O ODS ONU influencia na gestão de resíduos da minha empresa?

O ODS ONU influencia na gestão de resíduos da minha empresa?
Avalie este post

ODS ONU

Para as empresas, os ODS ONU representam um grande desafio e uma excelente oportunidade de alavancar os negócios. Os objetivos incentivam todas as empresas a utilizar sua criatividade e inovação para resolver os desafios de desenvolvimento sustentável. Contudo, será preciso compreender de forma bem estruturada as implicações das 169 metas que compõem os 17 ODS.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, mas conhecido como ODS ONU, são uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) em sua agenda socioambiental. No total foram definidos 17 ODS que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030.

Há décadas é debatido o desenvolvimento sustentável e como as empresas podem adota-lo contribuindo, assim, para erradicar a pobreza, a fome e assegurar educação inclusiva. Entenda como a ODS ONU influencia a gestão de resíduos de uma organização. Acompanhe!

Mas afinal o que são os ODS ONU?

Os ODS ONU são formados por 17 objetivos e compõe a agenda mundial. Os ODS foram adotados durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015. Até 2030 todos os países do mundo devem implementar os 17 objetivos e 169 metas.

Esta agenda é formada com ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) foram os pilares para o desenvolvimento dos ODS.

A influência dos ODS ONU nas empresas

ODS ONU

Os ODS ONU tem um imenso impacto para as empresas, pois a conservação dos recursos naturais passa a integrar os objetivos sociais e econômicos, aliando ecologia e economia.

Os objetivos mudaram a noção de progresso e desenvolvimento. Hoje já não é mais razoável que se destine os resíduos a aterros, por exemplo.  As empresas devem pensar em soluções que reduzam a geração ou reaproveite os resíduos conservando a natureza.

Para muitas empresas está claro que somos todos dependentes de boas condições ambientais, seja para a qualidade de vida de seus colaboradores, para a oferta de insumos produtivos ou para a redução de resíduos.

A implementação dos ODS ONU nas empresas é fundamental, já que é notória a limitação dos governos em conseguirem, sozinhos, resolver todas as questões.

Os 17 ODS ONU

1: Erradicar a pobreza

 O número de pessoas em extrema pobreza vem diminuindo nos últimos anos. Todavia há muito ainda a ser feito para diminuir mais esses números.

A implantação de programas socioambientais nas empresas, como a coleta seletiva ou uso de reciclados em seus processos, contribui para a geração de renda para uma parte da polução que vive da venda de resíduos.

Saiba aqui como implantar um projeto de coleta seletiva eficiente nas empresas.

2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável

Um dos focos dos ODS ONU é eliminar a má nutrição, principalmente nos países em desenvolvimento.

Assegurar tecnologias limpas na produção de alimentos é um passo para alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável. Um exemplo de tecnologia limpa é a compostagem.

3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos

ODS ONU

A empresa pode contribuir para o cumprimento desse objetivo fazendo uma gestão correta dos resíduos hospitalares. Destinado os resíduos para tratadores licenciados.

4: Assegurar a educação e promover oportunidades de aprendizagem

Este ODS ONU tem como intuito melhorar a taxa de alfabetização até 2030.

5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas

Os resultados ruins referentes à igualdade de gênero são consequência da diminuição da igualdade na política e na economia.

A gestão de resíduo permite o aumento de emprego e a inserção de mulheres no mercado de trabalho.

6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos

Este objetivo para o desenvolvimento sustentável busca ajudar as pessoas que não têm acesso a serviços de saneamento básico a terem esse direito.

As empresas devem buscar formas seguras para tratarem seus efluentes, por exemplo. Mantendo a qualidade das águas.

Saiba mais: qual o método correto para transporte e tratamento de efluentes

7: Assegurar o acesso à energia para todos

Para atingir os objetivos de energia sustentável é necessário investir mais em energia renovável e em eficiência energética.

8: Promover o crescimento econômico e trabalho decente para todos

Este objetivo esta diretamente ligado ao primeiro objetivo, pois somente conseguiremos erradicar a pobreza por meio de empregos.

9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização e fomentar a inovação

A indústria é sem sombras de dúvidas importantes para geração de empregos.

Implantar estratégias empresariais que aumentem a produtividade e atraia mais clientes aumenta o número de empregos.

Quando as empresas decidem implantar sistemas de gestão como a implementação da ISO 14001, o imagem da empresa melhora perante os clientes e a população. Pois essa empresa demonstra preocupação com o desenvolvimento sustentável.

10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles

ODS ONU

O objetivo do Desenvolvimento Sustentável é diminuir a desigualdade de renda nos países.

Países europeus são referencia no gerenciamento dos seus resíduos. Por que empregar as técnicas usadas por eles dentro da organização? Com o gerenciamento correto dos resíduos a empresa consegue gerar mais renda. Consequentemente, contribui para o crescimento econômico do país.

11: Tornar as cidades seguras, resilientes e sustentáveis

Até 2030, os países devem garantir que a população viva em locais que ofereça condições dignas, como acesso a água, energia, trabalho e etc.

12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis

Este ODS ONU busca assegurar alimentação a toda população promovendo tecnologias para a produção de alimentos.

Uma maneira de assegura padrões de produção e de consumo sustentáveis é reutilizando e reciclando resíduos nos processos produtivos.

Assim a empresa contribui para o desenvolvimento sustentável retirando menos recursos da natureza.

Para alcançar esses ODS ONU as empresas devem realizar uma gestão de resíduos eficiente e eficaz.

A VG Resíduos tem a solução para o gerenciamento do resíduo de uma empresa.

Com a plataforma a organização encontra uma equipe capacitada para auxiliar na gestão de resíduos e a buscar o desenvolvimento sustentável. Com a VG Resíduos a empresa minimiza passiveis sociais e ambientais, de forma a identificar as melhores soluções para seu negócio.

Através do Software Online de Gerenciamento de resíduos é possível definir e qualificar o fornecedor para tratamento e transporte, controlar estoques em armazéns, emitir relatórios referente à destinação/disposição final, controlar documentação e monitorar as licenças dos fornecedores.

13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos

ODS ONU

 As empresas devem adotar tecnologias que diminuam a emissão de poluentes na natureza, com isso contribuindo para combater a mudança climática e seus impactos.

Saiba como a gestão de resíduos auxilia sua empresa a afastar passivos ambientais.

14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos

Os oceanos que absorvem cerca de 30% do CO2 produzido por humanos, amortecendo os impactos do aquecimento global.

Conservar os oceanos e a mares se faz importante para o desenvolvimento sustentável.

15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres

Este ODS ONU tem o intuito de proteger as florestas e os animais.

Proteger a terra assegura alimentação, igualdade e emprego a essas pessoas. A melhor forma de proteger é evitar o descarte de resíduos em locais inapropriados e não seguindo técnicas corretas de tratamento.

16. Promover sociedades pacíficas

O número crianças que deixam a escola primária em países em conflito, a quantidade de dinheiro publico que os países perdem para corrupção, suborno, roubo e evasão de impostos devem ser contidos.

17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

Este ODS ONU busca a continuidade de importantes conquistas. As empresas para contribuir com o desenvolvimento sustentável podem implementar programas com intuito de gerir melhor seus resíduos.

Mediante isso, concluímos que para o desenvolvimento e a entrega de soluções para o alcance dos ODS ONU, as empresas descobrirão novas oportunidades de crescimento e reduzirão os seus perfis de risco. As organizações podem utilizar os ODS ONU para moldar e conduzir as suas estratégias, metas e atividades em relação a gestão de resíduos.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© VG Residuos Ltda, 2019