entre eles podemos citar:

  • redução dos gastos com transporte e disposição em local apropriado, seguindo a legislação vigente;
  • evita a saturação de aterro e lixões e os gastos, privados e públicos;
  • gera lucro com algo que seria descartado;
  • permite a divulgação do serviço de tratamento de resíduos;
  • facilidade para encontrar bons geradores e tratadores, uma vez que as ofertas são divulgadas constantemente.

Saiba mais: como ganhar dinheiro com a reciclagem de resíduos

Como utilizar essas plataformas?

O software de negociação online de resíduos da VG Resíduos permite que organizações de todo o Brasil se cadastrem para vender e comprar resíduos.

O sistema é 100% online, com acesso 24 horas por dia. A plataforma é bem simples e didática.

A plataforma integra empresas geradoras de resíduos com aquelas que querem reutilizar os resíduos em seus processos. Também, estão reunidas na plataforma as demais organizações que são capacitadas a transportar e/ou tratar resíduos.

No Mercado de resíduos o comprador tem acesso gratuito para visualização e cadastro de resíduos, com opção de contratação de funcionalidades exclusivas. O vendedor tem opções de contrato semestral e anual. Os contratos mensais podem ser firmados para veiculação de anúncio.

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar

Assim sendo, concluímos que a negociação online de resíduos é uma solução que busca manter os resíduos fora dos aterros e ajuda as empresas, indústrias e cooperativas a economizarem dinheiro e ainda lucrar com a reciclagem. Através da negociação online as empresas estão conectadas diretamente. Porém o ideal é fazer parte das plataformas online de compra e venda de resíduos. As plataformas facilita essa conexão entre geradores e compradores.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Saiba como a VG Resíduos pode ajudar na gestão de resíduos da sua empresa

negociação online de resíduos
seta para cima