NTT 5232: veja o que mudou no Check List de transportes de produtos perigosos

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18/12/2017

transporte de resíduos perigosos é classificado como uma atividade de risco em relação à preservação ambiental e saúde humana por isso existem inúmeras leis imputadas ao transporte.

Quando o resíduo perigoso for transportado para disposição adequada é importante verificar a documentação necessária e a legislação para o transporte.

Algumas empresas possuem procedimentos e checklist para controle do transporte com objetivo de garantir que o resíduo perigoso seja manuseadotransportado e destinado em local apropriado e que garanta a segurança evitando acidentes ambientais.

checklist, uma ficha de inspeção de veículo que transporta resíduo perigoso, não é a única medida preventiva para evitar acidentes e danos à saúde humana e ao meio ambiente, mas é um começo para que as empresas ajustem sua documentação referente à transporte de resíduos perigosos.

Empresas que geram resíduos perigosos e organizações que realizam o transporte destes resíduos devem cumprir o que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos, lei 12.305/2010 do Ministério do Meio Ambiente.

Resolução atualizada sobre transporte de resíduo perigoso – ANTT 5232

No nosso artigo “ANTT 5232: veja o que mudou na Resolução de transportes de produtos perigosos!” explicamos as principais mudanças da resolução que substitui a Resolução ANTT 420/2004.

O mais importante é que sua empresa compreenda que o transporte dos resíduos é parte integrante da gestão de resíduos, pois muitos desses materiais contém altas concentrações de poluentes, que representam riscos à saúde das pessoas e ao meio ambiente.

O descumprimento da Resolução ANTT 5232 trará a sua empresa penalidades. E nenhuma organização deseja sofrer multas exorbitantes, ainda mais por negligência.

A empresa que realiza o transporte de qualquer resíduo precisa seguir uma série de normas e regras para que cheguem ao destino final de forma adequada e segura.

É importante também que as empresas verifiquem se é necessário o licenciamento ambiental para o transporte do resíduo perigoso.

Resolução nº 5232, de 14 de dezembro de 2016, da ANTT define exigências detalhadas aplicáveis ao transporte terrestre de resíduos perigosos, trazendo muitas obrigações que devem ser observadas e atendidas pelas empresas.

Uma consultoria em gestão de resíduos pode auxiliar sua empresa a cumprir todas as leis e normas para o transporte correto de resíduos perigosos evitando assim que seu empreendimento pague multas ou feche as portas por descumprimento.

VG Resíduos é uma empresa especializada em consultoria de gestão de resíduos e a partir da assessoria proporciona ao seu negócio uma série de benefícios.

Para auxiliar as organizações no cumprimento da resolução a VG Resíduos traz o checklist com as principais exigências da lei.

O que é um CHECK LIST para transporte de resíduo perigoso?

O checklist é uma ficha de inspeção usada pelas empresas para verificar as condições que será realizado o transporte de resíduo, as condições técnica, operacionais, de segurança e de limpeza/descontaminação que devem ser verificadas em cada embarque.

Resumindo é uma ficha importante, pois auxilia no controle de segurança no transporte.

O checklist deve possuir uma identificação que possibilitará o rastreamento do documento quando necessário.

No preenchimento do checklist a empresa deverá informar qual o tipo de resíduo perigoso que ela está transportando.

Para que a identificação do tipo de resíduo é necessário caracterizar e classificar o resíduo antes da destinação.

O nome da transportadora, a placa de identificação do caminhão, a documentação do condutor e se este possui habilitação para o transporte e treinamento para Movimentação e Operação de Produtos Perigosos MOPP, se ele porta vestes adequadas e seu estado de saúde, devem ser relatados no checklist.

Na lista é necessário informar o estado de conservação do veículo e se está equipado com o que a legislação exige. Se o condutor possui EPI adequado. Se a carga possui FISPQ e Ficha e Envelope de Emergência entre outros itens.

O que muda no check list com a nova resolução?

Houve algumas mudanças para verificação dos requisitos operacionais mínimos para o transporte de resíduos perigosos.

Entre as mudanças temos:

·                    O check list deve ficar à disposição do expedidor, do contratante, do destinatário, do transportador e das autoridades durante três meses, salvo em caso de acidente, hipótese em que deve ser conservada por dois anos.

·                    O responsável pelo preenchimento do check list deve ter treinamento para tal.

·                    No caso da empresa de transporte, deve haver um responsável para o preenchimento do check list quando da saída do veículo da sua base.

·                    Quando o veículo não se encontrar na sua base, ou não for agregada a alguma transportadora, o responsável pelo preenchimento pode ser o motorista.

·                    No check list deverá constar anexado documento que comprove o horário de chegada, fornecido pelo Embarcador e horário de saída, fornecido pelo Destinatário que o transportador chegou e saiu. Este documento deve ser entregue ao transportador imediatamente após o apontamento dos horários.

·                    No check list deverá constar que há equipamentos para sinalização, jogo de ferramentas, cones para sinalização da via e conjunto de emergência para produtos cujo risco principal ou subsidiário seja inflamável.

Como a Consultoria VG Resíduos auxilia a sua empresa no transporte de resíduos?

Verde Ghaia a partir da VG Resíduos oferece serviço de qualidade com soluções para sua empresa no gerenciamento de resíduo.

A VG Resíduos conta com um sistema que simplifica, automatiza e agiliza o gerenciamento de resíduos.

Com o sistema que conta com módulos ideais para o seu segmento (seja você gerador, gerenciador, transportador ou tratador), todo o processo passa a ser automatizado e on-line, viabilizando uma gestão completa, dinâmica e eficiente.

É muito importante que a empresa defina e qualifique o fornecedor ideal para o transporte do resíduo. E A Verde Ghaia auxilia a sua empresa nessa seleção.

As vantagens do nosso serviço são: que auxilia a sua empresa a cumprir a Política Nacional de Resíduos; facilita a gestão passivos de informações e evita perdas e falhas no processo; padroniza a comunicação com fornecedores; minimiza a possibilidade de prejuízos para a empresa; permite o controle completo de documentação e licenças; otimiza a elaboração de relatórios e inventários; auxilia no cumprimento de prazo, com lembretes e alertas de vencimento; sistematiza as informações em gráficos e dashboards para orientar a tomada de decisões estratégicas.

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Outro método complementar na gestão de resíduos é a implementação do Sistema de Gestão Ambiental  a partir da (ISO 14001) . A norma possui padrão internacional de qualidade e é referência para as empresas durante os processos comerciais entre as grandes organizações.

Gerenciamento de resíduos

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